TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Solicitações De Presente

Trabalho Escolar: Solicitações De Presente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/4/2014  •  5.023 Palavras (21 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 21

2. AULAS DE PREPARAÇÃO PARA A COMUNIDADE

As aulas preparatórias para a comunidade foram realizadas na Escola Sindsaúde, localizada na Av. Calama, 3239, Embratel, esquina com Rua Miguel Chakian. Essas aulas ocorreram no período de 11/04/2011 a 29/04/2011, totalizando 44 horas, sob a orientação do docente Enfº. Elisson Carvalho Souto, e teve como objetivo preparar o aluno para agir como um profissional no campo de trabalho, aprendendo a lidar com a realidade de cada um como um individua único, adquirindo técnicas de abordagem aos moradores tais como linguagens de acordo, orientações adequadas conforme dúvidas apresentadas, possibilitando assim aos alunos uma maior autonomia. O estágio foi iniciado com esclarecimentos sobre postura ética, vestimentas, aquisição de empregos, esclarecimentos sobre direitos e deveres do estagiário e do preceptor, uma revisão da terminologia e procedimentos: lavagem das mãos, calçamento de luva estéril, banho no leito, desinfecção concorrente com álcool a 70%, verificações dos sinais vitais (SSVV), preparo de materiais (pinças, gases, tesouras, etc.) para esterilização, preparo e administração de medicamentos, sondagem, curativos abertos e compressivos, aspiração, triagem de pacientes para consultas médicas, aprazamento e administração de vacinas, auxilio na nebulização, auxilio em sutura, retirada de pontos, auxilio em teste do pezinho, entrega de exames preventivos de câncer do colo do útero, teste de glicemia capilar, desinfecção concorrente e troca de lençóis de maca, orientações aos pacientes, ações de educação a saúde sobre tuberculose, evolução de enfermagem, cálculos de Índice de Massa Corporal (IMC), orientações sobre relatório diário vestimentas e pontualidade.

Realizado prova teórica e prática de terminologia (termos técnicos de enfermagem) e diálogo com pacientes, processo de desinfecção das mãos com clorexidina degermante, calçamento de luva estéril, aferição de (SSVV) sinais vitais (pressão arterial, temperatura axilar, pulso, respiração), assepsia (remoção de sujidade em superfícies), com álcool 70% e antissepsia (desinfecção de tecidos vivos), com clorexidina degermante, preparo e administração de medicações por via intradérmica (ID), subcutânea (SC), intramuscular (IM), endovenosa (EV), venóclise (infusão de grande volume de líquido na veia), preparo de bandeja com materiais necessários para passagem de sonda nasoenteral (das narinas ao duodeno), usada somente para alimentação, sonda nasogástrica (das narinas até o estomago), para drenagem ou alimentação, sonda vesical de alívio e de demora (da uretra até a bexiga), classificação de feridas (meio terapêutico, que favorece a cicatrização da ferida (meio terapêutico, que favorece a cicatrização da ferida) cirúrgica e lacerada, limpa e contaminada, curativo (tratamento de qualquer tipo de lesão da pele ou mucosa), aberto (sem proteção de gaze), fechado ou oclusivo (ocluído com gaze ou atadura), semi-oclusivo (absorve e isola a pele, com exposição ao ar), compressivo (contenção em caso de hemorragia).

A ética da identidade concretiza o processo da enfermagem e tem como objetivo principal desenvolver competências que possibilitem aos alunos uma maior autonomia para gerenciar a sua vida profissional.

2.1. COMUNIDADE CIDADE NOVA

Localizada na Zona Sul, fazendo divisa com os bairros Eletronorte, Cohab, Eldorado, Castanheira, Cidade do Lobo, Belo Horizonte, Conceição e Nova Floresta. Foi criado há aproximadamente quinze anos. Ela conta com uma associação que atende seus associados em primeiro plano e da comunidade, com parcerias presta serviços sociais. Hoje conta com quadro de alguns associados. O bairro enfrenta dificuldades de infraestrutura e a comunidade reclama. Há apenas uma escola publica e nenhuma unidade de saúde no bairro.

O estágio teve duração de 11 dias, em período integral, durante o sábado e o domingo, totalizando 100 horas de estágio supervisionado na comunidade.

Em uma perspectiva mundial, a Primeira Conferencia Internacional sobre Promoção da Saúde a descreve como:

O nome dado ao processo de capacitação da comunidade para atuar na melhoria de sua qualidade de vida e saúde, incluindo uma maior participação no controle deste processo. Para atingir um estado de completo bem-estar físico, mental e social, os indivíduos e grupos devem saber identificar favoravelmente o meio ambiente. A saúde deve ser vista como um recurso para vida, e n ao como objetivo de viver. Nesse sentido, a saúde é um conceito positivo, que enfatiza os recursos sociais e pessoais, bem como as capacidades físicas. Assim, a promoção da saúde não é responsabilidade exclusiva do setor saúde, e vai para além de um estilo de vida saudável, na direção de um bem-estar global (OTTAWA, 1986).

O Bairro Cidade Nova enfrenta dificuldades de infraestrutura, esgoto nas ruas, os buracos, riscos de desmoronamento, alagações. Além dos problemas de infraestrutura, a falta de coleta de lixo causa problemas à comunidade, odor provocado pelo lixo acumulado.

2.2. VISITAS DOMICILIARES

O Ministério da Saúde em seu Manual de condutas de Enfermagem conceitua a visita domiciliar como:

Uma atividade utilizada com o intuito de subsidiar a intervenção no processo saúde-doença de indivíduos ou o planejamento de ações, visando à promoção de saúde da coletividade, onde a sua execução ocorre no local de moradia (TAKAHASHI, 2001, p. 43).

As visitas domiciliares foram realizadas no período de 30/04/2011 a 29/05/2011, no total de 110 horas e sob a supervisão da docente Enfª. Rosilene Ruffato e tiveram como finalidade conhecer as patologias mais comuns, que são hipertensão, dengue, diabete e hepatite as necessidades na comunidade, como falta de: saneamento básico, fossas sépticas, coleta seletiva de lixo, água tratada, iluminação pública e higiene em geral. Foi iniciado com recebimento de orientação sobre o correto preenchimento do questionário, conteúdos a serem trabalhados junto às famílias entrevistadas, métodos de abordagem aos moradores, cronograma das atividades a serem realizadas, ética, postura, disciplina, pontualidade e assiduidade. Levam informações a comunidade em forma de ações de educação a saúde nas escolas e feira de saúde na praça da comunidade abordando os seguintes temas: higiene geral, métodos contraceptivo, drogas, diabete, hipertensão arterial, dengue, câncer do colo do útero, câncer da próstata. Foram encontrados terrenos inundados pela água da chuva, insetos e bichos peçonhentos, moradores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.3 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com