TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO EM GRUPO

Ensaios: TRABALHO EM GRUPO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/5/2014  •  1.939 Palavras (8 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 IMPORTANCIA DAS FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS 4

2.1.1 VARIAVEIS MACROECONOMICAS 4

2.1.1.1 IMPORTÂNCIA DO CONTROLE CONTÁBIL 4

2.1.1.1.1 MERCADO COMPETITIVO 4

3 GESTÃO DA RESPONSABILIDADE CORPORATIVA 5

3.1 GESTÃO SOCIAL INTERNA 5

3.2 GESTÃO SOCIAL EXTERNA 5

3.3 GESTÃO SOCIAL CIDADÃ 6

4 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem o intuito de apresentar uma pesquisa ampla sobre planejamento, desenvolvimento, direção e controle das empresas com uma gestão empreendedora e respeitável. Empresas essas hoje consideradas, conforme as reportagens de sucesso em seus empreendimentos, destacando-se com enorme visibilidade, sobre os seus concorrentes com o menor preço e maior qualidade.

O presente trabalho nos apresenta como essas empresas lidam com seus clientes, concorrentes e funcionários, mostrando como é a sua estrutura interna e externa, ensinando-nos como administrar ao aderir um bom plano de negócio sempre investindo na qualidade dos produtos e também em novidades para chamar atenção dos seus clientes, aumentando a produtividade e vendas das empresas, sem dúvida, crescendo cada dia mais no ramo do negócio.

Vamos poder entender melhor o Contexto Empresarial. Como é constituído e quem poder ser um empresário. Teremos informações sobre as importâncias das Funções Administrativas, onde iremos descrever como as variáveis macroeconômicas interferem nas atividades empresariais. Também abordaremos a importância do controle contábil sobre o patrimônio das empresas.

E por fim, vamos finalizar falando sobre os três estágios de gestão da responsabilidade corporativa: Gestão Social Interna; Gestão Social Cidadã conforme apontado por Neto & Froes (2001).

2 DESENVOLVIMENTO

A administração é definida como o processo de trabalhar com pessoas e recursos na busca de objetivos de alguma organização. Em um mundo moderno, globalizado e complexo, faz-se necessário ter uma base de conhecimentos sólidos para que a organização continue competitiva no mercado, nesse sentido uma análise organizacional é de muita importância. Conforme Chiavenato (2000), a análise organizacional é o processo pelo qual se examinam os recursos financeiros, mercadológicos, produtivos e humanos das empresas como fatores conjuntos, verificando quais são as forças e as fraquezas e como podem ser exploradas e defrontadas as oportunidades com as ameaças que o ambiente oferece. Nesse sentido, faz-se necessário que o gestor tenha em mente as funções administrativas de planejar, organizar, dirigir e controlar, compreendendo quando uma organização como um todo pode levar a obter resultados eficazes. Stoner (2004) afirma que planejar significa pensar antecipadamente nos objetivos e nas ações, e que os atos devem ser baseados em métodos, planos ou lógicas, e não em palpites. Organizar é o processo de arrumar e alocar o trabalho, a autoridade e os recursos entre os membros de uma organização, de modo que eles possam alcançar eficientemente os objetivos da mesma. No que se refere à liderança em Administração, Stoner (2004) ressalta que significa dirigir, influenciar e motivar os empregados a realizar tarefas essenciais. Já a função de controlar é certificar-se de que os atos dos membros da organização levam-na, de fato, em direção aos objetivos estabelecidos.

Cabe às empresas mencionadas no contexto obter recursos internos e administrá-los de forma tal que possam atingir os objetivos das empresas, sempre atentas ao ambiente externo, acompanhando suas mudanças e tendências futuras, aproveitando as oportunidades e adequando estratégias e estruturas a fim de obter vantagens competitivas para sobreviverem no mercado, alcançando o sucesso esperado.

Percebe-se a fatura de uma Empresa mencionada no contexto, onde o empresário investiu cerca de R$ 140 mil, hoje com 54 funcionários e o faturamento mensal de R$ 300 mil, empresa bem sucedida, a outra que com bom planejamento, o empresário começa o negócio sem dinheiro próprio. O Plano de negócios estruturado, ajuda na hora de conseguir financiamento, os bancos vendem dinheiro é comercio deles. A partir que você mostra para ele a viabilidade do negócio, os riscos inseridos, e ele confia, ele financia. Mas fica aqui a dica segundo o empresário da reportagem “O ideal mesmo é que todo empreendedor consiga abrir o seu negócio com recursos próprios, sem precisar de financiamento”. Todo negócio tem prazo para madurar, e quando você começa com endividamento, já começa com sócio que vai querer receber todo mês. Apesar de que as empresas atuam num ambiente macroeconômico e com muitas variáveis fora do domínio como: Inflação, juros, câmbio, crescimento econômico, dominaram a situação, mostrando a capacidade de crescer, faturar, controlar e administrar as atividades das empresas sem prejuízos ocasionados pelas variáveis macroeconômicas.

Compreende-se a importância que as empresas necessitam dar às ferramentas da Administração, analisando todos os setores envolvidos no processo, tanto no ambiente interno, como de vendas, financeiro, de logística e controle de pessoas, como no ambiente externo, no que se referem a clientes, fornecedores. Observa-se que as empresas estão estruturadas, buscando inovações e melhores práticas administrativas, sempre atentas às mudanças e tendências de mercado, detectando oportunidades e precavendo-se contra ameaças, o que é fundamental para uma organização que busca alavancar positivamente seus resultados.

O Controle Contábil da empresa é feito de forma clara, onde se faz estoque da mesma através do programa SIC, a cada nota fiscal emitida se diminui o material que teve saída. Além de controlar entrada e saída do capital, através do fluxo de caixa, visando às despesas mês e os direitos, ou seja, o que temos a receber. Sendo assim sabemos a real situação da empresa é claro com o auxilio do nosso contador.

Peter F. Drucker defende que existem pelo menos três condições que têm que ser cumpridas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com