TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia da Informação e da Comunicação

Por:   •  5/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.049 Palavras (5 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Perfil político-ideológico desses meios de comunicação

Primeiramente queremos apontar que a questão social refere-se ao conflito entre duas classes essenciais (proprietários dos meios de produção X trabalhadores), como percebemos nos textos lidos e também durante estatística feita com os dados dos alunos do curso.

Temos acesso constante, devido o nosso curso ser de longa distância. Infelizmente existe a desigualdade social, em relação ao acesso à internet, como vimos na sala de aula. Em razão desta, os mesmo usam outros recursos como: Das Lan-house, casa de amigos entre outros.  Os mesmos certamente tomaram alguns cuidados, pois nesse meio, existem pessoas de má índole.  Vimos também que usam ferramentas de bate papo, recurso de grande importância nas nossas aulas, pois estamos sempre conectados uns com os outros, isso nos ajuda a ser uma classe mais comunicativa. Como vimos, as tecnologias da internet são um meio de comunicação muito importante para estudo, para o entretenimento, mas perigoso, devemos tomar certos cuidados ao acessá-las, para não termos eventuais problemas futuros, por ser um meio utilizado a todo tipo de pessoas, exemplos: Boas e ruins.  

 Desenvolvimento Técnico e Cientifico na Sociedade.

A Ciência e a Tecnologia têm sido nas últimas décadas elevadas a verdadeiros símbolos dos tempos modernos, são responsáveis por renovar as esperanças e expectativas sociais em suas projeções sobre o futuro. Atualmente as preocupações sobre o desenvolvimento científico e tecnológico e o uso de seus resultados têm sido cada vez mais evidentes no mundo globalizante, os riscos ecológicos ameaçam o homem de variadas formas, sendo uma das principais preocupações o aquecimento global e o aumento do buraco na camada de ozônio, resultado de uma sociedade não reflexiva.

A atual conjuntura de relacionamento entre ciência, tecnologia e sociedade aponta para impactos sociais cada vez mais profundos, modeladores das relações e do comportamento humano. Caberá a sociedade reflexiva a tarefa de dizer que tipo de desenvolvimento científico/tecnológico é necessário e aceitável, para assim aproximar – verdadeiramente – a prática de C&T de seu pretenso objetivo de melhorar a qualidade de vida de todas as pessoas. Resultante da sociedade de risco, a modernização reflexiva consiste na tomada de consciência por parte do público das relações entre ciência, tecnologia e sociedade.

O homem e a tecnologia

Durante o século XX, reconhecem que a mesma tecnologia que gera benefícios aos seres humanos, é responsável por provocar inesperadas e indesejadas conseqüências. Nos dias atuais, o homem é considerado como uma parte da máquina, e esta sendo devorado pelos efeitos tecnológicos criados pelas suas mãos com suas próprias idéias. E nada mais angustiante para o homem é não saber o que esta acontecendo e nem que caminho tomará o mundo no próximo minuto. È como caminhar no escuro. È a imagem de angústia, da ausência do seu controle para com a máquina.

Proprietários dos meios de produção X trabalhadores.

Como o homem é visto nessa sociedade que convive com muita informação

                  O que se questiona é se todo esse avanço promovido pelas novas tecnologias de comunicação será capaz de contribuir para que o homem se torne um ser mais participante na sociedade em que vive. O processo de evolução dos meios tanto pode contribuir para a participação e libertação do cidadão quanto para seu aprisionamento.    

                   Depende da forma como os meios de comunicação estão sendo utilizados: se numa sociedade democrática ou numa sociedade totalitária.

Operário coletivo

Um operário coletivo; isto é, de um pessoal trabalhador combinado, cujos membros intervêm mais ou menos diretamente no manejo do objeto sobre o qual se exerce o trabalho. Agora, para trabalhar produtivamente já não é  necessária uma intervenção manual direta no trabalho; basta ser órgão do operário coletivo, executar qualquer das funções desdobradas de trabalho.

ESTUDO DE CASOS: Vivemos em uma época em que a maneira de se trabalhar, sofreu mudanças tão radicais quanto ao mundo ao seu redor. Com a tecnologia presente a cada espaço ocupado pelo homem que ficou  entre a  Comunicação e  tecnologia, tendo como resultado grandes  empresas multinacionais, como  por exemplo a IBM(internacional Business Machines). Com mais de 398.445 mil colaboradores entre cientistas, engenheiros, consultores, profissionais de vendas em mais de 150 países, com 15 laboratórios de pesquisa no mundo inteiro, atuando na área da informação e tecnologia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (149.6 Kb)   docx (41.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com