TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Texto Sobre Concepção e a Genese

Por:   •  15/2/2023  •  Projeto de pesquisa  •  1.585 Palavras (7 Páginas)  •  42 Visualizações

Página 1 de 7

ELEMENTOS PARA ENTENDER A CONCEPÇÃO E A GENISE DA “QUESTÃO SOCIAL

A compreensão da “questão social” está no núcleo da acumulação do capital, sua gênese pode ser explicada pelo processo de acumulação ou reprodução ampliada do capital.  

  • As condições de produção que move a burguesia não têm caráter unitário, simples, mas dúplice: que nas mesmas condições em que se produz a riqueza, produz-se também a miséria.
  • Esses processos se intensificam na mesma medida em que se desenvolve o modo de produção especificamente capitalista, ou seja, aquele que, sob o formato da grande indústria, aprofunda a vigência e capitalismo de suas leias fazendo emergir no século XIX, o pauperismo reproduzindo como gênese da “questão social”.
  • A pobreza crescia na razão direta em que se aumentava a capacidade social da riqueza. A “questão social” a desigualdade e a pobreza indistintamente e sim aquela que tem sua existência fundada pelo modo de produção capitalista.
  • No escravismo e no sistema feudal existiam diferenciações entre classes propriedade privada e exploração ambas reproduziam desigualdade. Contudo o capitalismo e o único socialmente produzida, porem o desenvolvimento das forças produtivas operado nos seus marcos e capaz de reduzir, significativamente, a dependência e determinação de fatores naturais na produção da escassez.
  • O segundo destaque e que a escassez que gera o pauperismo não expressa sozinha a questão social, outro aspecto que se particulariza como tal na burguesia está direcionado aos seus desdobramentos sociopolíticos (estão estabelecidas as relações sociais de produção e podem ser superadas as formas de exploração do trabalho que garantem apropriação privada do que e socialmente produzido.
  •  As relações sociais contraditórias do antagonismo entre capitalista e trabalhadores torna mais socializado o processo de produção de riqueza tornando desprovido o seu resultado final.

A ACUMULAÇÃO PRIMITIVA DO CAPITAL E A PRÉ-HISTÓRIA DA “QUESTÃO SOCIAL”

  • o pauperismo e as lutas do proletariado contra a burguesia por volta de 1830, afirmação dessa gênese por volta de 1830 de acordo com Hobsbawm.
  • E preciso retroagir séculos para localizar, com a gênese do próprio capitalismo, os fatores do processo de pauperização acentuada no século XIX requer a uma compreensão do da acumulação primitiva do capital responsável pelo trabalho livre entre o XV/XVI com a expropriação dos camponeses de suas terras, objetivando transforma-las em pastagem para ovelhas.
  • A burguesia desejava que seu poder político correspondesse ao poder econômico que já tinha, a dona da propriedade- agoa queria os privilégios.com a limpeza “varrer das propriedades os seres humanos.
  • O capitalismo desenvolveu –se de 2 formas históricas, 1º atuação simultânea grandes números de trabalhadores, produzindo-a mesma série de mercadoria claro sob o comando do capital, o trabalhador produtivo porem não mais o produto. 2º acumulação primitiva foi a manufatura cooperação que decompõe as diversas operação original dos artesanatos.
  •  Na pre história da “questão social “Nada no processo que originou pode ser classificado como NATURAL, todos os fenômenos que comparecem em sua gênese e reprodução têm causalidade sociais, embora tenham sido aparentemente naturalizados no curso dos acontecimentos.

O MODO DE PRODUÇÃO ESPECIFICAMENTE CAPITALISTA E A GÊNESE DA “QUESTÃO SOCIAL”

  • A produção do capitalista, desenvolveu uma classe trabalhadora que por educação, tradição e costumes, aceita as exigências daquele modo de produção como leis naturais evidentes.
  • A produção continua de continua de uma superpopulação relativa mantem lei da oferta e da procura do trabalho, com isso o salário tem harmonia com as necessidades do crescimento do capital e assim uma coação entre as relações econômicas se consolida o poder do capitalista sobre o trabalhador, trazendo consigo a violência direta as margens das leias econômicas.
  • Podendo ser visível o processo acentuado de pauperização, casa superlotadas, sujas em mau estado, roupas esfarrapadas e reclamações frequentes sobre a comida insatisfatórias tanto na qualidade quando na quantidade.
  • Era flagrante a ausência de investimentos em infraestrutura urbana, o desprezo pelas condições de vida operaria, significativos níveis de morbidade, mortalidade da população infantil e adulta, habitação em locais insalubres, doenças, fome, baixos salários. As cidades e as áreas industriais cresciam rapidamente sem planejamento.
  • A expressões da “questão social” no período de sua gênese precisamos mencionar a precariedade dessas condições de moradia.
  • Esses fenômenos foram responsáveis pelo surgimento da solidariedade entre os trabalhadores, assim começaram a superar a heterogeneidade (diversidades), assumindo estratégias que configuram a sua forma de protesto. Tomando consciência de classe classe em si a classe para si, isso significa a passagem do que eram as primeiras percepção do proletariado, reconhecendo como tal em sua condição econômica ao reconhecer a necessidade política do seu protagonismo, como classe, no enfrentamento daquelas condições.

A DINÂMICA POLÍTICA INERENTE À “QUESTÃO SOCIAL”

  • Todos os movimentos antes 1830 realizados grandes impactos para a exploração capitalistas se mostravam apenas ameaças e apenas deserdem. Nesse período destaca o movimento ludita que quebravam as maquinas como forma de protestos.
  • Através da exploração foram surgindo novas formas de organização e difusão das lutas operarias, como sindicatos, manifestações públicas, a imprensa operaria e as greves gerais.
  • Fica claro que o confronto principal não era entre pobres e ricos e sim entre trabalhadores, operários e patrões, capitalistas: era contra a exploração do trabalho pelo capital.
  • Em poucas palavras a caracterização da questão social em suas manifestações já conhecidas em suas expressões novas, tem de considerar as particularidades histórico-culturais e nacionais

Perguntas.

  1. Qual a concepção de QS considera como referência para a autora do texto estudado.

R: desemprego

  1. Como a autora explica a gênese da “questão social” a qual o ano.

R: A compreensão da “questão social” está no núcleo da acumulação do capital, sua gênese pode ser explicada pelo processo de acumulação ou reprodução ampliada do capital emergir no século XIX.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (90.1 Kb)   docx (203.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com