TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Social

Por:   •  9/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.343 Palavras (6 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 6

Atividades Referentes as Aulas 1 a 4

  1. De que forma o modo de produção intervém nas relações sociais, ou seja, em nossa vida em sociedade? E porque isso é objeto de estudo do Serviço Social?

No mundo hoje vivemos sob a pressa de um modo de produção capitalista, este tem como fundamento a exploração da força de trabalho através da extração por mais riqueza. O sistema capitalista que é o detentor dos meios de produção paga ao trabalhador, na forma de salário, um valor muito inferior ao que ele produz, ou seja, o trabalhador produz mais que o necessário à obtenção do seu salário e o que passa disso (denominado de excedente) é apropriado pelo capitalista. Mas o capitalismo não existiu desde sempre, antes da produção capitalista existiu a pequena produção mercantil. O primeiro tipo de capital é denominado capital comercial, com o desenvolvimento do comércio houve o nascimento do capital usurário, mas mesmo a presença desses tipos de capital ainda não havia uma sociedade capitalista, pois não havia exploração da força de trabalho, os produtores diretos eram também detentores dos meios de produção. Somente com o surgimento do capital industrial começa a exploração dos trabalhadores pelo capitalista. O modo de produção capitalista tem algumas características importantes de serem elencadas: separação do produtor dos meios de produção – condição fundamental para o regime capitalista; concentração dos meios de produção nas mãos de uma só classe social; aparição e manutenção de uma classe social que não tem outros bens além de sua própria força de trabalho que é vendida em troca de salário. O capitalismo transforma toda a sociedade num gigantesco mercado. No período da manufatura (meados do século XVIII), o capital insere na produção uma “divisão do trabalho”. A divisão capitalista do trabalho aprofunda a desigualdade entre a classe trabalhadora, essa divisão é o princípio fundamental da organização industrial, fragmenta o processo de produção destruindo as ocupações e tornando o trabalhador inapto a acompanhar qualquer processo completo de produção, os trabalhadores perdem o controle sobre o trabalho, os instrumentos que utilizam e o modo como executam.

A verdadeira função da divisão do trabalho é organizar a subordinação e a exploração do trabalho. Esse período possibilita a chamada “subsunção real” do trabalho ao capital. E o que isso significa? Significa que o trabalhador perde totalmente o controle do processo de produção e isso possibilita ao capitalista empregar as mais variadas formas de intensificação da exploração da força de trabalho. Com isso a situação do trabalhador fica cada vez mais penosa vez que ele produz uma riqueza que nunca chegará a ser usufruída por ele, dado que toda ela fica concentrada nas mãos do capitalista. Com a intensificação das formas de exploração, no início do século XIX, há um agravante na situação de penúria da classe trabalhadora denominada miséria, e a insegurança tornam-se permanentes na vida social, trazendo à tona a discussão sobre “questão social”. A “questão social” configura-se como expressão das desigualdades sociais. A expressão “questão social” surgiu no século XIX, na Europa, resultante das inquietações provocadas pelo fenômeno do pauperismo que assolava os operários da região nos primeiros momentos da industrialização. Nesse período houve o registro de uma generalização da pobreza em proporções nunca antes vista. Ah, mas pobreza não é um fenômeno novo! Correto, mas a pobreza a que aludimos é diferente da experimentada em sociedades anteriores a sociedade capitalista, tendo em vista que a pobreza anterior derivava da escassez e a que agora se instaura ocorre mesmo quando há condições de eliminá-la. E assim as populações cada vez mais se dividem em classes desde a mais miserável ate a classe bem sucedida.

O Serviço Social é uma profissão legitimada socialmente, isto significa que ele tem uma função social. As profissões são criadas para responderem às necessidades dos homens. O desenvolvimento das forças produtivas colocam as necessidades de novas profissões, assim como considera outras desnecessárias. Mas, mesmo respondendo a uma necessidade social, o que pode ser corroborado pelo número de assistentes sociais inseridos no mercado de trabalho; pelo fato de que eles, efetivamente, trabalham desenvolvendo ações que tem um produto, produto social com dimensões econômicas e políticas; ainda assim, o Serviço Social mantém, historicamente, o dilema da especificidade profissional. Especificidade, esta, que é dada pelo objeto profissional.

O objeto do Serviço Social, neste sentido, está, intimamente, vinculado a uma visão de homem e mundo; fundamentado numa perspectiva teórica que, no modo capitalista de produção, implica em uma opção política a teoria norteadora da ação, a ação que reconstrói a teoria, demonstram de que lado está o Serviço Social. E, desde o inicio, o Serviço Social tem construído uma ação voltada para a maioria da população.

  1. Disserte com suas palavras sobre as 5 notas da Questão Social.

A questão social tem uma historia recente se emprego data cerca de cento e setenta anos, começou a ser utilizada na década de o século dezenove e foi divulgada ate a metade daquela época por críticos da sociedade e filantropos. A expressão surge por dar conta do fenômeno mais evidente da historia da Europa ocidental que experimentava os impactos da primeira onda industrializante iniciada na Inglaterra  no ultimo quartel do século dezoito , tata se do fenômeno pauperização massiva da população trabalhadora que instaurou o capitalismo. Pela primeira vez na historia a pobreza crescia na razão direta em que se aumentava a capacidade de produzir riquezas. Tanto a sociedade se mostrava capaz de produzir mais bens e serviços, quanto aumentava mais a falta de acesso a esses bens e serviços. Numa palavra a pobreza passou a ser generalizado no primeiro terço do século dezenove (pauperismo). A designação desse pauperismo pela questão social relaciona se com seu desdobramento sócio políticos, lamentavelmente para a ordem burguesa que se consolidava com a pobreza ao se conformaram com a situação fez se um protesto que se formou de diversas formas, da violência luddista a constituição de trade unions, configurando uma ameaça real a instituições sociais existentes. a partir dessa perspectiva de uma e versão de ordem burguesa  que o pauperismo se tornou questão social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (60.2 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com