TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INSTRUMENTOS E PROCESSO DE TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL

Por:   •  14/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.475 Palavras (14 Páginas)  •  572 Visualizações

Página 1 de 14

                                   Cintia Machado Nazário          

                                    Jessica Cardoso Machado

                                    Julia Martins Garcia

                                    Thuani de Jesus dos santos

INSTRUMENTOS E PROCESSO DE            TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL

Trabalho de pesquisa apresentado como  requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Serviço Social no Centro Universitario Leonardo da Vinci - UNIASSELVI.

Orientador: Com a orientação de Samara Correa Demétrio.

[pic 1] 

                                                         Criciuma - sc

                                                                    2017

                                                        RESUMO

Este trabalho tem por objetivo apresentar uma reflexão sobre o exercício profissional do Assistente Social no CRAS, a fim de questionar a importancia de alguns instrumentos utilizados para melhor atender a demanda de seus usuário. Elencado apenas alguns de vários instrumentos que pode ser utilizado dependendo da situação. Isso cabe ao Assistente Social decidir da melhor maneira qual instrumento mais apropriado para determinada situação. Dessa forma percebemos que existe uma relação intrínseca quanto a utilização dos instrumentos, pelo fato de estes serem adequados com intuito de dar respostas as mais diversificadas demandas hoje postas a estes profissionais.

Palavras-chave: Serviço Social, Instrumentos técnico-operativos.

SUMÀRIO

INTRODUÇÃO.......................................................................................................... 04

DESENVOLVIMENTO............................................................................................05

CONCLUSÃO............................................................................................................09

BIBLIOGRAFIA........................................................................................................10

INTRODUÇAO

Este trabalho visa a reflexão sobre o profissional de serviço social que utiliza diferentes tipos de instrumentos para exercer sua acao. A partir dai o assistente social busca transformar a realidade social, pois adquiri novos conhecimentos, produzindo sua objetivação. Cada demanda possui espeficidades próprias, assim vai do profissional fazer a escolha das técnicas para melhor atender a demanda de seus usuários e assim conseguir resultados positivos, não apenas imediato, mas a médio e longo prazo.

Com isso é possível enxergar possibilidades de intervenção profissional para atender ou pelo menos amenizar a demanda apresentada.

 Com o surgimento do capitalismo o trabalho ganhou mas força na sociedade não podendo mais suporta as demandas começarama surgir conflitos entre o capital e o trabalho. Muitas desigualdades começarama aparecer surgindo então a questao social que por si só não poderiam ser resolvidas apenas entre um operários e um patrão precisava de muito mais assim dando espaço ao serviço social.

Cabe lembrarmos que o serviço social surgiu dentro da igreja e jamias devemos esquecer sua origem ela e um meio importante para nos, pois se torna um instrumento chave para a sua existência. Muitos confundem qunado falamos em assistente social como forma de caridade mas não funciona bem asssim.

Assistente social e o profissional ja formado em serviço social que será a nossa futura profissão; o asssitencialismo e uma forma que a politíca da assitencia social posssue para ajudar através de doações, caridades ou ajudas cabe a cada um profissional de assistente social uasr sua boa contuda como profissão para auxliar nos direitosde todo o cidadão.

DESENVOLVIMENTO

Neste trabalho busca analisar os instrumentos e processos realizados dentro das proteções básica e especial. Realizamos algumas pesquisas referentes a alguns instrumentos utilizando para melhor atender a demanda de seus usuários dentro desses órgãos

Com base em nosso estudos e conhecimentos obtidos ao longo desses meses podemos sitar o CRAS (centro de referencia do assistente social) como um grande exemplo pois nele possueu umas das principais feramentas que um asssitente social pode usar durante o seu trabalho.segundo as politícas públicas estabelecidas dentro do CRAS o individo ou família encontra:

Programas de atenção interal a familia(PAIF);inclução produtiva e projetos de intervenção a probreza;centro de convivencia a idosos; Serviços para crianças; Fortalecimento de vinculos familiares; Ações de socialização e de sensibilização para a defeça e direitos das criaças; Serviço socieducativo para crianças e adolecentes e jovens, protegendo e fortalecendo os vinculos familiares e comunitarios, programas e incentivos ao protagonismo juvenil junto com o fortalecimento de vinculos familiares e comunidades; E centro de informações e de educação para o trabalho voltado para jovens e adultos.

Estudo socieconomico:

Apresenta caracteristicas socias e economicas de uma determinada sociedade, são utilizados metodos de pesquisas podendo ela ser quantitativa ou qualitativa dentro do serviço social, pode ser também utilizados metodos de intervenção com o objetivo de conhecer o perfil socieconomico de uma determinada familia ou individuo facilitando o atendimento realizado, tendo por finalidade profissional a realidade social e economica do entrevistado visando as dificuldades e as necessidades do individuo e sua familia.

Uma forma de estudo socioeconomico são os casos da familia substituida que usam vários

tipos de instrumentos para obter o resultado desejado. A guarda, tutela ou doação tem que esta dentro das politicas publicas judiciais não podendo obter nenhuma trasnferência de criança, adolecente.

Estudo social: 

É um processo metodológico especifico do serviço social, que tem o objetivo de conhecer com profundidade e de forma critica, uma determinada situação ou expressão da questão social, neste caso ele é o objeto da intervenção (profissional principalmente nos aspectos sócio-econômico cultural).                                                                                              

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)   pdf (196.3 Kb)   docx (39.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com