TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Recursos Humanos

Por:   •  24/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.642 Palavras (7 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

UNIVERSIDADE SALVADOR – UNIFACS

CURSO: BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL

Bruna Carolina Santana da Silva

Edimeire Santos Oliveira

Luciene Pereira de Oliveira Figuerêdo

PROJETO DE INTERVENÇÃO

Contratação de Assistentes Sociais na empresa Penha Papéis e Embalagens LTDA.

Santo Amaro

2014


[pic 2]

UNIVERSIDADE SALVADOR – UNIFACS

CURSO: BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL

Bruna Carolina Santana da Silva

Edimeire Santos Oliveira

Luciene Pereira de Oliveira Figuerêdo

PROJETO DE INTERVENÇÃO

Contratação de Assistentes Sociais na empresa Penha Papéis e Embalagens LTDA.

Projeto de intervenção apresentada à Universidade Salvador, como requisito para a obtenção de nota parcial na disciplina de Serviço Social em Recursos Humanos, para o curso de Serviço Social, 5º semestre.

                                                             

Prof.ª Gilmara Silva Oliveira                                                                         Tutora: Ilsa Carla Marques

Santo Amaro

        2014


INTRODUÇÃO

O projeto de intervenção apresentado tem por objetivo demonstrar ao empregador da empresa Penha Papéis e Embalagens LTDA, a importância da contratação de Assistentes sociais em seu quadro de funcionários, visto que, o profissional atua na mediação de conflitos e questões sociais entre patrão e trabalhadores, além de ser integrante das equipes multidisciplinares de RH, no recrutamento e seleção de profissionais, bem como, ser responsável pelo núcleo de Responsabilidade Social da empresa, que visa intervenções na comunidade local. O campo de atuação do Assistente Social é bastante amplo, atribuindo seus conhecimentos e ações diretamente com a sociedade. Hoje, o profissional tornou-se essencial na sua inserção em empresas privadas, tendo em vista, a sua capacidade de lidar com situações-problema visando saná-las, produzindo assim no ambiente empresarial um clima satisfatório para os empregadores e os empregados.

        

JUSTIFICATIVA

A Penha Papéis e Embalagens LTDA, é uma empresa privada onde a natureza da sua atividade é a indústria, atuante nas áreas de produção de chapas e embalagens de papel ondulado, papéis reciclados, captação e comercialização de aparas.  

O projeto a ser apresentado terá foco na filial localizada no estado na Bahia, precisamente na cidade de Santo Amaro da Purificação, com endereço na Fazenda Pitinga, BR 420 Km16, CEP 44.200.000. O quadro de funcionários é composto por 600 pessoas, nesse ínterim é necessário ressaltar a importância da contratação de um Assistente social na empresa, levando em conta o desencadeamento de questões e conflitos sociais entre empregadores e empregados, no qual o profissional poderá atuar como grande mediador, auxiliando na conquista por um ambiente organizacional favorável para ambas as partes, buscando assegurar os direitos dos funcionários, bem como, garantir a satisfação do empregador em relação ao desenvolvimento empresarial.

Devido à flexibilização nas formas de produção, é possível observar a interferência direta nas relações de trabalho, bem como, na gestão da força de trabalho, visto que, a expansão do capitalismo acarreta aos trabalhadores e seus familiares, novas necessidades sociais. Uma empresa comprometida com a responsabilidade social tem a preocupação de atender ás expectativas e anseios dos seus empregados, apresentando aspectos humanísticos na área de Recursos Humanos, pois os elementos motivacionais, psicológicos, grupais e sociais contribuem para o desenvolvimento satisfatório entre o empregado, o trabalho e a produtividade da empresa. O profissional de Serviço Social possui atribuições e conhecimentos vastos sobre a sociedade, podendo atuar também na empresa como gestor de Recursos Humanos, abrangendo várias áreas de conhecimentos, neste contexto, o Assistente Social se integra a uma equipe multidisciplinar buscando intervir nas questões sociais no trabalho aplicando a Administração de Recursos Humanos (ARH), que é uma área interdisciplinar que dispõe de vários campos de conhecimento, tendo por base as entrevistas, testes psicológicos, medicina, serviço social, testes de aprendizagem individual, motivação e satisfação no trabalho, salário e encargos, leis trabalhistas, entre outras atribuições. Essa iniciativa busca alcançar progressos no desenvolvimento organizacional de forma generalizada, priorizando o ser humano.

Os benefícios de ter um Assistente Social em sua empresa, não se remete somente a produtividade, é a certeza de que a Penha Papéis e Embalagens LTDA, estará ganhando mais credibilidade frente a prestação de serviços especiais na vasta área de saúde, educação, promovendo trabalhos grupais, buscando discutir as dificuldades e anseios do trabalhador e consequentemente da sua família, sendo esse aspecto de grande importância para desenvolvimento motivacional do trabalhador na empresa, além da sua preocupação com a Responsabilidade Social promovendo ações de melhoria na comunidade local. Esse trabalho social promove o respeito da sociedade para com a empresa, além do aumento na sua rentabilidade e o mais importante, a realização profissional do trabalhador, ou seja, a intervenção do Assistente Social torna o ambiente empresarial mais rentável e humano.

METODOLOGIA

Conforme o Art. 5º da Lei Federal 8.662 de 07 de Junho de 1993. As atribuições privativas do Assistente Social são:

- coordenar, elaborar, executar, supervisionar e avaliar estudos, pesquisas, planos, programas e projetos na área de Serviço Social;

II - planejar, organizar e administrar programas e projetos em Unidade de Serviço Social;

III - assessoria e consultoria e órgãos da Administração Pública direta e indireta, empresas privadas e outras entidades, em matéria de Serviço Social;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (149.8 Kb)   docx (767.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com