TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho social em instituição

Por:   •  6/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.744 Palavras (11 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 11

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FEI

VICTOR HENRIQUE PEREIRA nº 11.113.108-2

PESSOA, ESTADO E A IMPORTÂNCIA DA SOCIEDADE NO BRASIL

São Bernardo do Campo

2014

  1. INTRODUÇÃO

O Princípio Personalista

Devemos compreender o mistério da pessoa humana em suas diferentes dimensões. Para tanto, é necessário considerar a verdade de sua existência como ser pessoal e social.

A Igreja vê no homem a imagem do próprio Deus, conferindo-lhe uma incomparável dignidade. O ser humano não pode ser reduzido a um organismo com alto nível de complexidade, ou como um elemento anônimo da coletividade. Ele é alguém que deve se tornar cada vez mais consciente de sua altíssima vocação, do chamado à realização plena de sua natureza. Toda doutrina social se desenvolve, efetivamente, a partir do princípio que afirma a intangível dignidade da pessoa humana.

Torna-se importante também, reconhecer que toda vida social é expressão da pessoa humana. Longe de ser objeto e elemento passivo da vida social, o homem é, e deve ser o sujeito, fundamento, e fim.

Por isto, a doutrina social reconhece e afirma a centralidade da pessoa humana na vida social, política e econômica. A pessoa é sempre o centro e a finalidade de todas as ações nos diversos âmbitos da vida: na família, nos grupos, no trabalho... Ela está à frente do Estado e do Mercado, constitui a bússola de orientação dos processos econômicos e decisões políticas, e por esta razão, constitui ao Estado criar formas de proteger e valorizar a pessoa em todas suas dimensões e expressões.

Em nenhum caso a pessoa humana pode ser instrumentalizada para fins alheios ao seu mesmo progresso, que pode encontrar cumprimento pleno apenas em Deus. A pessoa não pode ser instrumentalizada para projetos de caráter econômico, social e político impostos por qualquer autoridade, mesmo que em nome de progressos da comunidade civil ou de outras pessoas. Sendo assim, faz-se necessário que as autoridades vigiem toda e qualquer restrição da liberdade, para que seja garantida a efetiva praticabilidade dos direitos humanos. Tudo isso se fundamenta no Princípio Personalista, a visão do homem como sujeito ativo e responsável de seu próprio processo de crescimento.

Ao dizermos que Deus criou o homem à sua imagem, conferimos ao homem uma dignidade de pessoa, ou seja, é alguém capaz de conhecer-se, possuir-se e doar-se livremente. Toda a vida do homem é uma pergunta e uma busca de Deus. Esta relação pode ser ignorada ou esquecida, porém nunca eliminada.

Sendo assim, o homem tem duas diferentes características: é um ser material (corpo) e um ser espiritual, aberto à transcendência e à descoberta de uma verdade mais profunda. Nem o espiritualismo (que despreza a realidade do corpo), nem o materialismo (que considera o espírito mera manifestação da matéria) dão conta da natureza complexa, da totalidade e unidade do ser humano.

Princípio de Subsidiariedade

        O homem deve ter a vontade de fazer parte da conquista para a construção de uma sociedade em que possa viver inspirado pelos valores de igualdade, justiça e dignidade.

A subsidiariedade incentiva a pessoa a realizar, agir, pois apenas com a ação é que ela se integra com os bens humanos. As pessoas se organizam em grupos e movimentos, que tem como objetivo criar iniciativas e obras que são fundamentais para o dinamismo social.

O papel do Estado é de não privar as pessoas da realização dessas atividades. Servir, sustentar, valorizar a realidade do povo, proteger e subsidiar as obras dessas associações, para que possam seguir em frente com seus objetivos e metas.

Para a participação ser realizada precisa de uma sociedade livre, que garanta a liberdade. Essa sociedade não deve ser fundamentada no individualismo, mas sim na natureza social que permite a interação dos homens para a realização de objetivos que jamais conseguiriam sozinhos. Com isso, foram criadas comunidades e associações para facilitar a interação das pessoas e realizar cada vez mais objetivos para a concretização de uma sociedade livre.

Subsidiariedade significa ajuda ou socorro e sugere que todas as ações feitas pela sociedade deve ser incentivada pelo poder público, deixando para o governo a fiscalização e situações em que a sociedade não é capaz de resolver.

No Ensino Social Critão

Na concepção cristã, o Estado tem como direito proteger a dignidade da pessoa e facilitar que o homem cumpra seus deveres.

As instituições menores devem assumir a responsabilidade diante das maiores, pois quanto mais isso ocorre, mais a sociedade civil se fortalece para a construção de uma nova cultura, partindo da valorização de outros grupos.

A Associação dos Trabalhadores Sem-Terra de São Paulo (ATST) é um movimento de moradia popular que tem como objetivo a construção de residências próprias à população de baixa renda.

A intenção da ATST é de ajudar as pessoas a adquirir consciência da própria responsabilidade em relação as oportunidades, ou seja, observar o crescimento de cada pessoa. Diferentemente do governo que constrói casa e dá para famílias pobres, porém elas recebem e casa e logo vendem pela dificuldade de mantê-las. A associação mostra a pessoa um caminho para seguir a vida.

Bibliografia

SILVA, Marli Pirozelli; MARCOCCIA, Rafael Mahfoud . Ensino Social Cristão – Coletânea de artigos, reportagens e textos de estudo . 2º semestre de 2014 . São Bernardo do Campo – Centro Universitário da FEI .p. 03-11, 28-35

II.  AÇÃO SOLIDÁRIA: local da realização de trabalho social

2.1 - Dados da organização

Entidade: Casa Santa Clara

Endereço: Avenida Senador Flaquer, 2322, Vila Euclides, São Bernardo do Campo, SP.

Telefone: (11) 4399-0579

2.2 - Histórico

   A instituição foi criada pelo Frei Sebastião, que atua na igreja próxima. Um dia ele foi chamado para benzer uma criança cuja mãe trabalhava perto e durante o dia apenas amamentava a criança que permanecia o restante do tempo sozinha. Essa criança havia vomitado num dos dias sozinho em casa, e um rato entrou na casa dessa família e comendo o vomito acabou desfigurando o rosto da criança. O Frei ficou horrorizado com a situação, e diante do caso ele decidiu construir um lugar onde as crianças poderiam ficar enquanto os pais trabalhassem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)   pdf (126.9 Kb)   docx (20.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com