TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Transformação da psicologia no período da ditadura

Por:   •  14/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.207 Palavras (9 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

Centro de Educação à distância

CURSO SERVIÇO SOCIAL

JÉSICA RODRIGUES DOS SANTOS – RA.424297

SABRINA RAMOS FONTENELE – RA. 9680453537

Disciplinas Norteadoras: Filosofia Aplicada ao Serviço social

Responsabilidade Social e Meio Ambiente

Sociologia

DESAFIO PROFISSIONAL

Tutores(EAD):Mariciane Nunes

Nayra de Moraes Gonçalves

João Luiz de Moraes Hoeffel

ITAPIPOCA – CE

        Desafio Profissional        

Postura exigida pelo Código de Ética do Assistente Social, para construção de uma sociedade humanizada, justa e sustentável.

A consciência é um processo que torna o homem um ser pensante diante de fatos que ocorrem ao seu redor, ele então fica ciente dos muitos acontecimentos, e pode ser um fator importante para o desenvolvimento da humanidade. No desenvolvimento de sua reflexão, surge um avanço do ser humano, ante a uma série de elementos que o torna mais sensível, piedoso e amável. Esta sensação frente às informações e condições do meio que o envolve, possibilita a ação de querer mudança, criando melhorias para o mundo.Mas boa parte das pessoas tem enfrentado seus problemas, com descaso, pois a humanidade diante de tantos erros não se impressiona mais com o que ver, e tem se mantido inseguro em relação ao assunto. Então é preciso educar paraa humanização, que decorre por meio da aprendizagem e das relações sociais com o mundo cultural, o que diferenciará um ser humano como agente conscientizador, e do ser animal irracional.Para Karl Marx (1859), “Não é a consciência do homem que lhe determina o ser, mas, ao contrário, o seu ser social que lhe determina a consciência”.

A sociedade por anos se manteve submetido à opressão de um grupo onde os mais fortes dominavam os mais fracos por sua potência, força de pensar, força ao falar e força no agir. Com isso o problema individual se transformava em geral, para a populaçãocarente que sofria e precisava de apoio. Com o fim do conservadorismo o homem buscou observar os interesses coletivos e resolveu socorrer os necessitados a fim de sanar suas indigências, liberando o mundo da repressão e lutando por seus direitos.Torres (2008, p. 53) afirma que o mínimo existencial “representa a quantidade mínima de direitos sociais, abaixo da qual o homem não tem condições para sobreviver com dignidade”.

A tarefa coletiva seria então, a liberdade que implica o desenvolvimento da igualdade. Partindo deste conceito é observado que as pessoas precisam ter seus direitos ouvidos e consentidos já que sabemos que é através da regularidade do que é honesto podemos ter uma sociedade justa.

        No expandir dos ajustes para tornaro que justo, a comunidade caminha no sentido de desenvolver uma sociedade sustentável, tendo um crescimento econômico equilibrado, primando por uma boa qualidade de vida e preservando o meio ambiente. Ao ser pesquisado formas de se aprofundar em questões humanas, a fim de amenizar os conflitos que rodeia a sociedade,têm se a missão deplanejarum modo de alcançar os objetivos, ou seja, através da educação e conscientização das pessoas a cerca dos seus direitos, deveres e restrição.

Com a profissão do assistente social surgida na década de 1930, que constituiu em um novo olhar da sociedade para esta profissão, procura então métodos para colaborar com as partes humildes da sociedade, fazendo valer seus direitos e conta com o projeto claramente expresso na Lei 8.662/93, no Código de Ética Profissional de 1993 e nas Diretrizes Curriculares. Em 1993, após debate com a categoria em todo o país, foi aprovada a quinta versão do Código de Ética Profissional, instituída pela Resolução 273/93 do CFESS.

Então cabe ao Profissional respeitar e praticar alguns dosprincípioscontidos no Código de Ética como destaca o Artigo 7º que o assistente social tem o direitoa realização do que lhe for exercido, sendo justa, tanto em associações pública e privada,e tenha os direitos profissionais de semelhante modo. Ter permissão para atender as carências dos moradores regionais que procuram auxílio profissional.  Conhecer os projetos para capacitação e realização das atividades profissionais. Construir uma conduta ética, com princípios morais, tendo direito ao comitê formador que irá instruir sobre os projetos que serão desempenhados.

Noartigo 8º, destacam-se como deveres do profissional de serviço social planejar,controlar, cumprir e transferir seus conhecimentos profissionais,para garantir os serviços sociais assegurados institucionalmente. Denunciar os erros obtidos pelas organizações sociais, cooperando para que não haja falhas que possa ferir os princípios e diretrizes desse código de ética do esta sendo relatado. Procurar possibilitar os direitos sociais e realizar de forma digna e responsável as verbas sob a responsabilidade do profissional, de acordo com a necessidade coletiva.

E ainda segundo o código no artigo 9º é vedado ao assistente socialusar seu nome ou registro profissional a firmas, organizações de empresas, a fim de ter algum proveito remunerável. Apropriando-se douso dos bens, ou da parte financeira para utilização dos partidos eleitorais e clientelistas.

        Diante de algumas normas que ajudaram o assistente social em seu trabalho, manifesta-se a iniciativa de um grupo de instituições e participantes civis para aderir o CTI, ou seja, Carta da Terra Internacional. Movimento este que iniciou em 1997,com princípios éticos e fundamentais para a construção, no século XXI, de uma sociedade global, justa, sustentável e pacífica. Seu olhar estar no futuro das próximas gerações e sustentabilidade economicamente estável.

O projeto reconhece os objetivos de proteção ecológica, a eliminação da pobreza, a expansão econômicaigualitária, o respeito aos direitos humanos, a democracia e paz que éinterdependente e único. O programa é fruto de inúmeros diálogos interculturais e só foi concluído e divulgado em 2000 como a carta dos povos, e tem por alicerce quatro princípios básicos: “Respeitar e cuidar da comunidade da vida, Integridade ecológica, Justiça social e econômica, e Democracia, não-violência e Paz”.

Em meio a tantos momentos críticos na história da terra, a Carta mencionada busca chamar a humanidade para poder escolher seu futuro, encontra-se na ecologia sustentável juntamente com outros fatores que é a busca de uma democracia de paz. Assim a sustentabilidade vem a enfrentar diversos desafios em busca de uma sociedade mais humana, e em primeiro lugar relata-se o respeito pela natureza, assim buscando formar um ciclo onde haja responsabilidade, um para com o outro, tornando uma vida melhor para as futuras gerações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)   pdf (207.5 Kb)   docx (760 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com