TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trasmitindo Conhecimento

Resenha: Trasmitindo Conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2013  •  Resenha  •  667 Palavras (3 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 3

Transmitindo conhecimento

A viagem de Rosa Maria e sua filha Maria Joana, apresenta trajetória da constituição do Ocidente.

A cada cidade ou local de evento relevante, ela relata os feitos políticos, principais combates, atos de resistência, a beleza das artes.

No decorrer do filme, deparamos com diferentes línguas se compreendendo, mesmo com conflitos ideológicos e visões de mundos distintos.

A história também mostra que o presente está em mutação, algo que deixa claro com um plano da cidade atual, um amr de prédios e ruas.

O filme mostra várias civilizações que constroem diferentes momentos históricos, são as atividades humanas que constroem a sociedade.

O mito são estórias inventadas apartir de certos fatos acontecidos. As pessoas tendem a enfeitar a estória e daí criam-se novas estórias que se tornam mitos e os mitos estão ligados a nossa história pois através deles pode-se explicar e entender muitas coisa que aconteceram no pasado e que acontecem até hoje.

Os mitos, efetivamente narram não apenas a origem do mundo, dos animais, das plantas e do homem, mas também de todos os acontecimentos primordiais em consequência dos quais o homem se converteu no que é hoje – um ser mortal, sexuado, organizado em sociedade, obrigado a trabalhar para viver e trabalhando de acordo com determinadas regras ( ELIADE, 1994, p. 16)

Quando falamos em mito, pensamos na origem das coisas, quando falamos em cotidiano pensamos na atualidade de que se revestem essas coisas. Assim se ao mito estão entrelaçados as nossas falas atuais, deverá ele estar presente também na escola e nos conteúdos trabalhados por ela para que alunos e professores possam compreender e atualizar as relaçoes estabelecidas ao longo do tempo entre os fatos históricos e as narrativas que os relatam. Os mitos são histórias de senso comum ou seja sem compravação, mas de tanto serem contados passam a se acreditadas.

Assim como os mitos temos também os idiomas que são diferentes para certos países, que nos ajudam a identificar fatos ocorridos dentro da história e no nosso cotidiano, através desses símbolos podemos decifrar escritos, artigos e conhecer melhor a história da humanidade.

É necessário que o indivíduo conheça todo o sistema de símbolos inerentes a determinada realidade e que haja um conhecimento amplo e avançado das palavras. O signo é considerado um representante das coisas, isto é, da realidade, os signos existem entre o falante e o ouvinte ligados a um significado, esta relação será estabelecida por um concenso social.

É importante salientar que ao menos na teoria, o ouvir histórias não fica mais restrito ao carater educativo que há nelas, mas amplia-se para o literário, ao propor que a escrita dos contos propicie o aprendizado da língua em sua prática da escrita e das significações com que esta escrita é elaborada.

Compreender a língua como modo pelo qual as pessoas entendem e interpretam a realidade e a si mesma é compreender as narrativas primordiais e a história dos homens, é compreender os outros, é iniciar o diálogo com eles, com o passado para entender o presente e projetar o futuro.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com