TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UPP e Questão Social

Por:   •  19/12/2016  •  Trabalho acadêmico  •  532 Palavras (3 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Federal do Rio de janeiro

Rio de Janeiro, 18 de Outubro de 2015

Discente: Allamanda Lemos

- Resenha a partir das Apresentações na Semana de Integração Acadêmica.

Escolhi a sessão 1385 sobre saúde que ocorreu na sala cinco no Anexo do CFHC.  Os trabalhos de extensão eram todos basicamente sobre saúde mental e apresentada por alunos do Instituto de Psicologia. Os trabalho apresentados tiveram a duração média de 10 à 15 minutos.

O primeiro seria sobre População em situação de rua e atenção psicossocial: como se dá o trabalho no consultório de rua.  O grupo que iria apresentar este trabalho não compareceu.

O segundo grupo falou a cerca da Saúde mental materna e Floow up de indicadores de ansiedade e estresse na gravidez. Este grupo fez uma pesquisa na Maternidade Escola da UFRJ sobre os níveis de estresse e ansiedade das futuras mães que estavam sendo atendidas lá durante o tempo de estágio das alunas. O grupo se baseou na escala Back de ansiedade e estresse para mostrar dados reais sobre estes níveis durante o período de gravidez.  O grupo não conseguiu fazer um link a partir dos sintomas e os motivos destes, como por exemplo, as condições sociais das mães.  Foi de grande relevância o estudo que o grupo propôs, pude perceber o quanto é importante o acompanhamento da saúde mental das futuras mães para que possam garantir também uma gestação saudável.

O terceiro grupo trouxe como tema a Sala de espera como proposta de extensão da Neuropsicologia no ambulatório do Instituto de Neurologia Deolindo Couto. Esta pesquisa foi desenvolvida no Centro Neurológico Deolindo Couto e foi abordada pelo grupo a ociosidade dos pacientes durante o tempo de espera pelas consultas.  O grupo propõe que haja um meio que o paciente possa aproveitar este tempo de maneira construtiva, como por exemplo, uma relação entre os próprios pacientes como troca de experiência.  Abordam também a possibilidade de profissionais tirarem dúvidas destes pacientes durante esta espera ociosa pelas consultas. Levando em consideração que o tempo de consulta é rápido e feito de maneira sistemática devido a grande demanda que os profissionais precisam dar conta.  Considero que grande importância a proposta do grupo, em ampliar o espaço de espera para levar conhecimento e motivações para os pacientes.

O quarto grupo falou sobre o Estigma do usuário de saúde mental, o recorte de uma pesquisa realizada no município de Piraí. Foi apresentada a experiência do grupo em relação ao estágio na cidade de Piraí, uma cidadezinha localizada no interior do Rio de Janeiro.  Os pacientes de saúde mental desta cidade são levados para uma Instituição na qual, confesso não lembrar o nome. A partir da apresentação do grupo, pude perceber que este paciente recebem estigmas tanto por parte da equipe multidisciplinar quanto da população ao seu redor.  Foram feitas entrevistas com a equipe multidisciplinar e com os próprios usuários sobre relevância do serviço oferecido e como a demanda era vista, por parte da equipe multidisciplinar. Fiquei impressionada com as declarações da equipe multidisciplinar sobre suas visões sobre os usuários. Pude perceber que os usuários sofrem estigmas por parte dos próprios profissionais  e inclusive de psicólogos, sendo tachados como malucos, e outros termos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (49.1 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com