TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Unidade de Aprendizagem: Gestão Social: Planejamento e Avaliação

Por:   •  6/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.647 Palavras (11 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 11

Unidade de Aprendizagem: Gestão Social: Planejamento e Avaliação

Curso: SERVIÇO SOCIAL

Professor:

Nome do estudante:

Data: 13/09/2015

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Leia a situação-problema (fictícia) a seguir apresentada:

A Associação Beneficente Vida e Trabalho - ABVT é uma organização sem fins lucrativos que trabalha de forma voluntária na comunidade Morando Aqui. Esta comunidade, localizada na periferia de uma grande cidade, é composta por moradores provenientes de várias regiões, migrantes que aqui chegaram à busca de melhores condições de vida. Na comunidade proliferam todos os problemas comuns às regiões empobrecidas: falta de saneamento básico, serviços de saúde, educação, assistência social precários e insuficientes diante das demandas, insegurança, violência. Os moradores trabalham na região metropolitana e atuam na construção civil, no comércio e na prestação de serviços domésticos. A proximidade com o grande centro possibilita o emprego. Trata-se de uma mão de obra com pouca qualificação e são comuns os casos de analfabetismo ou baixa escolarização. A comunidade é composta de uma população jovem, sendo que a média de idade dos responsáveis ou economicamente ativos é de 30 anos. O acesso a educação se dá por meio de duas escolas públicas em bairros vizinhos, onde as crianças, adolescentes e jovens são matriculados. É alto o índice de abandono das escolas por parte dos jovens a partir dos 15 anos. A Associação de Moradores organizou-se há dez anos, sua diretoria tem procurado atuar na mobilização dos moradores buscando solucionar os problemas que atingem a todos. A preocupação nos últimos anos tem sido principalmente com a segurança e educação das crianças, adolescentes e jovens. A Associação e a ABVT estão estudando a possibilidade de desenvolver um projeto de capacitação de mão de obra e de iniciação ao mercado de trabalho. A intenção das duas organizações é justamente melhorar as condições das mulheres, dos jovens e adolescentes para o enfrentamento com o mundo do trabalho.

A ABVT é uma organização fundada há oito anos por um grupo de mulheres voluntárias que iniciaram um trabalho voltado para as mulheres da comunidade. As fundadoras da ABVT, em torno de dez senhoras, iniciaram com um trabalho informal na sede da Associação de moradores, trabalhando duas tardes por semana com palestras educativas, ação que posteriormente evoluiu para alguns cursos de trabalhos manuais, os quais são mantidos até a presente data. Elas são ligadas a uma organização religiosa que tem dado apoio à iniciativa de forma distante. A ABVT consegue manter os cursos por meio de recursos que recebe por doações voluntárias dos associados, em torno de 200 pessoas que apóiam o trabalho com doações mensais. Mantém, também, parceria com a Secretaria de Assistência Social do município por meio de um convênio de onde provém parte do material e o pagamento de duas professoras que trabalham nos cursos de trabalhos manuais, que atendem cerca de 30 mulheres da comunidade, com aulas de costura, tricô e crochê. Os trabalhos produzidos são comercializados em feiras e eventos, e os recursos são usados para investimento em material e para ajudar na manutenção dos cursos. A ABVT não tem dificuldades na divulgação de seus trabalhos.

Os recursos financeiros são insuficientes para atender o que hoje vem sendo realizado e não permitem qualquer tipo de expansão do trabalho. A frequência aos cursos é bem regular, e as mulheres da comunidade têm aproveitado os períodos de desemprego para buscar uma capacitação, ou para ocupar seu tempo ocioso. Os encontros também tem sido úteis para a mobilização destas mulheres e para discussão dos problemas que são comuns à comunidade.

A ABVT tem o reconhecimento de utilidade pública municipal e os demais registros que permitem que funcione dentro do que é exigido de uma organização. É administrada por um conselho, formado por 12 associados organizados em uma diretoria, um conselho diretor e fiscal. Os associados que formam a assembleia não tem muita participação, e o conselho também trabalha de forma descolada do cotidiano da ABVT. A Assembleia reúne-se uma vez ao ano, e o conselho a cada quatro meses. A diretoria só se reúne quando há uma demanda por parte da equipe técnica com alguma situação que precisa ser resolvida cuja decisão está em seu âmbito de ação.

Diariamente, o trabalho é gerenciado por uma assistente social, que trabalha contando com o apoio de voluntários que colaboram nas atividades diárias e dos professores contratados. Estes são os que praticamente trabalham com e pela entidade e estão sempre sobrecarregados com as mais diferentes funções e tarefas. Apesar do distanciamento, a equipe tem conseguido manter uma relação parceira com os associados, conselho e diretoria, de onde consegue apoio para algumas ações pontuais.

A atuação na comunidade tem dado bons resultados e a ABVT tem trabalhado em parceria com a Associação de Moradores, porém quando esta última solicitou a ampliação do trabalho com uma ação junto às mulheres, aos jovens e adolescentes, a ABVT percebeu que precisava de um plano de trabalho, de projetos, de recursos, de pessoal, e percebeu que não estava preparada.

Na intenção de organizar melhor seu trabalho para atender esta nova demanda, conseguiu o apoio de um grupo de profissionais da área da administração, que iniciou um trabalho de um planejamento estratégico junto à ABVT, tendo como objetivo melhor instrumentá-la para atender a novas demandas vindas da comunidade. O trabalho iniciado resultou em algumas definições, porém os voluntários que estavam apoiando afastaram-se conta de outros compromissos, e o planejamento ficou sem uma conclusão. Dos trabalhos realizados foram definidas a missão, a visão e os valores, sendo que os demais passos do planejamento ficaram por serem finalizados.

Missão: “Atuar na comunidade na capacitação de pessoas para que exerçam suas atividades profissionais de forma qualificada, consciente e cidadã”.

Visão: “Promover a inserção e permanência qualificada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)   pdf (66.9 Kb)   docx (19 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com