TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO NO CONTEXTO FAMILAR

Por:   •  18/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.441 Palavras (10 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1][pic 2]

SERVIÇO SOCIAL

LAÍS DE MENEZES SOARES

VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO NO CONTEXTO FAMILAR

[pic 3]

Feira de Santana

2015

LAÍS DE MENZES SOARES

VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO NO CONTEXTO FAMILIAR

Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina  Estatística e indicadores sociais, processos de trabalho e SSOC, comunicação na prática do Assistente Social.

Orientador: Prof. Amanda Boza, Clarice e Rodrigo Zambon

Feira de Santana

2015

SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO..............................................................................................................4

2-DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA..................................................................................................................... 5

3- OBJETIVO....................................................................................................................5

3.1-OBJETIVOS GERAIS.................................................................................................5

3.2-OBJETIVOS ESPECÍFICOS.......................................................................................5

4- JUSTIFICATIVA...........................................................................................................6

5- METODOLOGIA...........................................................................................................6

6- REVISÃO BIBLIOGRÁFICA.........................................................................................6

7- CRONOGRAMA DE PESQUISA................................................................................10

8- ORÇAMENTO.............................................................................................................11

9- RESULTADOS ESPERADOS....................................................................................11

10REFERÊNCIAS...........................................................................................................12

1- INTRODUÇÃO

             O presente projeto de pesquisa tem o objetivo verificar as violações de direitos feitas contra os idosos no ambiente familiar.

             Pesquisas que mostram maus tratos, desde violência psicológica e física, tendo como agressores membros da própria família. Esse trabalho vai aprofundar sobre o tema descrito, desvendando o mais profundo possível sobre essa problemática, e prevenção da violência contra o idoso.

             Após uma vida inteira de cuidados com filhos, vestimenta, alimentação, educação, afeto, o mínimo que qualquer ser humano espera é receber um amparato quando não se tem mais o vigor e a saúde da juventude, e por isso, não tem mais a capacidade de cuidar de si mesmo.

             É frustrante para esses idosos, depois de uma vida inteira de dedicação, ver a própria família ser os seus agressores, quando os filhos são os agressores por exemplo, quando eram crianças necessitavam desses pais, foram deles que receberam educação, amor, etc, no entanto, quando esses pais estão em idade avançada, quando a visão, a audição, a mémoria, assim como todos os seus sentidos, já não são mais os mesmo, já não há mais pasciência, os idosos tornam-se “estorvo”. Quando a mémoria já não mais permite lembrar de pequenas coisas e fatos do cotidiano, não há compreensão para esse agressor de entender que isso é fato natural de qualquer ser humano que não é fator proposital. E por isso muitas vezes, veem as agressões, seja quaisquer forma de violência, essa violência contribui para o quadro destrutivo dessas vítimas.

             Houve um avanço em questão de diretos dos idosos, em outubro de 2003, foi sancionado o Estauto do Idoso, onde aprova vários direitos para os mesmos. E também vários deveres tanto governamental, familiar, ou social para com os idosos.

Art. 9º, Estatuto do Idoso:

É obrigação do Estado, garantir à pessoa idosa a proteção à vida e à saúde, mediante efetivação de políticas sociais públicas que permitam um envelhecimento saúdavel e em condições de dignidade.

Art. 10º

É obrigação do Estado  e da sociedade, assegurar à pessoa idosa a proteção à vida e à saúde, mediante efetivação de políticas sociais públicas que permitam um envelhecimento saudável e em condições de dignidade.

             Embora, o Estatuto garanta no papel certos direitos, na prática nem sempre isso é cumprido, ainda falta uma intervenção mais eficaz em políticas públicas para esse público, que possa garantir uma proteção à vida, segurança e saúde, de forma mais eficaz. O mesmo pode-se dizer enquanto a prevenção da violência contra o idoso.

2- DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

             A violência contra o idoso pode ocorrer por diversos motivos, dentro e fora do ambiente familiar, mas a referida pesquisa irá aprofundar sobre a problemática ocorrida no ambiente familiar.

3- OBJETIVOS:

3.1- OBJETIVOS GERAIS

             Analisar supostas violências praticadas contra o idoso no ambiente familiar.

3.2- OBJETIVOS ESPECÍFICOS

            Conhecer a realidade do idoso que vive em condições de violência, revelando a situação de saúde física e psicológica. Identificar possíveis propostas de prevenção para a violência doméstica contra o idoso.

4- JUSTIFICATIVA

             Esse projeto de pesquisa irá visualizar as demais formas de violência praticada contra o sujeito idoso.

             O tema abordado foi escolhido devido ao índice crescente de violência contra os mais velhos, a fim de chamar atenção das autoridades e de toda a sociedade, da gravidade do problema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)   pdf (111.3 Kb)   docx (28.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com