TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Workshop: Uma Proposta Didática Na Construção Do Conhecimento Químico

Artigo: Workshop: Uma Proposta Didática Na Construção Do Conhecimento Químico. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  433 Palavras (2 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 2

Levando em consideração a importância de se ter certos conhecimentos a respeito de ciências e tecnologia para uma ativa e responsável participação no meio social da atualidade, neste trabalho, apresenta-se uma proposta didática que poder ser vinculada ao ensino de Química - os Workshops – nestes, procura-se abordar conhecimentos de forma contextualizada e inter-relacionada além também de envolver os alunos num processo ativo de reflexão e construção de seu próprio conhecimento, o que possivelmente irá contribuir em posteriores tomadas de decisões, dos mesmos.

Estes Workshops se baseiam em jogos, vídeos e atividades experimentais sobre determinados temas de interesse e curiosidade dos alunos, sobre os quais podem ser explorados conhecimentos químicos, podendo estes também ter uma estreita relação com suas aplicações e implicações sociais e com o seu cotidiano. Uma vez que, segundo BRASIL (1999), “não obstante as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino defendem a necessidade de se contextualizar os conteúdos de ensino na realidade vivenciada pelos alunos, a fim de atribuir-lhes sentido e, assim, contribuir para a aprendizagem.”.

Diante desta proposta didática os resultados têm se mostrado, aos pouco, bastante significativos, podendo ser constatado pelo envolvimento dos alunos tanto na realização da atividade quanto nas discursões que os temas propostos apresentam. Contribuindo deste modo na construção de certos conceitos químicos e levando-os a relacionar estes conceitos à química tanto social quanto à do cotidiano. Por fim, vale salientar também, que a prática deste tipo de atividade dá a oportunidade do professor acompanhar o desenvolvimento de seus educandos, podendo, neste processo, redirecionar ou até mesmo refazer percursos que venham a facilitar o ensino-aprendizagem, dos mesmos.

Palavras chaves: Proposta didática, Workshops, contextualizar.

Referências bibliográficas:

- MARCONDES, M. E. R.; SILVA, ERIVANILDO LOPES DA; TORRALBO, D.; AKAHOSHI, LUCIANE H.; CARMO, M. P. SUART, R. C ; MARTORANO, S.A.; SOUZA, FABIO LUIZ DE (2007a). Oficinas Temáticas no Ensino Público visando a Formação Continuada de Professores. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2007, 107 p.

- SILVA, ERIVANILDO LOPES. Contextualização no Ensino de Química: Idéias e proposições de um grupo de professores sobre ensino contextualizado. Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo. Programa de Pós-Graduação Interunidades de Ensino de Ciências, IF, IQ, IB, FEUSP, 2007.

- DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de Ciências: Fundamentos e Métodos. São Paulo: Cortez, 2002.

- SANTOS, W. L. P., SCHNETZIER, R. P. Função Social - O que significa ensino de química para formar o cidadão? Química Nova na Escola, No. 4, 28-33, 1996.

- BRIGHENTE, I. M. C.; MARCONI, D. M. O.; SOUZA, T. C. R. Utilização de aulas experimentais como recurso instrucional. Disponível em <http://www.sbq.org.br/ranteriores/23/resumos/1321-1/ >. Data de acesso 5 de março 2005.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com