TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ecossistema Terrestres - Prática como Componente Curricular-PCC

Por:   •  16/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  529 Palavras (3 Páginas)  •  1.245 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLOGICAS

ECOSSISTEMA TERRESTES

Prática como Componente Curricular-PCC 

Tino Marcos Lima Evaristo RA: 1778772

NANUQUE – MG

2017


ECOSSISTEMA TERRESTES

[pic 2]

NANUQUE - MG

2017

Sumário

INTRODUÇÃO:        2

CARACTERIZAÇÃO DO PARQUE:        3

ECOSSISTEMA – CARACTERÍSTICAS:        3

COMPOSIÇÃO FLORÍSTICA E FAUNÍSTICA        4

Conclusão:        5

REFERÊNCIAS:        6

 


INTRODUÇÃO

O Parque Nacional da Chapada Diamantina é localizada no centro da Bahia, onde que nascem quase todos os rios das bacias do Paraguaçu, do Jacuípe e do Rio de Contas. O parque nacional é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.

Nessa região a vegetação é muito bela, composta de espécies da caatinga semiárida e da flora serrano, como muito destaque para as plantas bromélias, orquídeas e sempre –vivas.  Nessa região contém uma das maiores atitudes da Região Nordeste do Brasil: O pico do Barbado e o Pico das Almas, a região também é composta por 24 municípios.

O turismo na chapada diamantina é algo que se destaca em virtude de sua preservação.  A Chapada Diamantina é de suma importante não só para o Brasil como também para o mundo.

[pic 3][pic 4]

CARACTERIZAÇÃO DO PARQUE[pic 5]

A Chapada Diamantina é uma chapada limitada por penhascos de 41.751 quailômetros quadrados localizada na Bahia Central. Um dos 2 maiores picos nessa região  é o Pico do barbado com 2.033 metros, e o Pico das Almas com 1.958, sua formação geográfica faz parte do conjunto de serras e planaltos do Leste e do Sudeste do revelo brasileiro. O parque situa-se na Serra do Sincorá, no leste do planalto.  [pic 6]

A Chapada é realmente um  reduto de belezas naturais com mais de 50 tipos de orquídeas raríssimas que da qual existem somente nesse  lugar,, bromélias e trepadeiras, além de espécies animais raras, como o tamanduá-bandeira, porco-espinho, gatos selvagens, capivaras e inúmeros tipos de pássaros e cobras. Com o clima tropical com temperaturas bastante estáveis em todas as estações ajuda então para o crescimento e firmamento dessas espécies nesse local

ECOSSISTEMA – CARACTERÍSTICAS  

Na chapada Diamantina contém um ecossistema muito importante no nosso país que é a Mata Atlântica apesar de ser de caracteristicamente litorâneo, dai a importante da preservação desse ecossistema, em virtude desse ecossistema encontrasse animais e plantas raros no pais aumentando a biodiversidade.

COMPOSIÇÃO FLORÍSTICA E FAUNÍSTICA

Observa-se nessa Região na Fauna  gavião-pombo-pequeno (Buteogallus Lacernulatus), águia-cinzenta (Synallaxsis Whitney), guigó (calllicebus barbarabrownae), onça-parda( Puam concolor) e tamanduá-bandeira (Myrmecophaga onca) entre outras , flora é destacado muito, as orquídeas cattleya elongata, cattleya tenuis, cattleya x tenuata e bromélias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (267.6 Kb)   docx (153.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com