TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Física Bacharelado Atividade Portifólio

Por:   •  22/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  511 Palavras (3 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 3

Kaíque Pereira Siqueira - 8108447

Educação Física Bacharelado

Atividade Portifólio

Marilia de Carvalho Almeida

Centro Universitário Claretiano

Vitoria - ES

2020

  1. Qual a sua visão/conceituação sobre a Ginástica/Cinesioterapia Laboral? Quais são as divisões didáticas de sua prática?

A Ginástica Laboral é uma forma de quebrar a rotina de trabalho, pois com as atividades do trabalho tende a trazer uma tensão ao corpo. E a GL traz estímulos ao corpo para a prevenção e manutenção do corpo.

Existem duas modalidades didáticas da GL: GL Preparatória e GL Compensatória.

GL Preparatória: são atividades (exercícios de aquecimento/alongamento) feitas antes do trabalho ou nas primeiras horas para prevenção de lesões. O objetivo é aumentar a circulação sanguínea, aumentar a viscosidade das articulações e tendões e lubrificá-los.

GL Compensatória: são atividades feitas no meio do expediente de trabalho, visando relaxar os músculos que ficam tensionados durante o trabalho mais estático.

  1. Cite os objetivos da implantação de programas de Ginastica Laboral, baseado em vários autores.

Prevenção dos distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORTs), melhora da atenção durante o trabalho, redução dos acidentes de trabalho, diminuição do absenteísmo e procura ambulatorial, redução da rotatividade dos funcionários, melhora da condição física geral, prevenção da fadiga muscular, aumento do ânimo e disposição para o trabalho, melhora da qualidade de vida e do trabalho, promoção da saúde, promoção da consciência corporal, melhora do relacionamento interpessoal.

  1. Em um posto de trabalho, em que a demanda cognitiva é predominante, no qual o trabalhador fica a maior parte do tempo na postura sentada em sua jornada de trabalho, qual é o melhor programa de Ginástica/Cinesioterapia Laboral? Justifique e elabore um Programa de Ginástica Laboral para tal atividade.

A melhor abordagem seria a GL compensatória. Pois os músculos ficam parados por muito tempo em contração e é necessário fazer exercícios para a compensação que vai agir de forma mais terapêutica.

Plano para a atividade referida seria um alongamento dos músculos sendo eles:

  1.  Alongamento dos músculos do pescoço
  2. Alongamento dos flexores laterais do pescoço com ajuda das mãos
  3. Alongamento dos músculos peitorais na parede
  4. Alongamento dos músculos do quadril
  5. Alongamento lateral do ombro
  6. Postura do cachorro olhando para baixo com apoio na parede
  7. Inclinações laterais com apoio
  8. Postura da borboleta

  1. Em um ambiente de trabalho cuja Ergonomia é perfeita, não oferecendo risco ocupacional nenhum aos seus funcionários, é necessária a aplicação de Ginástica/Cinesioterapia Laboral? Por quê?

Sim, porque os exercícios físicos trazem inúmeros benefícios para os trabalhadores.

  1. Descreva os benefícios do exercício nos sistemas a seguir: a) Sistema Cardiorrespiratório. b) Sistema Musculoesquelético. Depois de concluir sua atividade, poste-a no Portfólio.

Sistema Cardiorrespiratório: eleva a taxa total de hemoglobina e beneficia a dinâmica circulatória, favorece retorno venoso, maior volume sistólico e diminuição da frequência cardíaca sanguínea e aumenta a ventilação pulmonar mediante ganho no volume-minuto e na redução da frequência respiratória.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (82.5 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com