TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudos em Crescimento, Desenvolvimento e Aprendizagem Motora (Questões de múltipla escolha)

Por:   •  19/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.372 Palavras (6 Páginas)  •  892 Visualizações

Página 1 de 6

1 - O Glossário de Conceitos permite a você uma consulta rá­pida e precisa das definições conceituais, possibilitando-lhe um bom domínio dos termos técnico-científicos utilizados na área de conhecimento dos temas tratados nos Estudos do Crescimento, Desenvolvimento e da Aprendizagem Motora. Desta forma assinale a alternativa que corresponde aos conceitos de Aprendizagem Motora:

a) corresponde às alterações físicas nas di­mensões corporais como um todo ou em partes espe­cíficas. Resultante de um complexo mecanismo celular envolve os seguintes fenômenos: hiperplasia (aumento do número de células); hipertrofia (aumento nas dimen­sões celulares) e acreção ou agregação (aumento nos espaços existentes entre as células). Segundo Malina e Bouchard (1991), a taxa de crescimento apresentada é altamente dependente da idade cronológica e desenvol­vimental, assim como do tecido em questão.

b) é atualmente entendido como um processo contínuo, extremamente complexo, influenciado tanto por fatores internos (aprendizagem, alterações oriundas da maturação, motivação intrínseca) quanto por fatores externos, sujeito a similaridades e di­versidades no seu decurso quando consideramos indiví­duos e populações diversas, sendo cientificamente sub­sidiado e focado tanto no produto quanto no processo.

c) processo de base biológica que se relaciona com o desdobramento gradual do potencial humano ge­neticamente determinado. Haywood e Getchell (2010, p. 25) definem maturação como "o progresso em direção à maturidade física, ao estado ótimo de integração funcional dos sistemas corporais de um indivíduo e à ca­pacidade de reprodução".

d) as mudanças associadas à prática ou experiência, em processos internos que de­terminam a capacidade de um indivíduo para executar uma habilidade motora (SCHMIDT; WRISBERG, 2010, p. 33).

e) é a capacidade de regular ou orientar mecanismos essenciais para o movimento. Ele envolve questões como as seguintes: como o sistema nervoso central (SNC) organiza os numerosos músculos e articulações em movimentos funcionais coordenados? Como as informações sensoriais do ambiente e do corpo são usadas para selecionar e controlar o movimento?” (SHUMWAY-COOK; WOOLLACOTT, 2003, p.1-2).

Resposta da questão: Alternativa D, as mudanças associadas à prática ou experiência, em processos internos que de­terminam a capacidade de um indivíduo para executar uma habilidade motora (SCHMIDT; WRISBERG, 2010, p. 33).

2 - O modelo da ampulheta de Gallahue é um modelo heurístico que pretende explicar o desenvolvimento e o crescimento humano de forma permanente. Sobre esta teoria assinale abaixo a alternativa que considera correta.

a) A teoria deve ser considerada rígida, sendo que todas as suas fases são respeitadas e a transição entre uma e outra ocorrem nos prazos determinados pelo autor, sendo assegurados pela extensa pesquisa realizada por ele durante a concretização da referida teoria.

b) A entrada de areia na ampulheta, que representa o “recheio da vida” se dá por fatores intrínsecos e extrínsecos ao indivíduo, sendo que tanto os fatores intrínsecos, quanto os extrínsecos podem ser modificados, sendo adicionada mais “areia” aos seus respectivos frascos.

c) A entrada de areia da ampulheta invertida depende do indivíduo, mas segundo o autor, começa por volta dos 50 anos. Essa saída é controlada por dois filtros: o primeiro é o filtro hereditário e o segundo o filtro do estilo de vida.

d) As faixas etárias propostas pela teoria devem ser consideradas enquanto uma orientação geral, pois, apesar de sua ordem ser inalterada, o ritmo com que se passa de uma fase para outra depende de fatores hereditários, ambientais e da tarefa.

e) Na ampulheta invertida, tanto o filtro hereditário, quanto o filtro do estilo de vida sofrem influências do comportamento e das atitudes assumidas pelo indivíduo durante sua vida, sendo maior ou menor o fluxo de areia através de ambos os filtros de acordo com as opções feitas.

Resposta da questão: A alternativa correta é a D, pois não há uma rigidez quanto ao ritmo com que se transita entre uma fase e outra, pois há uma dependência não somente dos fatores genéticos, mas também de fatores ambientais e da própria tarefa que se executa. No entanto, a sequência das fases é fixa e praticamente imutável.

3 - Esta fase se constitui inicialmente pelos movimentos de con­trole da cabeça, do pescoço e do tronco, do alcançar, pegar e sol­tar, do sentar-se, do arrastar-se, do engatinhar e do posicionar-se de pé, entre outros. A qual classificação pertence esse tipo de movimento?

a) movimentos reflexos

b) movimentos rudimentares

c) movimentos especializados

d) movimentos fundamentais

e) movimentos técnicos

Resposta da questão: Alternativa B, estas são características específicas dos movimentos rudimentares.

4 - Wallon também admite a existência de três leis que regulam o processo de desenvolvimento da criança em direção ao adulto: a lei da alternância funcional, a da preponderância funcional e a da integração funcional. Desta forma, assinale a alternativa que corresponde à lei da alternância funcional.

a) indica duas direções opostas que se alternam ao longo do desenvolvi­mento: uma centrípeta, voltada para a construção do eu e a outra centrífuga, voltada para a elaboração da realidade externa e do universo que a rodeia. Essas duas direções se manifestam alterna­damente, constituindo o ciclo da atividade funcional.

b) a função motora predomina nos primeiros meses de vida da criança, enquanto as funções afetivas e cognitivas se alternam ao longo de todo o desenvolvimento, ora visando a formação do eu (predominância afetiva), ora visando o conhecimento do mundo exterior (predominância cognitiva).

c) diz respeito às novas possibilidades que não se suprimem ou se sobrepõem às conquistas dos estágios anteriores,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (138.8 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com