TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO AMBIENTE ESCOLAR

Por:   •  20/5/2017  •  Artigo  •  4.466 Palavras (18 Páginas)  •  824 Visualizações

Página 1 de 18

UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ[pic 1]

CURSO DE GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Ministrada e certificada pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA, Reconhecida pela Portaria nº 821/ MEC – DOU de 01.06.94

OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO AMBIENTE ESCOLAR

ANTÔNIO ALBERTO ALVES JÚNIOR

FORTALEZA - CE

2017

ANTÔNIO ALBERTO ALVES JÚNIOR

OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO AMBIENTE ESCOLAR

Artigo apresentada a Universidade Estadual Vale do Acaraú- UVA, como requisito parcial para obtenção do título de Graduação em Educação Física. Sob a orientação do (a) Professor (a): PATRICIA MARIA NOGUEIRA SOMBRA.

FORTALEZA - CE

2017

Artigo apresentada a Universidade Estadual Vale do Acaraú- UVA, como requisito parcial para obtenção do título de Graduação em Educação Física. Sob a orientação do (a) professor (a) PATRICIA MARIA NOGUEIRA SOMBRA.

_____________________________________

ANTÔNIO ALBERTO ALVES JÚNIOR

Artigo aprovada em _____ / _______/ _______

_________________________________________________

Orientador (a) Prof. (a).

        

_____________________________________________________

Coordenador (a) do Curso:

FORTALEZA - CE

2017

RESUMO

Esta pesquisa objetivou discorrer sobre os desafios enfrentados pelos professores de Educação Física no ambiente escolar. Esta por sua vez, busca promover uma aprendizagem significativa sobre a importância da sua prática e o que a mesma contribui para a vida do aluno. Porém, muitos profissionais da área demonstram uma certa dificuldade para ministrar os conteúdos específicos desta disciplina e se deparam com grandes entraves no sistema educacional. Para atender ao presente estudo, a pesquisa teve natureza qualitativa e tipologia exploratória, descritiva e bibliográfica. Com base no estudo foi possível elencar que existem muitos desafios que os professores da disciplina enfrentam no ambiente escolar. A falta de privacidade nas aulas, o grande número de alunos por turma, falta de espaço físico e de material, baixos salários, indisciplina e falta de interesse dos alunos, desvalorização da Educação Física como disciplina, baixa autoestima e desmotivação por parte dos profissionais da área, são alguns dos principais desafios encontrados pela pesquisa.

Palavras-chave: Educação Física. Desafios. Disciplina.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ...................................................................................................6[pic 2]

1.1 Justificativa        7

1.2 Objetivos         7

1.2.1 Objetivo geral        7

1.2.2 Objetivos específicos        7

1.3 Problemática....................................................................................................8

1.4 Hipóteses.........................................................................................................8

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA..........................................................................9

2.1 Relação entre Educação Física e Escola.........................................................9

2.2 Desafios da Educação Física Escolar.............................................................10

3 METODOLOGIA        14

3.1 Natureza da pesquisa        14

3.2 Tipologia da pesquisa        14

4 APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS        15

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS        17

6 REFERÊNCIAS        19


1 – INTRODUÇÃO

Na atual sociedade marcada pela diversidade de contextos educativos, são vários os entraves com os quais os professores se deparam nas escolas. O professor de Educação Física, em sua prática pedagógica, enfrenta vários desafios que dificultam ou impedem que este atinja êxito em sua atuação como educador.

A dificuldade do relacionamento entre Educação Física e escola é notória para os educadores da área. A falta de planejamento e a ausência de integração da prática no processo educacional, são alguns dos desencadeadores de tal problemática. Porém, vale ressaltar ainda que muitos têm a ideia equivocada de que a Educação Física escolar, de nada possa contribuir para o desenvolvimento dos alunos. Ademais o desinteresse e a desvalorização por parte dos educandos também são um dos maiores desafios enfrentados pelos profissionais da área.  Portanto, o professor de Educação Física deverá manter uma postura participativa dentro do ambiente escolar tornando essa prática uma ferramenta de fundamental importância para a educação.

Diante das dificuldades ainda encontradas, é necessário que os professores, tenham as ferramentas que ofereçam suporte na busca pela inovação e a criatividade, criando novas formas metodológicas de promoção do processo de ensino e aprendizagem do aluno. A prática da Educação Física contribui para a educação do corpo, e deve ser valorizada, estabelecendo metas e respeitando cada campo de conhecimento das outras disciplinas.

Diante deste cenário a Educação Física desponta como um instrumento viabilizador da expressão, movimentação e percepção. Portanto, é importante que o professor de Educação Física acompanhe a evolução dos alunos, respeitando suas diferenças. Para tanto deve ser crítico e reflexivo, para que tenha condições de repensar a sua prática pedagógica, buscando novas vertentes para educar os seus alunos da melhor forma possível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.8 Kb)   pdf (203.2 Kb)   docx (37.6 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com