TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio Medidas e Avaliações

Por:   •  4/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.593 Palavras (7 Páginas)  •  456 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

Tiago Rodrigues Silva

8016866

Medidas e Avaliação da Atividade Motora

Portfólio Ciclo ll

Trabalho apresentado ao Claretiano Centro Universitário para a disciplina Medidas e Avaliação da Atividade Motora, como requisito parcial para obtenção de avaliação, ministrado pelo professor: Evandro Marianetti Fioco.

Brasília

2021

Levando em conta os conhecimentos adquiridos, após a leitura atenta da Unidade 1, realize a atividade a seguir e responda ao questionário. Não se esqueça de formatar seu trabalho com capa, alinhamento justificado e indicar as referências bibliográficas:

  1. A Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte deixa bem claro em seu posicionamento oficial sobre a necessidade de uma anamnese para a possível identificação dos riscos à saúde, antes de qualquer prática esportiva. Elabore um questionário de estratificação de risco, levando em consideração, os seguintes parâmetros: histórico familiar, diagnósticos clínicos, exames físicos e clínicos anteriores, pressão arterial, altura, peso, índice de massa corporal (IMC), histórico de sintomas, enfermidades recentes, problemas ortopédicos, uso de medicamentos, alergias e outros hábitos (atividade física, profissão, dieta, álcool e fumo). Lembre-se de criar pelo menos uma questão para cada parâmetro. Utilize essa atividade como exercício de sua prática profissional, para tanto após a criação do questionário aplique esse questionário a um voluntário (amigo ou a um familiar).

Nome: Jéssica Pereira dos Santos   Idade: 28 anos Peso: 58 quilos Altura: 1,63 metros PA: 120/80 IMC: 21.8

Data: 03/04/2021

                           Quais patologias fazem parte do seu histórico familiar?  Nenhuma.

Você sente algum fator incomum durante a pratica de exercícios físicos? ( x ) Sim (   ) Não

                          As vezes sinto tontura, mas são casos raros e isolados.

     

                         Algum médico te alertou recentemente sobre problemas clínicos?  

                        (   ) Sim ( x ) Não

 

                        Conhece algum motivo pela qual a atividade física possa eventualmente comprometer sua saúde?

                        (   ) Sim ( x ) Não

 

   Você possui alguma particularidade que pode ser afetada ou agravada devido a pratica de exercícios?

   (  ) Sim ( x ) Não


  Você utiliza algum medicamento de uso contínuo?

   (   ) Sim ( x )  Não

    Você possuí hábitos saudáveis? Justifique.

     

Sim, pratico atividade física, tenho atenção quanto a minha alimentação e evito ingerir alimentos ultra processados, não faço uso de cigarro, tomo bebida alcoólica com moderação, e costumo dormir 8 horas por dia.

  1. Descreva com suas palavras a metodologia empregada para mensurar a altura e a massa corporal e os instrumentos utilizados. Utilize essa atividade como exercício de sua prática profissional. Calcule o IMC de um voluntário (amigo ou a um familiar) e faça a classificação de sobrepeso e/ou obesidade de acordo com a tabela disponível na unidade 1.


Para mensurar a altura é utilizado o estadiômetro ou antropômetro específico, devemos mensurar a altura do topo da cabeça até a planta do pé para encontrar o resultado. Posicionamos o avaliado em pé, com o corpo ereto e suas roupas devem ser leves para melhor perceber o corpo. Braços ao longo do corpo, pés unidos pelos os calcanhares e ponta dos pés com um afastamento de aproximadamente 60º. Peso corporal distribuído e olhar para o horizonte.


Para mensurar a massa corporal devemos padronizar um horário tendo em vista que pode sofrer alteração de acordo com o ritmo cicardiano. O instrumento utilizado é uma balança o avaliado deve manter os bracos na lateral do corpo, os pés afastados próximos a linha do quadril e a cabeça olhando para o horizonte.

Voluntária: Nome: Jéssica Pereira dos Santos   Idade: 28 anos Peso: 58 quilos Altura: 1,63 metros PA: 120/80 IMC: 21.8 Peso normal

  1. O que a mensuração dos diâmetros ósseos estabelece e qual o instrumento utilizado e qual sua aplicação? Leia os conteúdos e responda com suas palavras.  

A mensuração dos diâmetros estabelece a distância entre duas proeminência óssea. Utilizamos os paquímetros para realizar as medidas.

  1. Quais são os pontos mais utilizados na mensuração dos diâmetros ósseos cite e explique como é feita a medida desses pontos?

Os pontos mais utilizados são:

Medida biacromial (Posicionamos o paquímetro na distância entre as bordas dos processos acromiais das escapulas);

Medida bicrista-ilíaco (Posicionamos o paquímetro na distância entre os pontos mais salientes com projeção lateral da crista ilíaca);

Medida biepicondilar do fêmur (Posicionamos o paquímetro na distância entre bordas laterais, condilos lateral e medial do fêmur);

Medida bimaleolar (Posicionamos o paquímetro na distância entre as bordas laterais dos maléolos);
Medida epicondilar do úmero (Posicionamos o paquímetro na distância entre as bordas medial e lateral do epicôndilo),
Medida biestiloide ( Posicionamos o paquímetro na distância entre as apófises do rádio e da ulna).

  1. O que você entende sobre perimetria corporal, descreva com suas palavras a metodologia e procedimentos utilizados para se mensurar os perímetros da cintura e do abdômen.

 

Entendo como a medida das circunferências. Para mensurar a cintura utilizamos a fita antropométrica tendo como referência a parte mais estreia do tronco para realizar a medição. Para realizar a mensuração do abdômen utilizamos como referência a cicatriz umbilical e utilizamos a fita para a medição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (218.1 Kb)   docx (111.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com