TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PARTO HUMANIZADO NA PERCEPÇÃO DAS PARTURIENTES EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DE TOLEDO-PR

Por:   •  2/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  6.661 Palavras (27 Páginas)  •  508 Visualizações

Página 1 de 27

UNIVERSIDADE PARANAENSE - UNIPAR[pic 1][pic 2]

CURSO DE ENFERMAGEM – CAMPUS TOLEDO

MARCOS FERNANDO SOARES

O PARTO HUMANIZADO NA PERCEPÇÃO DAS PARTURIENTES EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DE TOLEDO-PR

TOLEDO – PR

2014

MARCOS FERNANDO SOARES

O PARTO HUMANIZADO NA PERCEPÇÃO DAS PARTURIENTES EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DE TOLEDO-PR

Trabalho de Conclusão do Curso apresentado à Banca Examinadora do Curso de Graduação em Enfermagem – Universidade Paranaense – UNIPAR, Unidade de Toledo - PR, como requisito parcial para a obtenção do título de Enfermeiro.

Orientadora: Profª. Me. Sirlene de Fátima da Silva Dela Torre

TOLEDO – PR

2014                                 

FOLHA DE APROVAÇÃO

MARCOS FERNANDO SOARES

O PARTO HUMANIZADO NA PERCEPÇÃO DAS PARTURIENTES EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DE TOLEDO-PR

Trabalho de conclusão aprovado como requisito parcial para a obtenção de grau de Enfermeiro da Universidade Paranaense – UNIPAR, pela seguinte banca examinadora:

___________________________________________

Sirlene de Fátima da Silva Dela Torre

Mestre em Saúde Coletiva UERJ

_________________________________________________

Nagmara Engel

Especialista em Saúde da Mulher

_________________________________________________

Solange Carneiro Francescon

Especialista em Enfermagem do Trabalho e Saúde Ocupacional

Toledo, 06 de Novembro de 2014.

APRESENTAÇÃO

O Trabalho de conclusão de curso está sendo apresentando ao colegiado do curso de Enfermagem da Unidade de Toledo da Universidade Paranaense – UNIPAR na forma de artigo científico, conforme regulamento específico. Este artigo está adequado às instruções para autores da revista ARQUIVOS DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DA UNIPAR (ISSN on line – 1982-114X). Anexo A.

DEDICATÓRIA        

Dedico este trabalho a minha Mãe. Por sempre acreditar, me apoiar, incentivar, ajudar e orar por mim. Mulher linda, maravilhosa e que me ensinou a ser uma pessoa do bem. Mãe, te amo.

AGRADECIMENTOS

Agradeço primeiramente a Deus por ter me concedido mais essa vitória, essa benção e minha vida, pois sem Ele eu não teria conseguido alcançar meu objetivo.

A minha esposa Aline Soares, a pessoa com quem eu divido a vida, que esteve ao meu lado em todos os momentos fáceis, difíceis, alegres e tristes dessa minha caminhada, por seu amor, carinho, suas orações e compreensão.

Aos meus familiares, meu pai Luis Soares, minha mãe Maria do Carmo, meus irmãos Adenízia e Marcio que me ajudaram, apoiaram, me deram forças para seguir em frente.

A duas pessoas muito especiais pra mim que mesmo não tendo o mesmo sangue me ajudaram bastantes que são os avós que eu ganhei Manoel e Maria de Fátima, que sempre estiveram do meu lado, me ajudando, orando e fazendo muitas vezes mais do que o necessário por mim.

Aos meus amigos de Castanheira-MT que mesmo longe fisicamente estavam perto dentro do meu coração. A amizade que temos vai além das barreiras e dos limites demográficos de cada estado, pois a amizade verdadeira ela dura para sempre, mesmo longe um do outro. Também aos amigos daqui que me ajudaram, me deram seu apoio nos momentos críticos e difíceis.

Aos meus colegas de sala de aula pelo aprendizado do convívio com cada um, mostrando que é possível conviver e aprender com as diferenças.

Aos meus colegas de trabalho que me ajudaram em minha formação, pois cada lugar que estive aprendi muito e isso não tem dinheiro que pague o conhecimento, a amizade e o carinho que conquistei.

“Para mudar o mundo, primeiro é preciso mudar a forma de nascer”.

Michel Odent

O PARTO HUMANIZADO NA PERCEPÇÃO DAS PARTURIENTES DE UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DE TOLEDO-PR

Marcos Fernando Soares1

Sirlene de Fátima da Silva Dela Torre2

1 Acadêmico do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Paranaense - UNIPAR, Unidade Universitária de Toledo- PR. Orientando do Trabalho de Conclusão do Curso.  Endereço: Rua Vasco da Gama, n.º 99, complemento apto 01 CEP: 85.910-030 Cidade: Toledo-PR, Telefone: (45) 9958-2542. E-mail: marcosfernando.mfs@hotmail.com.

2 Orientadora do Trabalho de Conclusão do Curso. Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Paranaense - UNIPAR, Unidade Universitária de Toledo- PR. sirlenedelatorre@gmail.com Telefone: (45) 9121-1308.

O PARTO HUMANIZADO NA PERCEPÇÃO DAS PARTURIENTES DE UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DE TOLEDO-PR

Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar a percepção e a experiência das parturientes sobre o parto humanizado. A OMS (Organização Mundial da Saúde) elaborou a assistência ao Parto Normal criando ações para atender as necessidades básicas da mulher e de sua família. A atenção humanizada para o MS (Ministério da Saúde) é um conjunto de conhecimentos, práticas e atitudes que promovem o parto normal e nascimento saudável. Trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa, realizada em uma UBS (Unidade Básica de Saúde) da cidade de Toledo-PR, com 15 puérperas, com idade acima de 18 anos, que tiveram seu parto normal, utilizou-se um questionário misto com questões abertas e fechadas. A análise dos dados nos revelou que 63% das participantes escolheram ter seu parto normal desde o pré-natal, destas 70% responderam que o parto normal é melhor, e recupera mais rápido, mostrando ter um bom conhecimento sobre os benefícios do parto natural e 33% que tiveram o parto normal, mas não escolheram não tiveram uma boa percepção. As mulheres tiveram seu parto realizado por equipe multiprofissional, destacando a presença e a participação da enfermeira obstetra, profissional que realiza parto normal sem distócia. Ao final deste trabalho observamos que a percepção da maioria das mulheres foi positiva, que as informações passadas no pré-natal ajudaram estas mulheres a terem a consciência de que passariam pelo trabalho de parto, parto e pós-parto e que a recuperação seria mais rápida e benéfica para ela e o bebê.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.2 Kb)   pdf (1.2 Mb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com