TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FARMÁCIA COMUNITÁRIA

Por:   •  22/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.938 Palavras (12 Páginas)  •  4.961 Visualizações

Página 1 de 12

FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE BACABAL – FEBAC

CURSO DE FARMÁCIA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM  FARMÁCIA COMUNITÁRIA (UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DJALMA MARQUES)

SANTA INÊS – MA

2018

NEUZIANE FERREIRA GOMES

RAYSSA CRISTINA BOTELHO FREITAS

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM  FARMÁCIA COMUNITÁRIA (UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DJALMA MARQUES)

Relatório apresentado para demonstrar as atividades de Estágio Curricular obrigatório, desenvolvido no 5º período do curso de Farmácia como requisito para obtenção de nota, tendo como orientador o professor: Msc. José Lopes P. Júnior.

SANTA INÊS – MA

2018

RESUMO

O presente trabalho teve como finalidade relatar as práticas realizadas e observações durante este estágio. O estágio supervisionado no curso de Farmácia, é uma etapa fundamental na formação dos estudantes, pois permite ao aluno pôr em prática, seus conhecimentos vistos em sala de aula. O estágio ocorreu respectivamente, na Unidade Básica de Saúde Djalma Marques, na cidade de Santa Inês – MA, no qual o estágio foi realizado entre os dias 19/03/2018 à 16/04/2018, com carga horária total de 90 horas, onde tivemos como preceptora, a Farmacêutica Denise Rialle Lobo da Silva, que nos orientou sobre o exercício da profissão farmacêutica no âmbito da Farmácia Comunitária.

PALAVRAS-CHAVE: Estágio, Farmácia, Unidade Básica de Saúde, Profissão.

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO05
  2. JUSTIFICATIVA06
  3. CARACTERIZAÇÕES DOS CAMPOS DE ESTÁGIO07
  1. HISTÓRICO E ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS DA FARMÁCIA COMUNITÁRIA 07
  1. OBJETIVOS09

4.1 OBJETIVO GERAL09

4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS09

  1. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS10
  1. FARMÁCIA COMUNITÁRIA10
  2. FÁRMACOS MAIS UTILIZADOS12
  3. PERCEPÇÃO DO ESTAGIÁRIO13
  1. ESTÁGIO SUPERVISIONADO, PAPEL DO FARMACÊUTICO NA ATENÇÃO E ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA.14
  2. CONSIDERAÇÕES FINAIS16
  3. ANEXOS17

REFERÊNCIAS19


  1. INTRODUÇÃO

                A farmácia comunitária, dada a sua acessibilidade à população, é uma das portas de entrada no Sistema de Saúde. É um espaço que se caracteriza pela prestação de cuidados de saúde de elevada diferenciação técnico-científica, que tenta servir a comunidade sempre com a maior qualidade. Na farmácia comunitária realizam-se atividades dirigidas para o medicamento e atividades dirigidas para o doente. Para que o farmacêutico possa realizar estas atividades, necessita de instalações, equipamentos e fontes de informação apropriadas, ou seja, necessita que a farmácia possua a estrutura adequada para o cumprimento das suas funções (Ordem dos Farm. Site. Farmácia Comunitária).

              O farmacêutico é de suma importância para o ciclo de funcionamento da UBS (Unidade Básica de Saúde) e atua com responsabilidade e comprometimento com o restabelecimento e manutenção da saúde do seu paciente, bem como na prevenção de doenças e agravos. Sua participação em campanhas de promoção e orientação sobre saúde em sua comunidade, sendo elas realizando a dispensação de medicamentos, a atenção farmacêutica e boas práticas de armazenamento.

              “A dispensação não configura apenas o momento em que determinada prescrição é aviada. Não é a troca de mercadorias por receita médica. Tão, ou mais importante que o medicamento recebido pelo paciente, são as informações envolvidas e as dúvidas esclarecidas”. Dispensar medicamentos é um ato farmacêutico que traz inúmeros benefícios aos pacientes e muito valoriza o profissional. Sua atuação na dispensação garante o direito da população à informação e reafirma a toda a sociedade o verdadeiro papel do farmacêutico como profissional de saúde. (CFF).


  1. JUSTIFICATIVA

        O Estágio Curricular Supervisionado é de extrema importância, visto que é o espaço onde o Acadêmico terá a oportunidade de desenvolver o seu lado profissional, para a profissão escolhida, tendo em vista que, durante o estágio, pode-se colocar em prática todo o embasamento teórico trabalhado em sala de aula, com a orientação constante de um profissional qualificado, experiente.

        Durante o Estágio, foi possível observar que os farmacêuticos devem sempre estar preparados para serem solicitados para prestar a devida assistência farmacêutica ao indivíduo.


  1. CARACTERIZAÇÕES DOS CAMPOS DE ESTÁGIO
  1. Histórico e Estruturas Organizacionais da Farmácia Comunitária

A Farmácia comunitária é um estabelecimento de saúde devidamente creditado que apenas poderá servir a população depois de lhe ter sido atribuído o alvará emitido pela Autoridade Nacional dos Medicamentos e Produtos de Saúde (Infarmed).

A área da farmácia encontra-se devidamente iluminada e ventilada assim como em todas as secções existe um termo higrômetro, o qual regista a temperatura e a humidade a fim de assegurar as condições ideias de armazenamento.

Esta é uma área de extrema importância, uma vez que é nesta que se dá a prestação principal do ato farmacêutico e que na qual o utente obtém os produtos farmacêuticos e coloca as suas dúvidas.

À disposição do público existem diversos produtos farmacêuticos, entre eles, produtos de puericultura, dermocosmético, capilares, de higiene oral, infusões, entre outros. Estes encontram-se dispostos principalmente em lineares, mas também em gôndolas, mediante sejam produtos de época sazonal, como é exemplo os protetores solares.

 A Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF) é uma área restrita, destinada a receber, armazenar, controlar o estoque e distribuir materiais e medicamentos para uso nas atividades ambulatoriais, centro odontológico e farmácia básica de toda a Cidade de Santa Inês.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.1 Kb)   pdf (314.3 Kb)   docx (139.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com