TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudos em Crescimento, Desenvolvimento e Aprendizagem Motora (Questões de múltipla escolha)

Por:   •  19/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.372 Palavras (6 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 6

1 - O Glossário de Conceitos permite a você uma consulta rá­pida e precisa das definições conceituais, possibilitando-lhe um bom domínio dos termos técnico-científicos utilizados na área de conhecimento dos temas tratados nos Estudos do Crescimento, Desenvolvimento e da Aprendizagem Motora. Desta forma assinale a alternativa que corresponde aos conceitos de Aprendizagem Motora:

a) corresponde às alterações físicas nas di­mensões corporais como um todo ou em partes espe­cíficas. Resultante de um complexo mecanismo celular envolve os seguintes fenômenos: hiperplasia (aumento do número de células); hipertrofia (aumento nas dimen­sões celulares) e acreção ou agregação (aumento nos espaços existentes entre as células). Segundo Malina e Bouchard (1991), a taxa de crescimento apresentada é altamente dependente da idade cronológica e desenvol­vimental, assim como do tecido em questão.

b) é atualmente entendido como um processo contínuo, extremamente complexo, influenciado tanto por fatores internos (aprendizagem, alterações oriundas da maturação, motivação intrínseca) quanto por fatores externos, sujeito a similaridades e di­versidades no seu decurso quando consideramos indiví­duos e populações diversas, sendo cientificamente sub­sidiado e focado tanto no produto quanto no processo.

c) processo de base biológica que se relaciona com o desdobramento gradual do potencial humano ge­neticamente determinado. Haywood e Getchell (2010, p. 25) definem maturação como "o progresso em direção à maturidade física, ao estado ótimo de integração funcional dos sistemas corporais de um indivíduo e à ca­pacidade de reprodução".

d) as mudanças associadas à prática ou experiência, em processos internos que de­terminam a capacidade de um indivíduo para executar uma habilidade motora (SCHMIDT; WRISBERG, 2010, p. 33).

e) é a capacidade de regular ou orientar mecanismos essenciais para o movimento. Ele envolve questões como as seguintes: como o sistema nervoso central (SNC) organiza os numerosos músculos e articulações em movimentos funcionais coordenados? Como as informações sensoriais do ambiente e do corpo são usadas para selecionar e controlar o movimento?” (SHUMWAY-COOK; WOOLLACOTT, 2003, p.1-2).

Resposta da questão: Alternativa D, as mudanças associadas à prática ou experiência, em processos internos que de­terminam a capacidade de um indivíduo para executar uma habilidade motora (SCHMIDT; WRISBERG, 2010, p. 33).

2 - O modelo da ampulheta de Gallahue é um modelo heurístico que pretende explicar o desenvolvimento e o crescimento humano de forma permanente. Sobre esta teoria assinale abaixo a alternativa que considera correta.

a) A teoria deve ser considerada rígida, sendo que todas as suas fases são respeitadas e a transição entre uma e outra ocorrem nos prazos determinados pelo autor, sendo assegurados pela extensa pesquisa realizada por ele durante a concretização da referida teoria.

b) A entrada de areia na ampulheta, que representa o “recheio da vida” se dá por fatores intrínsecos e extrínsecos ao indivíduo, sendo que tanto os fatores intrínsecos, quanto os extrínsecos podem ser modificados, sendo adicionada mais “areia” aos seus respectivos frascos.

c) A entrada de areia da ampulheta invertida depende do indivíduo, mas segundo o autor, começa por volta dos 50 anos. Essa saída é controlada por dois filtros: o primeiro é o filtro hereditário e o segundo o filtro do estilo de vida.

d) As faixas etárias propostas pela teoria devem ser consideradas enquanto uma orientação geral, pois, apesar de sua ordem ser inalterada, o ritmo com que se passa de uma fase para outra depende de fatores hereditários, ambientais e da tarefa.

e) Na ampulheta invertida, tanto o filtro hereditário, quanto o filtro do estilo de vida sofrem influências do comportamento e das atitudes assumidas pelo indivíduo durante sua vida, sendo maior ou menor o fluxo de areia através de ambos os filtros de acordo com as opções feitas.

Resposta da questão: A alternativa correta é a D, pois não há uma rigidez quanto ao ritmo com que se transita entre uma fase e outra, pois há uma dependência não somente dos fatores genéticos, mas também de fatores ambientais e da própria tarefa que se executa. No entanto, a sequência das fases é fixa e praticamente imutável.

3 - Esta fase se constitui inicialmente pelos movimentos de con­trole da cabeça, do pescoço e do tronco, do alcançar, pegar e sol­tar, do sentar-se, do arrastar-se, do engatinhar e do posicionar-se de pé, entre outros. A qual classificação pertence esse tipo de movimento?

a) movimentos reflexos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (138.8 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com