TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REGULAMENTAÇÃO PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR- PCC

Por:   •  18/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  954 Palavras (4 Páginas)  •  88 Visualizações

Página 1 de 4

REGULAMENTAÇÃO

PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR- PCC

MATRIZ 2017

DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Art. 1º Esta regulamentação tem como objetivo definir as diretrizes que regulamentam a Prática como Componente Curricular dos Cursos de Educação Física (licenciatura e bacharelado) do Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA, tendo como referencial o conjunto de disposições legais que regulamentam os Cursos de Graduação.

DA CARACTERIZAÇÃO DAS PRÁTICAS DE CONHECIMENTO

No Parecer CNE/CP 28/ 2001 por “prática” se entende “o próprio modo como às coisas vão sendo feitas cujo conteúdo é atravessado por uma teoria”.

A prática como componente curricular é, pois, uma prática que produz algo no âmbito do ensino. Sendo a prática um trabalho consciente (...) ela terá que ser uma dar conta dos múltiplos modos de ser da atividade acadêmico-científica. Assim, ela deve ser planejada quando da elaboração do projeto pedagógico e seu acontecer deve se dar desde o início da duração do processo formativo e se estender ao longo de todo o seu processo. Em articulação intrínseca com o estágio supervisionado e com as atividades de trabalho acadêmico, ela concorre conjuntamente para a formação da identidade do professor como educador.

Assim, a Prática como Componente Curricular é uma prática que deve produzir algo no âmbito do ensino, podendo ser entendida como:

- uma estratégia para a problematização e a teorização de questões pertinentes ao campo da educação e a área de ensino de..., oriundas do contato direto com o espaço escolar e educacional e com o espaço das vivências e experiências acadêmicas ou profissionalizantes;

- um mecanismo para viabilizar a integração entre os diferentes aportes teóricos que compõem a investigação científica e os campos de conhecimento em educação e ensino de ....

Terá como finalidade a articulação das diferentes práticas, numa perspectiva interdisciplinar, pois nesta prática a ênfase estará nos procedimentos de observação e reflexão, registro das observações realizadas e resolução de situações-problema.

 Art. 2º: A Prática como Componente Curricular (PCCC) é um componente obrigatório na integralização das atividades acadêmicas próprias da formação do graduado, e consiste no conjunto de atividades que inter-relacionam o conteúdo próprio das disciplinas do curso com práticas planejadas e executadas pelos discentes sob a orientação do docente responsável pela disciplina com a principal finalidade de introduzir práticas relacionadas a futura profissão na formação do discente desde o primeiro ano do curso. As atividades são desenvolvidas no ambiente educativo, futuro campo de atuação do professor, e serve como oportunidade para o conforto entre a teoria apreendida e a prática, com vistas à investigação científica. Tais atividades respeitam os níveis de assimilação o que depende das condições teórico-metodológicas do aluno. Por isso, em várias situações de classe, a Prática poderá vincular-se a relação educação-trabalho, como um meio de estimular esse envolvimento e preparar o aluno para o contato direto com o mercado.

Parágrafo Único: A Prática nos Cursos de Educação Física tem o tratamento de um componente curricular que permeia todo o curso e tem o propósito de colaborar para a formação da identidade do profissional pesquisador, reflexivo e atuante na sociedade a partir da articulação com as demais disciplinas mediante ações educativas integradoras, que estreitem o vínculo academia-escola-comunidade.

DOS OBJETIVOS

 Art. 3º: A Prática como Componente Curricular (PCCC) tem como objetivos propiciar ao acadêmico:

- A vivência de situações concretas de trabalho que lhe possibilitem a integração dos conhecimentos teóricos e práticos, com os conhecimentos próprios da formação do profissional enquanto licenciado ou bacharel.

 - A auto-reflexão sobre a construção dos conceitos próprios dos conteúdos no processo de explicitação de sua aprendizagem em público.

DAS DISCIPLINAS QUE COMPÕEM AS PRÁTICAS DE CONHECIMENTOS DA OPERACIONALIZAÇÃO

Art. 4º: A prática como componente curricular será configurada, no interior de disciplinas da grade curricular obrigatória do curso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (324.1 Kb)   docx (210.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com