TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O LÚDICO NA PEDIATRIA E O PAPEL DO ENFERMEIRO FRENTE À ASSISTÊNCIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA

Por:   •  7/12/2017  •  Trabalho acadêmico  •  454 Palavras (2 Páginas)  •  88 Visualizações

Página 1 de 2

Tema: O LÚDICO NA PEDIATRIA E O PAPEL DO ENFERMEIRO FRENTE À ASSISTÊNCIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA

SILVA, Alisson Bruno Ribeiro. 2017

Academico de Enfermagem:

Orientadora: Ana Lígia da Silsa Souza

Introdução:

O lúdico se trata de uma forma de envolvimento prazeroso, com o uso de técnicas de incluir a criança em algo que não venha ser de seu cotidiano. Vale ressaltar que na década em que vivemos, existe grande escassez de entretenimento que possa chamar a atenção das crianças para determinados assuntos, mostrando ao mesmo, que existem diversas formas de fazer uma consulta de enfermagem que por vezes o amedronta, se torne algo divertido e essencial. Cabe ao enfermeiro saber lidar com essa criança, e adotar as práticas prazerosas de forma que possa estreitar os laços. Diante dessa, utilizando formas que venha abrigar as necessidades do enfermeiro ao realizar seu trabalho, e a praticidade de promoção a consulta ao paciente. A confiança de uma criança é difícil de ser conquistada, e o profissional precisa estar preparado e treinado para lidar com o público infantil, acima de tudo a vontade de fazer com que a consulta tenha dinâmica e entretenimento. Sendo realizadas todas essas ações de melhorias, a criança irá perceber que o enfermeiro deixa de ser o vilão da historia que tanto lhe põe pavor, passando a ser seu herói que cuida e dedica atenção.

Objetivo:

Metodologia:

O presente estudo se tratou de uma pesquisa descritivo-exploratória do tipo revisão bibliográfica, com abordagem qualitativa. A coleta de dados se deu no período de Julho a Novembro de 2017, com bases de dados disponíveis na internet: Scielo (Scientific Electronic Library Online), BVS (Biblioteca Virtual de Saúde), LILACS (Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde) e Google Acadêmico.

Os descritores e suas associações usados para a busca de artigos foram: “Lúdico”, “Humanização” e “Pediatria”. A amostra foi composta por 28 artigos, científicos publicados em revistas indexadas. Aos critérios de inclusão usados no estudo foram: Publicações no idioma Português, nos 10 últimos anos, e que se introduziram em alguns dos objetivos específicos no seu resumo. Foram excluídos 5 artigos por não fornecerem informações relevantes para a elaboração deste trabalho. Após seleção dos materiais, os artigos foram lidos, resumidos, e divididos em três capítulos

Resultado e discussão:

Considerações Finais:

Pelo exposto, sugere-se que os profissionais enfermeiros busquem novos métodos de atendimentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (43.8 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com