TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Adolescência

Por:   •  10/3/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.076 Palavras (5 Páginas)  •  397 Visualizações

Página 1 de 5

A Adolescência

Introdução: A adolescência é o período intermediário do ser humano, quando este está passando da infância para a fase adulta. Durante essa fase ocorrem diferentes transformações tanto biológicas (físicas) como psíquicas (emocionais) devido ao desenvolvimento hormonal que tem início nessa fase. Portanto, desde os distúrbios psicológicos (TPM, ansiedade, estresse) até os pelos pubianos e a primeira menstruação são derivados desse processo de desenvolvimento hormonal que ocorre nesta fase.

Puberdade: O período mais comum para se acontecer esse processo de desenvolvimento hormonal, chamado puberdade, é entre 9 a 14 anos de idade, mas há casos em que a puberdade pode ser precoce ou atrasada.  Ainda não há explicações para o fenômeno do atraso ou do adiantamento da puberdade, mas os principais motivos se dão a excesso/falta de hormônios responsáveis por essas mudanças. Há quem afirme que quanto mais cedo a criança for exposta ao conhecimento da sexualidade mais rápido será a maturação sexual e hormonal da mesma, mas ainda não é uma tese defensável por envolver inúmeras variáveis.

Alterações Físicas: Neste desenvolvimento hormonal nos adolescentes é comum grandes alterações físicas. São elas: o aparecimento de acnes, o aparecimento de pelos pubianos e nas axilas, crescimento do órgão genital masculino, desenvolvimento das glândulas mamárias, aparecimento da primeira menstruação (no caso das meninas), primeira ejaculação (nos meninos), entre outras. Muitos adolescentes sofrem com esses tipos de mudanças físicas. Os casos mais frequentes desses problemas com adolescentes são o excesso de acne e a desregulação da menstruação (nas meninas).

ACNE:

Intro: Por ser um dos problemas mais frequentes na adolescência separamos um conteúdo sobre acnes. Vamos falar um pouco sobre o que é e como prevenir. A acne é uma condição da pele que ocorre quando os folículos pilosos (regiões em que nascem os pelos) da pele ficam obstruídos por sebo e células mortas, sendo colonizados por bactérias que geram inflamação. Acne mais comumente aparece no rosto, pescoço, peito, costas e ombros. Nós não podemos confundir acne com espinhas ou cravos. Como já disse, acne é apenas uma condição da pele e essa condição permite a ocasião de espinhas e cravos.

 Por que isso acontece? Os folículos pilosos estão ligados a glândulas sebáceas, que secretam uma substância oleosa, conhecida como sebo, para lubrificar o seu cabelo e pele. Quando o corpo produz uma quantidade excessiva de sebo e células mortas da pele, os dois podem se acumular nos folículos pilosos, criando um ambiente onde as bactérias podem prosperar causando espinhas e cravos.

 Como prevenir?

  • Lave a pele suavemente e sem exagero: o hábito de lavar a pele com frequência pode agravar ainda mais a acne, pois nesse processo de limpeza é retirada a oleosidade da sua pele. Assim o organismo entende que é necessário maior quantidade de sebo naquele local para suprir a falta podendo agravar o problema futuramente, por tanto mantenha a limpeza, mas de forma moderada!
  • Evite tocar sua pele: A sujeira e a gordura existente nas mãos, ao entrarem em contato com regiões onde costumam ocorrer a ocasião da acne também podem agravar o problema
  • Lave o cabelo regularmente: A maior concentração de pelos em nosso corpo é o cabelo e ele também possui uma grande quantidade de oleosidade que pode ser transmitida para nossa pele. Lavar o cabelo, preservar a oleosidade moderada e evitar sujeiras é também uma forma de prevenir a acne.

Transformações Psicológicas: A adolescência é a fase de preparação para a fase adulta onde se tem o contraste da infância com essa maturação. Esse processo está cheio de transformações emocionais e psicológicas. Os adolescentes começam a criar um pensamento mais crítico que antes e a formarem opiniões, mas também há o desenvolvimento de sentimentos como a ansiedade e a insegurança que são os dois principais fatores dessa fase. Há também a necessidade desses andarem em grupos de interesses comuns e se afirmarem neles. Já que é uma fase onde eles estão construindo sua identidade, a relação com pessoas que possuam gostos parecidos e que tenham idades compatíveis é algo de muita importância para autoafirmação do adolescente. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (107.2 Kb)   docx (716.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com