TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Reflexiva Ciência Biológicas Licenciatura

Por:   •  3/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  493 Palavras (2 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 2

O papel do professor e do ambiente escolar no ensino - Como deve ser a prática docente frente aos novos desafios da educação?

O período escolar tem uma grande importância na vida de uma pessoa, pois nele os alunos ampliam suas relações interpessoais e conhecimentos.

Tanto o professor como o ambiente escolar devem desempenhar um papel socializador, contribuindo para que o aluno desenvolva conhecimentos e personalidade. Estimulando sempre a busca de aprendizado, de ampliar e melhorar a relação professor-aluno, aluno-comunidade, de criar oportunidades para os alunos manifestarem seus pensamentos, linguagem, criatividade, reações, imaginação, ideias e relações sociais.

A forma tradicional de ensino, adotada outrora, onde o professor era o centro do ensino e a forma de transmissão do conhecimento era através de apresentações de conteúdos, exemplos, exercícios, os alunos aprendiam pela reprodução, não haviam interação entre alunos, alunos e professores e escola e sociedade. Portanto, tornou-se inadequada aos dias de hoje.

O processo de ensino-aprendizagem, a postura de professores e escola enfrentam desafios devido o surgimento de novas tecnologias e mudanças nos padrões comportamentais dos alunos e sociedade. Então, métodos inovadores surgem substituindo a forma tradicional de ensino.

De acordo com ZANELA (2007, p.27):

“A visão inovadora, na comunicação e transmissão de informações, trazida pelas novas tecnologias são instrumentos importantíssimos de transformação dando-lhe um novo sentido no processo de ensinar desde que consideremos todos os recursos tecnológicos disponíveis, que estejam em interação com o ambiente escolar no processo de ensino-aprendizagem”.

“O docente inovador precisa ser criativo, articulador e, principalmente, parceiro de seus alunos no processo de aprendizagem.” (BEHRENS, 2000, p. 71)

Assim, a interação professor-aluno deve ser mais dinâmica, o professor além de transmitir conhecimentos, deve também orientar seus alunos em busca do saber, os estimulando a construírem conceitos, habilidades, atitudes, analisarem e serem críticos frente as mais diversas situações, propiciando o crescimento não apenas do conhecimento escolar, mas também o pessoal, como cidadão.

O papel do educador é contribuir para o crescimento próprio e de seus alunos. Portanto, devem adequar sua metodologia e recursos audiovisuais, exercendo um papel de mediador no processo de ensino-aprendizagem, estimulando seus alunos realizar consultas, interpretar e entender o que lê, adequar o conhecimento obtido em sala de aula em situações diárias, realizar experiências, analisar e discutir os resultados, estimulá-los a compreender a relação entre os problemas atuais e o desenvolvimento científico. Assim, estes profissionais estarão colaborando para a formação de pensamento, análise e ação de seus alunos, os capacitando a exercerem o seu papel de cidadão.

Referências Bibliográficas

BEHRENS, M. A. Projetos de aprendizagem colaborativa num paradigma emergente. In: MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 7. Ed. São Paulo: Papirus, 2000. p. 67-132.

CAVALCANTI, A.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (38 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com