TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Reflexiva Educação Física Licenciatura

Por:   •  8/5/2021  •  Resenha  •  745 Palavras (3 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 3

Nome: Aline Cristina Marques

RGM: 20728735

Tutor: Dr. Edenilson P. da Silva Junior

Disciplina: Prática de ensino em Educação Física na Educação Infantil e Anos Iniciais do Fundamental

Atividade Reflexiva – Unidade II

Tema: Brincadeiras na Educação Infantil

Objetivos Gerais e de aprendizados:

Fazendo com que elas aprendam brincando, nessa parte envolver todos da sala como uma equipe e incluído aquelas crianças de inclusão.

Sendo assim, tornando divertida a aula de Educação Física, fazendo com que as crianças se despertam o interesse em atividade física desde pequenas.

Será desenvolvido de forma simples e trabalhar o lado lúdico das brincadeiras e jogos, sendo que são recreativas dirigidas a elas devem desenvolver habilidades específicas:

  • Coordenação motora
  • Orientação espacial
  • Ritmo, equilíbrio
  • Organização temporal
  • Desenvolver a linguagem como forma de comunicação.
  • Desenvolvimento Cognitivo
  • Trabalho em grupo
  • Inclusão  

Desenvolvimento:

Serão executadas 4 brincadeiras nas devidas faixa etária escolhida e relacionada a cima em cada aula, todas as crianças terão ajudas dos professores para executar cada uma delas.

  1. Corrida do Saci

Tem como objetivo trabalhar a coordenação motora, o equilíbrio e velocidade.

Execução: O professor deverá montar um ponto de partida e um de chegada. As crianças deverão ficar posicionadas em fila, cada uma segurará uma das pernas flexionadas para trás, na posição de saci.

Quando for dado o sinal, elas devem sair pulando até alcançarem a linha de chegada. Deverá ser eliminada a criança que colocar os dois pés no chão e ganhará ultrapassar a linha de chegada primeiro. Para não haver exclusão, a criança que colocar o pé no chão poderá pagar uma prenda ao invés de ser eliminada.

  1. Pega-pega

Execução: um aluno começa sendo o pegador. Os outros deverão fugir. No momento que o pegador encostar em alguém este passa a ser o pegador. Poderá variar também com pega-ajuda: ao passo que o pegador encosta em outro aluno este também passa a ser pegador.

Corrente: quando for pego o aluno deverá dar a mão ao pegador e ajudará a pegar e assim sucessivamente, sendo que somente o aluno da ponta com um braço livre pode pegar, vence quem ficar por último a ser pego.

  1. Corda

Objetivo: Desenvolver a coordenação motora ampla, o esquema corporal, estimular a orientação espacial e temporal, ampliar o equilíbrio, a lateralidade e melhorar o tônus muscular.

Execução: Pode ser utilizada no chão, em que a criança ande descalça sobre a corda, com os braços abertos, procurando manter o equilíbrio.

Aproveitando a mesma atividade só que agora a criança vai andar de costas sobre a corda. Ainda esticada no chão a criança pula com os dois pés juntos para esquerda e para direita consecutivamente. A corda pode ser erguida dez centímetros do chão para a criança pular de um lado para o outro.

A corda pode ser utilizada pela dupla como cabo-de-guerra, no meio do espaço utilizado deve ter uma marca no chão, para visualizar quem está vencendo o cabo-de-guerra. As crianças podem pular corda.

  1. Sapos em Fila

Objetivo: coordenação, trabalho em grupo, atenção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (57.7 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com