TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Reflexiva Educação Física Licenciatura

Por:   •  8/5/2021  •  Resenha  •  477 Palavras (2 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 2

Nome: Aline Cristina Marques

RGM: 20728735

Tutor: Dr. Edenilson P. da Silva Junior

Disciplina: Prática de ensino em Educação Física na Educação Infantil e Anos Iniciais do Fundamental

Atividade Reflexiva – Unidade III

Segundo aos vídeos que assisti do Globo Esporte sugerido como referencia para esta atividade, comecei a enxergar a Educação Física e o esporte de outra maneira.

Logo no primeiro vídeo, já mostra a importância da atividade física na vida das crianças e como isso, tornou algo importante para muitos atletas devido terem praticados desde cedo na escola. A importância de praticar a atividade física não é tão relevante tanto aqui no Brasil quanto aos países de fora, podendo realçar alguns países que são referência mundial nas Olimpíadas e ao se exercitarem como esportes e entre outros como: Estados Unidos, Japão, Inglaterra, Rússia.

        Pois algumas pesquisas feitas na própria Inglaterra e nos Estados Unidos, mostra que quando praticamos exercícios, estimulamos o funcionamento de uma parte do nosso cérebro, o Córtex Pré-Frontal, responsável pelas funções executivas por exemplo: o planejamento, organização, foco, memória e também novos neurônios e uma proteína a BDNF que mantem as células celebrais fortes e jovens, ou seja, que quem pratica exercícios físicos, estão mais aptos a aprender. Essa pesquisa, mostra que a educação física faz bem para a saúde mental e a física, ajudando os alunos em outras disciplinas na escola.

Relembrando que a maior parte das escolas do Brasil, não tem espaço adequado e nem exerce uma carga tão grande igual dos outros países citados na reportagem do globo esporte. Até mesmo, isso nunca foi um problema, pois temos centros esportivos próprios da prefeitura.

        Podemos ressaltar que a educação física tem um ótimo papel dentro da escola, pois sem ela não seriamos nada, como nos vídeos mostra que a maioria dos alunos que foram citados, agradecem o esporte e os seus professores ou técnicos que os tiveram motivados para seguirem por esse caminho até hoje, porque alguns levaram o esporte pra vida profissional, porem a pratica de exercícios físicos tem outro papel no meio disso tudo, como por exemplo: o esporte, a Educação Física em si, mostra que não é só brincadeiras e jogos e sim respeito, determinação, solidariedade, moral, disciplina, saber trabalhar em equipe, principalmente o desenvolvimento do equilíbrio que é importante para quaisquer outra modalidade e também é fundamental para o crescimento das crianças.

Embora que o nosso país não é visto como uma forma de ser um dos países que a população tenha o habito de ao praticar esportes, atividades físicas, eu vejo que podemos fazer com que as crianças, jovens, adultos e idosos, mostrar a eles a importância e o benefícios que traz ao praticar exercícios em nossa vida, nos estudos e que eles fiquem interessados e levam consigo a vida toda.  

Referências Bibliográficas

https://www.youtube.com/watch?v=p0dGXsK595k

https://www.youtube.com/watch?v=PvzGzjEnnDg

https://www.youtube.com/watch?v=-_iXFBtPW4E

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (55.9 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com