TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Biotecnologia no seculo XXI

Por:   •  11/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  8.490 Palavras (34 Páginas)  •  537 Visualizações

Página 1 de 34

Biotecnologia no seculo xxi

 Resumo: A biotecnologia inseriu-se no dia-a-dia do brasileiro há alguns anos, seja pelo uso do que ela pode oferecer como produto, seja por notícias e controvérsias geradas por suas inovações. É verdade que a temática chama atenção da sociedade. Com o surgimento de cursos de graduação, pós-médios e uma grande possibilidade de trabalho neste ramo, alunos do ensino médio se interessam cada vez mais pela biotecnologia. Mas será que os professores estão se adequando a este quadro? O presente artigo objetivou conhecer as percepções dos professores de ensino médio acerca da biotecnologia através de um estudo exploratório realizado em quatro escolas em Paty do Alferes e Miguel Pereira, dois municípios do estado do Rio de Janeiro. Foi possível a partir daí, ter um panorama do conhecimento dos professores sobre o assunto, abordagem em sala de aula e importância dada ao tema. Os temas apresentados têm como pano de fundo o uso do letramento científico como forma de preparar o aluno/cidadão para o presente e o futuro biotecnológico.

Palavras-chave: biotecnologia, letramento científico, formação de professores.

1 INTRODUÇÃO

No limiar do século XXI a biotecnologia é uma realidade que se impõe. O consumo de produtos biotecnológicos, pela sociedade, se faz de muitas formas, direta ou indiretamente e em todas as áreas. Na medicina com vacinas transgênicas, terapias com células-tronco, o uso de animais transgênicos como fonte de produção de proteínas ou como modelos de experimentação. Na agricultura com a produção de plantas resistentes a herbicidas, ou que manifestem entomotoxinas que eliminam pragas, como o milho Bt (Bacilo turgiensis), resistência a fungos e vírus e também a situações de estresse como frio, salinidade ou seca, são algumas das aplicações da tecnologia biológica que promovem ganhos que fazem com


que seu uso seja fato na indústria e no dia-a-dia do brasileiro. Apesar de toda polêmica que cerca o tema da biotecnologia, ou por isso mesmo, não podemos fechar os olhos para esta realidade que a cada dia vai fazendo parte de nossas vidas. Como salienta Barduche et al:

Apesar do polêmico debate em torno das OGMs (organismos geneticamente modificados), sua aplicabilidade na medicina, farmacologia, agricultura e meio ambiente está expandindo e não há como imaginar no longo prazo seu alcance.(...) a despeito de toda polêmica, os resultados concretos dos atuais estágios da tecnologia do DNA se insinuam no dia-a-dia e já permitem antever potencialidades mais realistas (BARDUCHE et al, 2005, p. 5).

A sociedade desinformada não tem base para questionar os benefícios e os malefícios da biotecnologia, ficando a mercê da forma como a mídia trata essa questão, na maioria das vezes de forma alarmista e pouco elucidativa, principalmente no Brasil que ainda não tem uma tradição de jornalismo científico. Peters, abordando a diferença das culturas profissionais de cientistas e jornalistas, aponta para um “detalhe” que faz toda diferença:

“Uma comparação dos critérios usados por diversos grupos para avaliar a qualidade da reportagem ambiental mostrou que, para jornalistas, ‘precisão’ é um critério de importância menor, mas, para todos os grupos de especialistas estudados (indústria, governo, grupos de defesa, cientistas, a ‘precisão’ é o critério mais importante”(PETERS, 2005, 0.147).

Por estar mal informada, a população pode apresentar dúvidas como as que se seguem: Será que o milho Bt pode ser consumido por todos sem toxicidade? As proteínas que expressam as entomotoxinas são absorvidas pelo organismo humano? A possibilidade de conhecer o genoma humano e poder interferir na construção do mesmo pode gerar seres perfeitos? Usar embriões para retirada de células-tronco é uma forma de aborto? Essas dúvidas, se existentes, apresentam um aspecto positivo ao demonstrar que a população está atenta para essas questões, contudo, sabemos que a realidade é bem diferente. As dúvidas nem chegam a ser formuladas, tamanha é a desinformação da maioria da população. Muitos professores vivem a experiência comum em sala de aula ao propor a discussão de determinados temas que estão na mídia, como no caso dos transgênicos, e o que veem é um total desconhecimento por parte do alunado.

Outro exemplo é o do arroz dourado, rico em vitamina A, é sem dúvida um OGM interessante porque reduz a carência desta vitamina nas populações de baixa renda e, consequentemente, as doenças causadas por sua ausência, apesar dos seus benefícios muitas críticas são feitas. Uma delas é o fato das sementes geradas do arroz dourado serem estéreis, impedindo que os agricultores possam produzi-las, o que os tornam dependentes das empresas produtoras. Este é apenas um exemplo de um produto biotecnológico que gera benefícios para população, mas que também possui implicações econômicas e sociais a serem consideradas. Pensar criticamente sobre essas implicações, analisar os benefícios sociais, opinar sobre os impactos do arroz dourado na sociedade e na economia, são elementos que o cidadão precisa incorporar no seu cotidiano.

Estes questionamentos e muitos outros gerados pela biotecnologia, já são realidade de um campo de estudo e de trabalho neste século. Cursos técnicos, de graduação e pós-graduação foram criados, habilitando profissionais neste ramo. Sendo um assunto que vem cada vez mais ganhando notoriedade, a biotecnologia surge, inclusive, como tema nos vestibulares e no ENEM comprovando sua importância na sociedade.

Todo incremento que se deu no campo da biotecnologia, com suas múltiplas descobertas e aplicabilidade no mundo moderno, acabou ensejando um caloroso debate público que revela diferentes vertentes e, consequentemente, controvérsias.


A biotecnologia traz benefícios e lucros, mas é um tema polêmico porque os interesses se chocam, esbarra em conceitos éticos e religiosos, gera mitos e inverdades. A população precisa saber como se colocar frente a estas questões, para saber opinar e refletir sobre a inserção destes produtos ou não em suas vidas. A escola, através do letramento científico dos cidadãos, pode auxiliar na aquisição da opinião crítica e de uma atitude mais reflexiva.

Diante do exposto, este trabalho visa levantar questões sobre o preparo da sociedade para viver a era biotecnológica, propor o letramento científico da população e conhecer as percepções dos professores de ensino médio sobre o assunto, uma vez que estes são os atores principais do cenário educacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (56.3 Kb)   pdf (364 Kb)   docx (325.1 Kb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com