TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONTRIBUIÇÃO DO BIODIESEL NA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE

Por:   •  25/4/2016  •  Artigo  •  2.800 Palavras (12 Páginas)  •  381 Visualizações

Página 1 de 12

FINOM - FACULDADE DO NOROESTE DE MINAS

BRENA

A CONTRIBUIÇÃO DO BIODIESEL NA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE

AIMORÉS

2010

FINOM - FACULDADE DO NOROESTE DE MINAS

BRENA

A CONTRIBUIÇÃO DO BIODIESEL NA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE

                                                                                                       Artigo Científico apresentado à Faculdade de Educação da FINOM, como requisito parcial para obtenção do título de Pós Graduação Gestão Ambiental.

AIMORÉS

2010

RESUMO        

Os combustíveis fósseis “Petróleo” esta cada vez mais carro e agregando índices de poluição na atmosfera, assim como interesses econômicos, políticos e territorial. Urge a necessidade de reavaliarmos nossos comportamentos de consumo e de matrizes energéticas de combustíveis, uma vez que os ecossistemas estão cada vez mais poluídos e aumentando suas temperaturas o que o mundo denotou de chamar de aquecimento global.

 Comportamentos pró-ativos são necessários para manutenção das espécies em especial o Homo Sapiens. A consciência ecológica na manutenção da vida perpassa pelas questões de consumo.  Quanto mais consciência o ser humano tiver das suas necessidades de extração dos bens naturais, espera-se que maior seja sua responsabilidade sobre as questões ambientais.

Acreditamos que o biodiesel possa vir a ser uma alternativa viável para minorar os conflitos de monóxido de carbono lançado na atmosfera assim como nos créditos de carbono.

Palavras chave: combustíveis, poluição e biodiesel

INTRODUÇÃO

A humanidade esta sendo assolada por questões que só ela mesma pode reorganizar seu comportamento na melhoria da qualidade de vida, uma dessas questões é o gerenciamento de comportamentos ético, político estético da preservação dos ecos sistemas assim como da fauna e da flora.

Quando falamos de gerenciamento estamos nos referindo que a educação de um povo é a ferramenta impar na contribuição da consciência coletiva de preservação de um planeta ecologicamente sustentável. O consumo exarcebado, o desmatamento, a produção em excesso de lixo, o lançamento de CO2 na atmosfera se forem diminuídos podem contribuir na melhoria da qualidade de vida dos povos. Esperamos que a consciência política frente a estas questões possa evidenciar a necessidade de novos comportamentos de consumo. Necessitamos de políticas que consiga abarcar o maior espectro de preservação da natureza uma dessas questões é o combustível fóssil que gera e lança altos índices de poluentes na atmosfera pelos automóveis, assim como os motores a diesel e seus derivados.

Ao pensarmos em matrizes energéticas como os biodieseis pesquisas no orientam que pode ser uma alternativa viável para os países, estamos falando de combustíveis alternativos ao petróleo que consigam diluir os efeitos dos poluentes gerados e lançados no planeta, assim como o aquecimento global.

Nossa pesquisa emergiu da inquietação de olharmos para o mundo contemporâneo e de estarmos fazendo analises políticas em torno deste tema. Enxergarmos nesta pesquisa a possibilidade de colocarmos em relevo discussões em torno dos conflitos econômicos, políticos, sociais compactuando no alargamento do pensamento ético sobre as questões ambientais.

 Observamos e fizemos levantamentos sobre aspectos que iluminaram nosso artigo uma destas questões é o percentual de uso do Biodiesel no Brasil que chega a 2% adicionado nos combustíveis fósseis (diesel) assim como as questões sobre o plantio dos vegetais necessários para a produção.

Acreditamos que o Biodiesel reorganiza as relações de consumo em torno da matriz energética chamada petróleo e os comportamentos sociais de uma nação uma vez que pode ampliar as questões de trabalho assim como o fortalecimento de cooperativas de trabalhadores no agronegócio.

Falar de biodiesel é poder enxergar quais políticas publicam são necessárias para a produção em grande escala uma vez que temos que pensar no plantio, (do girassol, da mamona, da soja, do babaçu) e demais oleaginosas assim como na extração.

Ressaltaremos a importância do biodiesel para o agronegócio levando a modernização das técnicas assim como o crescimento econômico de determinadas regiões tornando a mais eficiente e competitiva uma vez que agricultura familiar pode ser fortalecida e a participação das cooperativas na geração emprego e renda.

 Esta análise é a mais otimista, há quem diga, que a busca por novas áreas de plantio pode denota a fragilidade no esgotamento do solo brasileiro, com o desflorestamento de áreas de preservação ambiental, desmatamentos e queimadas que poderá destruir nossa flora e fauna brasileira.

Capitulo 01

O Biodiesel

Assuntos como preservação do meio ambiente, energias renováveis, água, biodiesel e tecnologias contemporâneas, (nanotecnologia), puderem iluminar nossas escolhas.

 Optamos pelo bicombustível por entendemos que este tema contribui de forma sistêmica com o meio ambiente e abarca questões de pesquisas que estão sendo desenvolvidas para melhoria da qualidade de vida do nosso planeta e da preservação das espécies assim como a flora, a fauna.

Biodiesel é um combustível biodegradável derivado de fontes renováveis que pode ser obtido por diferentes processos tais como o craqueamento, a esterificação,         (converter-se em um éter) ou pela transesterificação.

 Pode ser produzido a partir de gorduras animais ou de óleos vegetais, existindo dezenas de espécies vegetais no Brasil que podem ser utilizadas, tais como mamona, dendê (palma), girassol, babaçu, amendoim, pinhão manso e soja, dentre outras.

Segundo definição do Aurélio e adaptado por nós o craquemaneto é o processo de decomposição térmica sob pressão e com catalisadores no qual as frações hidrocarbônicas pesadas do petróleo são transformadas em mais leves na faixa da gasolina. Já a transesterificação segundo Wikipédia é uma reação química entre um éter (RCOOR’) e um álcool da qual resulta um novo éter (RCOOR”) e um álcool (R’OH), (Wikipédia.Transesterificacão:.23/07/2010.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)   pdf (181.3 Kb)   docx (17.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com