TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CULTURA DE MICRORGANISMOS

Por:   •  12/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  719 Palavras (3 Páginas)  •  391 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

Na natureza os microrganismos encontram-se formando populações mistas (vários tipos de microrganismos que pertencem a um mesmo habitat). Por outro lado, o desenvolvimento da microbiologia assim como todos os procedimentos laboratoriais para o diagnóstico, dependem da obtenção do crescimento dos microrganismos na forma de populações puras, que quando crescidas em meios de cultura são denominadas culturas puras ou axênicas (populações homogêneas quanto ao tipo de microrganismo, cultivados em meios de cultura sem a presença de outras formas de vida contaminantes)

A obtenção de uma cultura pura a partir de uma cultura mista denomina-se isolamento, conseguido através da semeadura dos microrganismos na superfície de meios de cultura sólidos em placas de Petri, o que permitirá a formação de colônias (que são populações isoladas que crescem na superfície destes meios).

Como todos os seres vivos, os microrganismos necessitam de nutrientes apropriados para o seu desenvolvimento, assim como condições físicas ou ambientais favoráveis. Quando cultivados em laboratório, estas necessidades devem ser respeitadas. O meio de cultura, portanto, deve conter: nutrientes em concentrações adequados ao crescimento do microrganismo que desejamos cultivar, além das condições ambientais requeridas como: pH ideal, adequado ao seu crescimento, aeração, umidade, pressão osmótica, temperatura, etc.

Os meios de cultura são utilizados em três diferentes tipos de consistência: sob a forma líquida (denominados de meios líquidos ou caldos), sólida (denominados de meios sólidos ou solidificados, obtidos pela adição de agar-agar ao meio) e semissólida (denominados de meios semissólidos, obtidos pela adição de pequena quantidade de agar-agar ao meio).

O estudo dos microrganismos (fungos e bactérias), depende da obtenção de uma grande quantidade de microrganismos idênticos (cultura pura), que são obtidos em laboratório através do isolamento a partir de uma população mista. Para isto devemos preparar meios de cultura estéreis e conservá-los em condições estéreis (desprovidos de qualquer forma de vida). Ao introduzimos no meio estéril o inoculo (quando estaremos semeando, inoculando), teremos o cuidado necessário para que não haja contaminação externa (ambiental). Este procedimento denomina-se técnica asséptica. Depois de inoculado, o meio de cultura contendo os microrganismos é incubado (colocado para crescer) em um local apropriado e se for o caso, em local cuja temperatura seja controlada (por exemplo: a estufa).

 O crescimento significará o desenvolvimento de uma população a partir de uma ou algumas células. Este poderá ser evidenciado a olho nu, sob a forma de turvação (em meio líquido) ou formação de colônias quando em meio sólido.

OBJETIVOS

  • Após alguns dias de incubação, observar os resultados obtidos em diferentes tipos de substrato.
  • Aprender técnicas diversificadas para manter as culturas de microrganismos, assim como isolamento e identificação de bactérias e fungos.

MATERIAIS E MÉTODOS

Foram utilizados para a prática de microbiologia os seguintes materiais: Microscópio, lâminas e lamínulas, placas de Petri, cotonete, ágar, corante azul de metileno, Bico de Bunsen, pinças e álcool. Os reservatórios de microrganismos foram; cédulas de dinheiro, palito de dente, moeda, celular, ar-condicionado, maçaneta e a bancada do laboratório.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (275.3 Kb)   docx (172.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com