TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Drenagem Linfática

Por:   •  16/9/2023  •  Bibliografia  •  257 Palavras (2 Páginas)  •  35 Visualizações

Página 1 de 2

Descrição do caso

Uma paciente de 28 anos passou por uma cirurgia de redução de pele e redução de gordura localizada. Foi realizada uma cirurgia com corte parecido com a de uma cesária e a retirada por cânula do excesso de gordura. Após 30 dias da cirurgia a paciente procurou sua clínica para tratamento de pós operatório tardio. Você observou que a cicatrização tinha uma aparência alargada e/ou elevada, mas não invadia a pele ao redor da cicatriz. além de observar também que próximo a região de flancos possuía um líquido encapsulado que não reduzia com a drenagem.

Disfunção que o paciente apresenta

A paciente se submeteu às cirurgias de abdominoplastia e lipoaspiração.Após a avaliação, foi constatado que a paciente apresenta uma cicatriz hipertrófica e um seroma encapsulado.

Cicatrizes hipertróficas são causadas pelo desordenamento de colágeno durante o processo de cicatrização da ferida, podendo surgir em qualquer indivíduo ou região do corpo. Sua aparência é alta, grossa, mas respeitando os limites da borda da lesão, podendo, ou não apresentar uma coloração diferente do restante da pele.

Também foi observado a presença de um Seroma encapsulado,ele  se desenvolve através de um Seroma que não foi tratado. Sua constituição na fase inicial do pós-operatório é liquida e ele pode ser removido. Mas, quando não diagnosticado ou tratado adequadamente, pode evoluir para formação de uma cápsula fibrosa ao seu redor, denominada Pseudobursa. Esta cápsula pode sofrer um processo de contração, determinando algumas saliências, e alterações no tecido sob a cicatriz. Evoluindo, em alguns casos, para uma deformidade sendo necessário uma intervenção.

Medidas de controle

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (28.9 Kb)   docx (7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com