TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Socioambiental

Por:   •  30/5/2018  •  Resenha  •  889 Palavras (4 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 4

Gestão Socioambiental

Unisc

Como a entrevista com ÉlisabethLaville[1] dialoga com o tema Biomimética[2]?

A Biomimética é uma ciência que estuda possíveis respostas que provenham da natureza e que possam ser utilizadas em processos industriais, isto é, através da observação da natureza utiliza-a como exemplo para a criação de produtos e processos industrais, buscando soluções para projetos, fazendo-se uma analogia direta com a natureza.

Assim, o biomimetismo é uma abordagem tecnologicamente orientada para aplicar as lições de design da natureza buscando solucionar os problemas do homem. Os estudos da biomimética são embasados nas soluções naturais de projeto, visando a busca do melhor aproveitamento e do menor gasto de energia.

Ao se pensar nos problemas ambientais causados pelo homem e por seus processos industriais, busca-se soluções e alternativas para estes. Assim, tratando da questão da responsabilidade socioambiental corporativa, apresentada em entrevista ao Instituto Humanitas Unisinos (IHU), a escritora ÉlisabethLaville, autora do livro A Empresa Verde (Editora Õte, 2009), trata da importância da adoção, por parte das empresas, de uma sustentabilidade apontada como 2.0, devendo as mesmas não apenas assumir compromissos em relação a seus processos internos, mas também, ter a iniciativa de mudar seus produtos e serviços a fim de torná-los todos ecologicamente mais responsáveis.E, segundo ela, é possível o desenvolvimento 100% sustentável.

Conforme o conceito citado pela autora, as empresas necessitam muito além da busca que esteja relacionada com uma estratégia de sustentabilidade para mostrar aos concorrentes ou a mídia, e sim, integrar a sustentabilidade em seu modelo de negócios, concentrando os seus principais esforços em redesenhar os seus produtos. É incabível que as empresas apenas foquem suas atenções ecológicas nos seus processos – produzir poluindo menos, ter certificações de âmbito ambiental, utilizar matérias-primas que sejam mais sustentáveis e esqueçam de focar no produto em si, e de como esse produto vai interferir ao longo do seu ciclo de vida na natureza.

Assim, ao analisar o conceito de biomimética e relacioná-lo com a entrevista de ÉlisabethLaville, é possível entender a relação entre a biomimética e a sustentabilidade das empresas, que se dá através da criação de produtos que se baseiem na observação dos processos que ocorrem na natureza, da assimilação de padrões e estratégias eficientes, duráveis e apropriadas, para que seja possível incorporar critérios ambientais no desenvolvimento de produtos e serviços, buscando a minimização dos impactos ao longo do ciclo de vida, desde a extração e síntese de matérias-primas até a deposição final.

Ao analisar o meio ambiente, mais especificamente a natureza, os processos naturais são cíclicos, como os ciclos biogeoquímicos (ciclo da água, do carbono, do oxigênio e do nitrogênio), já nas empresas, atualmente, a grande maioria tem seus processos lineares.

Mas empresas podem aproveitar o que a natureza tem de melhor aprendendo com ela e não a destruindo ao utilizar seus recursos de maneira irresponsável como há muitos anos se vem fazendo, é necessário pensar no processo como um todo, desde a idealização de um produto ou ambiente à sua destinação final.

Uma das maneiras das organizações amenizarem os impactos da produção e do consumo é analisar o ciclo de vida dos produtos, que é um conjunto de todas as etapas necessárias para que um produto cumpra sua função na cadeia de produtividade, desde a extração e processamento da matériaprima até o descarte final, passando pelas fases de transformação, produção, transporte, distribuição, uso, reuso, manutenção e reciclagem.

Esse tipo de avaliação auxilia na identificação de oportunidades de melhoria nos aspectos ambientais dos produtos nas várias fases do seu ciclo de vida, visando assim minimizar o uso de itens tóxicos, reduzir o consumo de água e energia, diminuir a geração de resíduos (e encontrar soluções para utilizá-los como subprodutos), reduzir os custos dentro do processo, avaliar a utilização de máquinas e equipamentos, e ainda gerenciar outras atividades ambientais referentes ao processo industrial, entre outros fatores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (93.7 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com