TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Pessoas

Por:   •  1/11/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.827 Palavras (8 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 8

ESCOLA ESTADUAL IVONETE CARLOS

ENSINO MÉDIO - 2º ANO VESPERTINO

BIOLOGIA

Gimnospermas e Angiospermas

Orientadora:

Fátima Gomes

Alunos:

Annaliny Freire

Déborah Evelyn

Mateus Erinaldo

Ana Heloiza

Meliny Milka

Frutuoso Gomes/RN

Junho – 2019

GIMNOSPERMAS

São plantas vasculares (plantas que possuem vasos condutores de nutrientes), suas folhas são especializadas na produção de esporos, esses esporos germinam na própria planta. Elas apresentam ciclo reprodutivo independentemente da presença da água, o que facilita a propagação dessas plantas no meio terrestre, vivem em ambientes de clima frio ou temperado, possuem raízes, caule e folhas. Porém, no entanto, as Gimnospermas não produzem frutos, alguns representantes das Gimnospermas são: as Coníferas, Gnetáceas, Cicadáceas, Gingkoáceas entre outras espécies.

CONÍFERAS:

Formam o maior subgrupo e sua estrutura reprodutiva típica é chamada de cone. Como por exemplo o Pinheiro             

[pic 1]

                                                         [pic 2]

GNETÁCEAS:

Apesar de serem gimnospermas, possuem algumas semelhanças com as angiospermas, como o sistema vascular.

[pic 3][pic 4]

CICADÁCEAS:

Possuem folhas que se assemelham às samambaias e são comuns em regiões tropicais.

[pic 5][pic 6]

GINGKOÁCEAS:

Encontrada na Ásia, possui propriedades medicinais.

[pic 7][pic 8]

CICLO REPRODUTIVO DAS GIMNOSPERMAS

A reprodução das gimnospermas ocorre independentemente da água, graças aos estróbilos. Os estróbilos podem ser masculinos ou femininos. No primeiro são formados os grãos de pólen, enquanto nos segundos são formados os óvulos. Os grãos de pólen são levados para os estróbilos femininos principalmente pelo vento e quando chega ao óvulo, o grão desenvolve o tubo polínico, que leva o gameta masculino até o gameta feminino.

Após a fecundação, é formado o zigoto, que dará origem ao embrião. O óvulo se transforma em semente e protege o embrião contra a dessecação. Nas coníferas, as sementes podem ser popularmente chamadas de pinhão, enquanto o estróbilo feminino é chamado de pinha.

[pic 9]

FORMAÇÃO DO GRÃO DO PÓLEN

É a estrutura reprodutiva masculina das plantas fanerógamas, são produzidos por meiose no microsporangio. Ele localiza- se em um gametófito masculino (microprótalo). Existem dois tipos de esporos: Micrósporos e megásporo. Por isso os dois tipos de gametófitos: o masculino, os ginados do micróporo, se chama grão de pólen.

Existe uma parede protetora, com duas expansões laterais que facilita sua dispersão pelo vento. É uma estrutura resistente, que é formada por celulose e pectina.[pic 10]

FORMAÇÃO DO GAMETÓFITO FEMININO

Os estróbilos femininos, chamados de pinhas, são formados por folhas de plantas modificadas em escamas (megasporófilas), vestidos por duas camadas de tecidos (tegumento). No óvulo há uma célula especial, que sofre meiose e origina quatro células haploides. O megásporos dará origem ao gametófito feminino.

A transformação do megásporo começa por mitose do núcleo, sem que o citoplasma se dívida, com isso forma uma massa plurinucleada. Nessa massa se formam membranas celulares e surgem dois ou mais arquegônios. Cada arquegônio contém um gameta feminino.  

[pic 11]

FECUNDAÇÃO

Quando o grão de pólen germina, forma- se o tubo polínico, que cresce em direção à oosfera. No interior do tubo, há duas células espermáticas, que funcionam como gametas masculinos.

 O grão de pólen seria o gametófito jovem, com o crescimento do tubo polínico torna a fecundação independente da água – que não ocorre nas pteridófitos. A presença desse tubo é um fator importante no meio terrestre pelas gimnospermas.

A fecundação ocorre quando uma das células espermáticas de une á oosfera e origina um zigoto. Após a fecundação, o óvulo transforma-se em semente, o qual contém um embrião.

Essas sementes ajudam na adaptação à vida terrestre ao protegerem o embrião, e também contra a perda de água, elas também fornecem alimento ao embrião.

ANGIOSPERMAS

As angiospermas são plantas que apresentam raiz, caule, folhas e sementes. A presença de flores e frutos é fundamental para o desenvolvimento das angiospermas. As flores possuem cores vivas, néctar e cheiros que atraem pássaros e insetos que vão ajudar no processo de polinização. Já os frutos são importantes para proteger as sementes das plantas. Essa é a diferença das angiospermas para as gimnospermas.

As plantas angiospermas formam o grupo de vegetais mais diversificado do planeta, com mais de 235 mil espécies conhecidas. As flores das angiospermas tem folhas modificadas e especializadas na reprodução sexuada. São compostas de carpelos que se fecham formando uma estrutura que lembra um vaso, denominada pistilo, no qual se desenvolvem as sementes. Após a fecundação, parte do pistilo transforma-se em fruto. Nas angiospermas também a planta propriamente dita é o esporófito.

FLOR

A função primordial das flores é a produção de sementes para a formação de novas plantas, garantindo a sobrevivência das espécies. A flor típica é composta por quatro tipos de folhas modificadas, tanto estrutural como fisiologicamente, para produzir e proteger os gametas: sépalas, pétalas, estames e carpelos. Ela dá origem, após a fertilização e por transformação de algumas das suas partes, a um fruto que contém as sementes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (604.6 Kb)   docx (644.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com