TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A HISTOLOGIA DO TECIDO NERVOSO

Por:   •  28/1/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.293 Palavras (6 Páginas)  •  661 Visualizações

Página 1 de 6

1 HISTOLOGIA DO TECIDO NERVOSO

O organismo humano é constituído de quatro principais tecidos, dentre eles o tecido nervoso que, é muito importante, possui origem ectodérmica, tem pouquíssima ou quase nenhuma substância entre as células nervosas, e forma os órgãos do sistema nervoso central (encéfalo e a medula espinal). Possui várias células especializadas e quanto mais especializado é o tecido, menor é sua capacidade de regeneração, possui alta vascularização, muitas artérias e veias, pois sua atividade metabólica é muito intensa. Esse tipo de tecido só existe nos animais e não são todos que o possuem.

1.1 Funções do tecido nervoso

O tecido nervoso recebe estímulos tanto internos quantos externos, ele interpreta a informação e transmite a resposta para os variados órgãos do nosso organismo. A nossa integração com o meio ambiente é eficaz devido a esse tecido, quando sentimos frio, calor, por exemplo, são reações que acontecem devido ao tecido nervoso. Dentre as funções de receber, interpretar e transmitir, ele também armazena a informação, tudo o que aprendemos ao longo da vida é armazenado por esse tecido.

1.2 Células do tecido nervoso

1.2.1 Neurônios

Neurônio é a principal célula do tecido nervoso, ela pode ter até um metro de comprimento, é especializada no impulso nervoso, todos os neurônios possuem basicamente o mesmo formato, porém com algumas variações. Os neurônios são formados por:

  • Dendritos: responsáveis por transmitir o impulso nervoso [1] até o corpo celular;
  • Corpo celular: é a parte que contém núcleo e o citoplasma, recebe estímulos gerados em outras células nervosas;
  • Axônio: responsável por transmitir o impulso nervoso em direção ao terminal do axônio, esse impulso é transmitido sempre no sentido unidirecional, inicia nos dendritos e vai até o terminal do axônio.

Os neurônios, em sua maioria, possuem a bainha de Mielina, ela é isolante elétrica e ao efetuar esse isolamento, aumenta a velocidade do impulso em até 100 vezes. Todos os neurônios possuem classificação morfológica:

  • Unipolar: constituído apenas de um corpo celular e axônio;
  • Bipolar: possui duas ramificações que saem do corpo celular, são elas: dendrito e axônio;
  • Pseudounipolar: tem apenas uma projeção do corpo celular, porém tem uma ramificação que faz o papel do dendrito e axônio;
  • Multipolar: tem várias ramificações que saem do corpo celular, uma delas é o axônio e as outras os dendritos.

Os neurônios possuem funções e classificações fisiológicas diferentes, que são:

  • Sensitivos: também chamados de neurônios sensoriais ou aferentes, conduzem o impulso nervoso, dos órgãos dos sentidos ou células sensoriais, até o sistema nervoso central, ou seja, se tocarmos em algo quente, sentiremos que está quente porque é a partir deste neurônio que a informação chegará até o sistema nervoso central;
  • Motores: chamados de eferentes, fazem o movimento contrário, eles levam a informação do sistema nervoso central para os órgãos efetores, por exemplo: músculos ou glândulas;
  • Associativos: mistos ou interneurônios, fazem a ligação entre sensitivos e motores.

Os neurônios também podem ser classificados quanto a sua localização no organismo, seja no sistema nervoso central ou no periférico:

  • Nervos: são fibras nervosas, aglomerados de axônios, revestidos de tecido epitelial;
  • Gânglios nervosos: são corpos de neurônios aglomerados.

Estes neurônios no sistema nervoso central, formam as substâncias branca e cinzenta:

  • Substância branca: ocorrem os axônios ou neurofibras revestidas de bainhas de Mielina, essa substância está na parte central do nosso cérebro, na medula espinal está na parte periférica;
  • Substância cinzenta: ocorrem apenas os corpos celulares dos neurônios, no nosso cérebro essa substância está na periferia, na medula espinal está no centro.

1.2.2 Gliócitos ou Células Glia

São células que auxiliam os neurônios na nutrição e proteção dos mesmos, sem elas os neurônios não conseguiriam estabelecer conexões entre eles.

1.2.2.1 Astrócitos

Essas células recebem esse nome por lembrarem as estrelas no universo, possuem muitos prolongamentos e são os maiores gliócitos, sua função é auxiliar na nutrição dos neurônios. Estão ligados aos vasos sanguíneos e neurônios, todos os nutrientes passam por eles antes de chegar aos neurônios. Os astrócitos também auxiliam na sustentação física dos neurônios, ajudam na recuperação de lesões e quando algum neurônio morre, eles o substitui.

1.2.2.2 Oligodendrócitos

As oligodendrócitos são células que formam a bainha de Mielina. São menores que as astrócitos, seus prolongamentos se unem aos axônios dos neurônios para formar a bainha de Mielina no sistema nervoso central.

1.2.2.3 Células Schwann

Essas células são responsáveis por formar a bainha de Mielina no sistema nervoso periférico. Se enrolam nos axônios formando assim a bainha.

1.2.2.4 Micróglias

São macrófagos especializados na defesa dos neurônios através da fagocitose, secretam diversas citocinas reguladoras, e remove os restos celulares, também participam da inflamação e da reparação do sistema nervoso central, sua origem é mesoderma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (111.8 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com