TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTANCIA DA ATIVIDADE FÍSICA

Por:   •  7/10/2020  •  Resenha  •  506 Palavras (3 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 3

A IMPORTANCIA DA ATIVIDADE FÍSICA PARA O

DESEMPENHO CEREBRAL

Pesquisadores na área de neuroplasticidade referem que o exercício físico está entre os exercícios que induzem maior plasticidade ao sistema nervoso central.

Outros especialistas das áreas de neurociência e neurologia destacam a atividade física como uma forte aliada na produção de novos neurônios, aumentando a capacidade da atividade cerebral, proporcionando uma   sensação de bem-estar, melhorando os sistemas cardiovascular, respiratório e tonificando o corpo.

Segundo o professor Ricardo Arida, isso acontece porque o cérebro funciona melhor e se prepara para armazenar informações, sendo sua ênfase maior nessa tese para as atividades aeróbicas como: caminhar, nadar, andar de bicicleta e correr, pois tais atividades aumentam o fluxo sanguíneo no cérebro, produzindo substâncias químicas que regulam o sistema de neurotransmissores, fazendo com que os neurônios se tornem mais eficientes, gerando mais conexões.  

Um estudo realizado com 120 pessoas sobre o hipocampo, área conhecida como centro das memórias, o qual é responsável pela memória e aprendizagem, mostrou que esse pequeno órgão torna-se aumentado em 2% em parte de sua área, revertendo a perda de memória em até dois anos.

A prática de atividade física faz o corpo liberar os neurotransmissores serotonina e endorfina, responsáveis pelo bem estar e por diminuir os estados de estresse e ansiedade, ocasionando uma estabilização afetiva, que também contribui para a memória e melhora do raciocínio rápido. Para o neurocientista Arthur Kramer, da universidade de Illinois, nos Estados Unidos, apenas trinta minutos de caminhada, três vezes por semana, já provoca um impacto positivo para o cérebro.

Está sendo muito bem visto pela classe de pesquisadores e neurocientistas o hormônio irisina, que se encontra em estudo na Universidade Harvard, nos Estados Unidos. Desde 2012, há uma preocupação da classe cientifica em ampliar suas pesquisas e experiências a respeito dos benefícios desse hormônio, o qual é expelido pelo músculo esquelético durante a prática de atividade física. Para esses estudiosos, esse hormônio pode proteger os neurônios dos efeitos tóxicos que podem ocasionar perda de memória e demência de Alzheimer.

Em estudos realizados, foi observado que outra maneira de aumentar o hormônio irisina é através dos ácidos graxos poli-insaturados, como o ômega 3. O hormônio atua na diminuição da resistência à insulina, ajudando o transporte de glicose para o interior dos músculos e, como consequência, ocorre a diminuição da glicemia no organismo. A irisina possui a capacidade de transformar gordura ruim em gordura marrom (aquela que acelera o metabolismo do organismo e permanece queimando após o treino regular de atividade física).

Outro benefício da atividade física é sua atuação na prevenção de doenças crônicas, como diabetes, hipertensão e controle dos níveis de colesterol.

A atividade física pode contribuir de maneira positiva no tratamento da ansiedade e depressão. Vale ressaltar também sobre a importância de uma alimentação saudável que venha ao encontro à saúde e à qualidade de vida.

Referências: blogosfera.uol.br

                       Método supera.    

 

Ruth Maciel Sousa

Terapeuta Ocupacional

23.08.20

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (53.9 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com