TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CURRÍCULO ESCOLAR

Por:   •  3/10/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  467 Palavras (2 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 2

A INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CURRÍCULO ESCOLAR

A educação ambiental (EA) é um processo de aprendizagem longo e contínuo, que visa conscientizar as pessoas a respeito da má distribuição e uso dos recursos naturais finitos, atuando principalmente em escolas, a fim de transformar os cidadãos do futuro.

Nas escolas a EA é inserida no tema de meio ambiente. No entanto, ela deve ser tratada de forma transversal e interdisciplinar, haja vista que, a EA é uma área de conhecimento muito abrangente e que está diretamente interligada as outras áreas do saber, apesar disso, a EA é normalmente inserida no ensino formal como uma disciplina especifica, o que não é ruim, porém não é suficiente pois os estudantes acabam  adquirindo uma visão limitada do assunto. A prática da EA esbarra em alguns desafios em sua inserção no currículo escolar, como a falta de projetos educativos que contemplem a problemática ambiental.

Uma das maiores inquietações em relação a EA é como ela está inserida no currículo das escolas Brasileiras. A partir de pesquisas e entrevistas, pode-se obter alguns dados com relação a EA, os dados revelaram que, na maioria das vezes, a iniciativa acontece através de projetos, disciplinas afins, iniciativas individuais dos professores ou interdisciplinaridade. Além disso, a maioria das inserções acontece através das disciplinas de Geografia, Ciências e Biologia. Um dado que se mostrou preocupante é que a inserção da EA por meio dos professores atingiu um percentual de apenas 21,1% , analisando os resultados pode-se perceber que as escolas não estão alcançando os objetivos propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN´s), limitando a abordagem e interdisciplinaridade da EA, demonstrando que apesar da preocupação dos docentes, algumas escolas não realizam a prática da EA com os seus alunos.

Portanto, EA não deve ficar restrita apenas as disciplinas de Ciências e Geografia ou mesmo a eventos em datas comemorativas, em ações pontuais. Pois assim, ela não estaria cumprindo o seu papel, já que essas ações não geram uma verdadeira consciência ambiental necessária ao cidadão que está sendo gerado. A EA deve ser abordada de forma integral por todas as áreas do conhecimento, e não deve ser trabalhada apenas pelas disciplinas afins, tendo em vista que além de não ser uma metodologia efetiva, sobrecarrega os professores. Mesmo os projetos escolares sendo uma boa forma de inserção da EA, pois quebram a rigidez das disciplinas convencionais, deve-se ter um planejamento maior de forma a efetivar e integralizar a EA no currículo escolar como ocorre com as disciplinas ditas cientificas.

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS – UFAM

FACULDADE DE TECNOLOGIA - FT

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

MAIRON CARVALHO RODRIGUES - 21952222

GESTÃO AMBIENTAL

RESUMO

        

MANAUS – AM

2019

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (97.5 Kb)   docx (23.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com