TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância do Estágio Supervisionado

Por:   •  29/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  847 Palavras (4 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 4

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro[pic 1]

Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro

Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas – CEDERJ

AD1 – Estágio Supervisionado I

BERNARDY, Katieli1 ; PAZ, Dirce Maria Teixeira2. Importância do estágio supervisionado para a formação de professores.

Izabel Cristina SCALABRIN ; Adriana Maria Corder MOLINARI. A importância da prática do estágio supervisionado nas licenciaturas.

Resenha por Gabrielle Viana dos Santos

As autoras Katieli Bernardy e Dirce Maria Teixeira Paz descrevem em sua obra a importância do Estágio Supervisionado no processo de formação do profissional docente, assim como as autoras Izabel Cristina Scalabrin e Adriana Maria Corder Molinari, que descrevem em sua obra a importância do estágio para os cursos de licenciaturas.

O estágio supervisionado é uma prática imprescindível para a formação de professores, nela o acadêmico dos cursos de licenciaturas tem a oportunidade de desenvolverem as teorias aprendidas durante a sua graduação, e é um momento onde se põem em prática tudo aquilo estudado em sala de aula. As autoras discutem no texto a importância do estágio para os futuros professores, uma prática necessária que permite que o estagiário tenha uma visão sobre a realidade das escolas, alunos, dos professores e todos os profissionais que compõem uma instituição de ensino.

Para as autoras Katieli Bernardy e Dirce Maria Teixeira Paz, o Estágio Supervisionado é essencial para que se possa adquirir a prática profissional, é um período onde se é colocado em prática todas as teorias estudadas durante a graduação, além de possibilitar que o estagiário resolva problemas e entenda a importância de um educador na formação pessoal e profissional dos alunos.

O texto apresenta as inúmeras vantagens do Estágio Supervisionado, sempre destacando a importância desta prática para o futuro professor, já que o estágio é uma exigência da LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/96 nos cursos de formação de docentes, e previsto nas normatizações federais, onde se entende que o estágio é “o tempo de aprendizagem que, através de um período de permanência, alguém se demora em algum lugar ou oficio para aprender a prática do mesmo e depois poder exercer uma profissão ou oficio” (BRASIL, CNE/CP 28;2001, p.10).

As autoras Izabel Cristina Scalabrin e Adriana Maria Corder Molinari além de relatarem no texto a importância da prática do Estágio Supervisionado, também expõem algumas dificuldades enfrentadas pelos estagiários, como a diferença de atividades propostas nas escolas públicas e escolas privativas, assim como as estruturas de cada escola que é diferenciada. Outra dificuldade destacada pelas autoras é o tempo limitado do estágio de regência de classe, os futuros educadores acabam ficando receosos em realizarem práticas diferentes e interferirem na aprendizagem dos alunos, implicando assim em uma limitação maior nas atividades de ensino e aprendizagem.

Os dois textos destacam a importância do Estágio Supervisionado na formação dos professores, o segundo texto destaca pontos importantes como as dificuldades que o estagiário pode enfrentar durante o período da prática do estágio. A importância de além de destacar o quão importante é o estágio na vida do futuro professor, é também mostrar que existem dificuldades. Há momentos no estágio em que os acadêmicos não se sentem preparados para exercerem a profissão de professor, assim como não se sentem seguros para resolverem problemas comuns de uma escola. Por isso é importante a prática do Estágio Supervisionado nas licenciaturas, vivenciar e aprender com as dificuldades é extremamente importante, pois assim o profissional adquirirá uma experiência enriquecedora e poderá assim no futuro, superar as dificuldades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (106.6 Kb)   docx (25.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com