TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Observação de Lâminas Permanentes e Temporárias

Por:   •  27/9/2018  •  Relatório de pesquisa  •  506 Palavras (3 Páginas)  •  876 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

Neste trabalho vamos identificar as partes do microscópio e manuseá-las, assim como, revisar as formas de se preparar lâminas permanentes e temporárias e, observar as células contidas em tais lâminas.

OBJETIVOS

Instrumentalizar o discente no uso do microscópio óptico; identificar os componentes da parte mecânica óptica do microscópio, bem como, suas respectivas funções e forma de utilização; dominar os conhecimentos fundamentais para operar de maneira adequada o microscópio óptico; instrumentalizar o discente na confecção de preparações histológicas temporárias; caracterizar as imagens formadas pelo microscópio óptico das diferentes preparações histológicas permanentes.

MATERIAIS E MÉTODOS

Primeiramente, utilizou-se somente o microscópio óptico, a fim de observa-lo, fixar o nome de suas partes, aprender o manuseio e a função de cada uma delas.

O segundo passo foi observar as células de uma lâmina permanente, a qual continha mitocôndria do fígado.

Dando início ao processo de preparação da lamínula temporária, utilizando-se um abaixador de língua, células de DNA foram coletadas da mucosa bucal dos discentes individualmente.

Em seguida, realizou-se um esfregaço espalhando sobre uma lâmina de vidro o material raspado da bochecha, e com o auxílio de uma pipeta coloriu-se tal esfregaço com uma solução básica denominada como azul de metileno.

Finalizando a preparação tirou-se o excesso da substancia com um pedaço de papel filtro e, prendendo a lamínula sobre a platina com pinças do microscópio, iniciou-se a observação deste material, usando a objetiva de 10x, e em seguida a de 40x girando vagarosamente o macrométrico para obter melhor foco.

RESULTADO E DIRCURSÃO

CÉLULAS DA MITOCÔNDRIA DO FÍGADO                                       CÉLULAS DA MUCOSA BUCAL                                        

[pic 1]                                   [pic 2]

Nas células coletadas pôde-se observar o núcleo e o citoplasma. Sabe-se que as células são transparentes e que para serem vizualizadas em microscópio óptico devem ser coradas. Os dois materiais foram corados com azul de metileno, uma solução adequada.

                                 [pic 3]

CONCLUSÃO

Este trabalho tinha como objetivo primordial, instrumentalizar o dircente no uso do microscópio óptico, bem como, permitir a observação das diferentes lamínulas preparadas. Objetivos que foram atendidos , uma vez que todos os alunos conseguiram manuzear o equipamento  a eles direcionados, como também, observar o núcleo e o citoplasma das diferentes celulas coletadas.

BIBLIOGRAFIA

Biologia Celular e Molecular Básica

Autor: Junqueira & Carneiro

Editora: Guanabara Koogan

Nona Edição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (140.2 Kb)   docx (104.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com