TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR

Por:   •  14/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.715 Palavras (11 Páginas)  •  521 Visualizações

Página 1 de 11

LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR (PCC)

EDUCAÇÃO AMBIENTAL (AGENDA 21)

PÂMELLA KAROLLAYNNE MADALENA DAMASCO: 2017753

Polo RECIFE IPESU/FAREC

2020

SUMÁRIO

ETAPA 1- Projeto Ambiental baseado na Agenda 21

ETAPA 2 – Artigo Científico que aborda o tema Educação Ambiental

ETAPA 3 – Relatório sobre os vídeos

ETAPA

Projetos de Educação Ambiental baseados na Agenda 21

        A Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento (Cnumad) que aconteceu em junho de 1992 no Rio de Janeiro, ficou conhecida como RIO- 92, tornou-se  um marco histórico para a humanidade pois neste ano grandes lideranças mundiais admitiram a necessidade de conciliar o desenvolvimento socioeconômico com a utilização dos recursos da natureza. Ainda neste momento foi aprovado cinco documentos com a finalidade de serem utilizados como mecanismo de referência para: programas e projetos, política e medidas que o governo, empresas e organizações da sociedade devem cumprir, dentre esses documentos está a agenda 21 global.

        A Agenda 21 global é um programa de ação que foi adotado e assinado por 179 países incluindo o Brasil, a mesma pode ser considerada como um mecanismo de planejamento para a formação de uma sociedade sustentável, em ambientes diversos, que combina métodos de proteção ambiental, justiça social e aptidão econômica. A sua implementação torna-se um instrumento de grande importância visto que, através dos seus conceitos, diretrizes e recomendações impõe uma busca por padrões de desenvolvimento sustentável combinados a conservação da diversidade biológica e a preservação da capacidade produtiva dos ecossistemas naturais.

        Baseando na Agenda 21, existem dois documentos. Um deles é a Carta da Terra, na qual foi elaborado depois da Rio-92 que dispõem os princípios éticos, socias, econômicos, políticos que devem guiar as populações, nações e as organizações do sistema internacional para criar um mundo pacifico, solidário, justo , ambientalmente íntegro e saudável, um planeta na qual todos os seres vivos, em qualquer época, tenha condições de viver com dignidade. O outro é a Declaração do Rio de Janeiro sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, onde foi assinada na Rio-92 por mais de 170 países. Nela contém uma declaração composta por 27 princípios importantes para o desenvolvimento sustentável.

        Todo este esforço necessita que várias políticas sejam construídas para reverter todos os danos ambientais e melhorar a qualidade dos ecossistemas. Mesmo sendo um documento aprovado em conferência mundial, a agenda 21 são acordos da qual seu comprimento depende do comprometimento continuo das lideranças do governo e sociedades de cada país que participou.

        Como parte da concretização da agenda 21 brasileira, o governo desenvolveu um programa baseado pela mesma, composto por três ações estratégicas que estão sendo realizadas com a sociedade civil. Sendo eles: Implementar Agenda 21 Brasileira, Elaborar e implementar Agendas 21 locais e implementar a formação continuada em Agenda 21.

        A implantação da a agenda 21 Brasileira é um processo de planejamento para o desenvolvimento sustentável que tem como objetivo principal a sustentabilidade, compatibilidade e a conservação ambiental, a justiça social e o crescimento econômico. Esta metodologia foi implantada a parti de analises e pesquisas realizada entre a comunidade brasileira partindo do princípio das diretrizes da agenda 21 global, este processo ocorreu entre 1996 a 2002 e foi coordenado pela comissão de políticas de desenvolvimento sustentável e da agenda 21 nacional (CPDS), esta comissão  formada pelo ministério do meio ambiente, tem o objetivo de indicar os caminhos e apoiar projetos e políticas de desenvolvimento sustentável. Este documento foi finalizado em 2002 e contou com a participação de 40 mil brasileiros.

        Durante o ano de 2003 a agenda 21 brasileira além de iniciar a fase da implementação pela CPDS, ela também iniciou o programa do plano plurianual (PPA) que teve início em 2004. Este programa teve sua contribuição elevando os poderes políticos e institucionais para torna o Brasil um país mais sustentável ligando com as diretrizes da política ambiental do governo, do desenvolvimento sustentável e participação social, adotando referencias importantes constatada na carta da terra. Desta maneira a agenda 21 brasileira começou a implementação a parti de 2003.

        Relacionando ainda a implementação da agenda 21 no Brasil, o governo criou uma agenda 21 Local, visando solucionar problemas ambienteis, sociais e econômicos locais que pretende implementar ações concretas direcionadas no desenvolvimento sustentável local. Esta implementação pode contar com a participação do planejamento da política pública envolvendo tanto a sociedade civil como também o governo.

        Para o governo brasileiro a instalação da agenda 21 Local está em encontro com a necessidade de construir mecanismos de gestão e planejamento para o desenvolvimento sustentável incluindo problemas e soluções locais e estabelecimentos de prioridades para a gestão de um estado, município, Barrio, escola, das bacia hidrográfica, unidade de conservação e processos que deve ser articulados com outros projetos, programa e atividades do governo e sociedade.

        As inter-relações desse grupo devem cercar desde a mobilização e a difusão dos conceitos da agenda 21, até a construção de uma base para a consulta à toda população incluindo problemáticas que é enfrentada e possíveis soluções na elaboração da Agenda 21 Local, podemos envolver:

  • O estabelecimento de uma metodologia de trabalho;
  • A reunião de informações sobre as questões chaves de desenvolvimento local;
  • A identificação dos setores da sociedade que devem estar representados, em função das particularidades locais;
  • Os papéis dos diferentes participantes do processo;
  • A identificação de meios de financiamento para a elaboração da Agenda 21 Local;
  • Negociações junto ao poder local sobre a institucionalização do processo de construção e implementação da Agenda 21 Local.

A implementação continua da Agenda 21 proporciona a educação para a sustentabilidade através da disseminação e conexão de informações e experiencias através de cursos, seminários, workshop e de material didático. Esta ação é fundamental para que os processos de  Agendas 21 Locais criem bases técnicas e políticas para o trabalho em conjunto com todos aqueles que estejam de alguma forma interligados a identificação das atividades, necessidades, custos, estratégias de implementação e aplicação de metodologia apropriadas sempre respeitando o estágio em que a Agenda 21 local se encontra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)   pdf (119.1 Kb)   docx (16.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com