TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PRÁTICA DOCENTE FRENTE AOS NOVOS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO

Por:   •  12/10/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.618 Palavras (7 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 7

ATIVIDADE REFLEXIVA I – PRÁTICAS DE ENSINO EM BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO

Aluno: Fábio Torres Cunha

RGM: 30430747

A PRÁTICA DOCENTE FRENTE AOS NOVOS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO

INTRODUÇÃO

Na sociedade contemporânea de frequentes mudanças na qual a escola está inserida vê-se cada vez mais a necessidade um profissional docente com atitude investigativa para contornar as situações que se apresentam. O momento atual necessita de um professor com formação e perfil totalmente distintos do que foi em épocas passadas (SOUZA et al. 2017).

Percebemos diariamente em nossa realidade que a informação é cada vez mais acessível, propagada rapidamente e em grandes quantidades, a tecnologia se reinventa constantemente e a ciência tem mostrado novas possibilidades.  

Ao atentarmos sobre as questões da prática docente é fundamental rever a história da educação no Brasil, e o quanto ela se modificou desde seu princípio. No início tínhamos apenas uma prática baseada na mera transmissão do conhecimento, presa somente ao recurso único do livro didático, tornando a educação travada.

Analisando criticamente a realidade educacional na música lançada na década de 80 pelo grupo Pink Floyd, “Another Brick in the Wall”, cuja obra musical se tornou uma referência e que ocasionou muita polêmica por criticar esse modelo de educação reprodutora e modeladora. Uma proposta pedagógica que não era suficiente para transformar o aluno em um cidadão crítico/questionador, mas em mero um produto “acabado” para a sociedade, sem capacidade de criar, interpretar e acrítico, demonstrando o quão fácil essas pessoas acabam sendo influenciadas. Além também de criticar a ideia de um profissional da educação detentor absoluto do saber que reprime os alunos de todas as formas, tornando-se uma figura de medo e imposição.

Nas últimas décadas, em virtude das mudanças sócio-econômico-culturais, o mundo todo tem voltado seu olhar para a educação, especialmente a que é desenvolvida nas escolas, impondo-a a uma análise pública constante, e educar tem se tornado uma tarefa cada vez mais exigente e de grande responsabilidade. E tudo isso exige equilíbrio e coerência entre orientação formativa, procedimentos didático-pedagógicos adaptados e expectativas dos envolvidos no processo, o professor e o aluno (PRADO et al., 2013).

São saberes temporais em cuja construção intervêm dimensões de identidade, de socialização profissional, etapas e mudanças, que se constituem num conjunto de conhecimentos, competências, habilidades e atitudes. Na ótica de Tardif (2008), o saber docente tem ralação com a pessoa, sua identidade, sua experiência de vida, sua história profissional, e as suas relações com os alunos na sala de aula e com os demais.

Desempenhar essa função com excelência exige, do professor, reunir um conjunto de saberes e competências que o possibilite a construção de um ensino de qualidade. Os saberes do professor são alicerçados ao longo de toda uma carreira, razão que justifica que não sejam contemporâneos uns dos outros, uma vez que se vão modificando ao longo do tempo.

DESENVOLVIMENTO

O processo de atualização e formação docente, não se limita ao momento da formação inicial, pois ele é contínuo por todo o seu trajeto profissional, mediante uma relação dialética, defendida por Freire (2008) como essencial na prática pedagógica, quando coloca que “Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender”.

Pimenta (2002) acrescenta que o saber docente, se alimenta da prática e das teorias educacionais, sendo estas, de suma importância em sua formação, pois permite aos sujeitos envolvidos, uma ampla gama de pontos de vista, gerando uma ação contextualizada, oferecendo novos panoramas de análise que favorecem a compreensão dos variados contextos vivenciados por eles. Diante dessas considerações, percebe-se que o papel da formação abrange os processos de criação, envolvimento, reflexão e aprendizagem, à medida que capacita os sujeitos envolvidos para que estes busquem uma postura de pesquisadores e transformadores.

Nesse contexto o professor deve buscar sempre manter-se atualizado sobre os fatos e acontecimento do mundo, da comunidade local e da escola, mas precisamente na sua área de atuação, para que possa promover uma boa contextualização desses assuntos, assim despertando interesse dos alunos a esses fatos, desenvolvendo suas praticas de modo que busque sempre estabelecer uma relação interdisciplinar dos assuntos tratados.

“a preparação das aulas de hoje envolve, além do levantamento do conteúdo e da escolha de alguma dinâmica para a interação em sala, a pesquisa na internet e a atenção aos fatos e às notícias publicados nos jornais e revistas que possam ser utilizados para a contextualização em sala ou trabalhados como um novo conteúdo. As aulas em si estão mais complexas pela diversidade maior dos alunos, resultado das políticas de inclusão social e de expansão do ensino.” (BOING 2008, p.106).

O professor enfrentará vários desafios na pratica docente, desde a sua formação continuada, constante atualização, uso de novas ferramentas em sala de aula, uso de informações que envolvam uma análise crítica e despertem a atenção do aluno, a interdisciplinaridade dos assuntos, até a sua análise crítica sobre suas práticas em sala de aula. Estes devem também buscar realizar suas atividades de maneira independente, com planejamento e responsabilidade, mantendo uma postura ética, buscando alternativas para diferentes situações ou problemas, procurando desenvolver o total potencial de seus alunos.

O docente deve ser mais dinâmico e moderno frente a esses novos desafios que a educação apresenta. No entanto, o acúmulo de conhecimento, técnicas, curso e ferramentas não significa que o docente será um bom profissional, sendo necessário um trabalho crítico-reflexivo sobre as práticas e de (re)construção permanente de uma identidade pessoal e profissional. Essa analise crítico-reflexiva exige uma demanda de tempo, investimento pessoal, trabalho livre e criativo com vista à construção de identidade profissional. (NÓVOA, 1992).

Essa construção da identidade e constante atualização profissional deve levar em conta o desenvolvimento da criatividade e senso crítico do discente que além de uma formação cidadã dará a este uma formação voltada ao mercado de trabalho.

O docente muitas vezes terá o desafio de agregar funções educacionais concernentes à família, pois há em nossa sociedade uma desestruturação desta base familiar, por motivo de carga de trabalho elevada dos pais, desinteresse pela vida escolar do aluno e falta de valores, ficando assim por conta do professor a formação da personalidade e caráter do aluno, função esta, que deveria ser atribuída à família.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (100.5 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com