TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como deve ser a prática docente frente aos novos desafios da educação

Por:   •  28/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  627 Palavras (3 Páginas)  •  622 Visualizações

Página 1 de 3

Prática de Ensino de Biologia no Ensino Médio

Aluno: Marcos José Silva Viana

RGM: 21948992

Polo: São Luis – MA

Tutora: Andrea Charquesi

Como deve ser a prática docente frente aos novos desafios da educação?

Introdução 

Ao longo dos ultimos anos acompahamos significativas mudanças ocorridas na sociedade, como a inserção das novas tecnologias de informação e comunicação. Por meio da tecnologia as informações são disseminadas com extrema rapidez e em grandes proporções, e  essa nova forma de acesso, trás consigo grandes desafios para os educadores, e a educação não pode ficar alheia a essa realidade, sendo assim o atual contexto exige novas práticas pedagógicas.

 O papel do professor passa por transformações, exigindo desse profissional novas práticas de ensino-eaprendizagem, existindo a necessidade de inovar e criar novas estratégias de aprendizagem sempre. O educador deve se colocar na posição de eterno aprendiz que busca uma formação profissional contínua.

Desenvolvimento 

Os desafios do mundo contemporâneo, em especial os relativos às transformações pelas quais a educação escolar necessita passar, incidem diretamente sobre os cursos de formação inicial e continuada dos professores, cujos saberes e práticas, tradicionalmente estabelecidos e disseminados, dão sinais claros de esgotamento. Destacando dentre eles a inserção da ciência e tecnologia na escola como cultura, a incorporação dos conhecimentos contemporâneos em ciência e tecnologia em todo o sistema escolar, inclusive na formação dos professores.

O acesso ao conhecimento pelo aluno, se dá concomitantemente à influência da mídia  e das relações que se dão na sociedade, como os grupos de amigos, as tribos urbanas com valores específicos e maneiras peculiares de vestir, a música, o futebol, a igreja e outras.  Frente a todo esse contexto, o professor precisa redimensionar suas funções frente à validação de todas as formas de ser e estar na sociedade, orientando os educandos sobre onde colher informação, como tratá-la e como utilizá-la. Esse educador será o encaminhador da autopromoção e o conselheiro da aprendizagem dos alunos, ora estimulando o trabalho individual, ora apoiando o trabalho de grupos reunidos por área de interesses.

O processo de ensino precisa estar voltado  para que o aluno possa ser capaz de aplicar fora da sala de aula os conhecimentos adiquiridos, não basta que os alunos simplesmente se lembrem das informações, eles precisam ter a habilidade e o desejo de utilizá-las, precisam saber relacioná-las, sintetizá-las, analisá-las e avaliá-las. Para isso o professor precisa lançar mão do máximo de estratégias possiveis, tornando o processo de ampredizagem  mais efetivo.

Precisamos sempre nos ater que não há mais espaço para o professor reprodutivista que se contenta apenas em repassar informações aos alunos, assim como não há possibilidade de esperar que as práticas sustentadas na repetição e memorização atinjam um resultado satisfatório no processo de formação do educando.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (75.2 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com