TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como deve ser a prática docente frente aos novos desafios da educação?

Por:   •  26/3/2022  •  Relatório de pesquisa  •  636 Palavras (3 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 3

Tema: Como deve ser a prática docente frente aos novos desafios da educação?

Polo: Sobral/CE

Na atualidade os professores têm o grande desafio de repassar os conteúdos para os alunos de forma que eles aprendam e ainda possam ter a liberdade de expressar seus pensamentos e experiências. O docente tem o dever de incentivar o desenvolvimento do aluno e não o criticar e reprimi-lo quando errar. Os alunos devem aprender com seus erros e a partir disso criar novas experiências.

Diferentemente dos dias atuais, os professores antigamente não precisam se preocupar com o sentir e pensar dos alunos. Tinham apenas que repassar o conteúdo pronto e fazer com que os alunos repetissem e decorassem. Sem levar em consideração o saber dos alunos, as experiências, ideias, expectavas e diferenças culturais os quais estavam inseridos. Os alunos não tinham liberdade de expressão e caso tentassem algo novo, poderiam até ser punidos fisicamente por isso.

O professor da atualidade não é visto como o detentor do conhecimento e sim como um facilitador do processo de ensino aprendizagem. De forma que existem uma troca de experiência, onde professores e alunos ensinam e apreendem ao mesmo tempo. Os alunos podem expor suas ideias e o que pensam, tem a liberdade de pensar e expressar suas dúvidas e conhecimentos. O professor da atualidade não deve reprender os alunos ou puni-lo por expressar seus pensamentos e sim orienta-lo da melhor forma possível (BULGRAEN, 2010).

Os docentes tem o desafio de levar em consideração a situação atual dos alunos, suas culturas, meios nos quais estão inseridos e suas histórias. Só assim, o professor poderá pensar e elaborar uma forma de repassar o conhecimento, de forma que não exista exclusão de nenhuns alunos. O docente não pode levar em consideração cor, raça, classe social ou preferência sexual dos alunos. Todos os alunos devem ser tratados de forma igual, sem diferenças ou preferencias. Os alunos não devem se sentir intimidados por nenhum motivo pelo professor.

O saber dos alunos é construído juntamente com os professores com trocas de experiências e de opiniões. Os alunos aprendem com os professores e os professores aprendem com os alunos, de forma que ocorre uma troca de conhecimento e ambos aprendem. Com a liberdade de expressão os alunos se desenvolvem mais intelectualmente, tem mais autonomia, confiança e liberdade de pensar e se descobrir cada vez mais.

Além disso, o docente tem que estar atualizado, preparar aulas diversificadas, usar meios diferentes de repassar os conteúdos de forma que prenda a atenção dos alunos. Um desafio atual hoje é a introdução das tecnologias em sala de aula. É de suma importância que os professores saibam usar essas ferramentas, de forma criativa e que mantenham os alunos interessados nas atividades repassadas sem perder o foco das aulas com outras opções da internet.

Nesse mesmo sentido, é essencial que os alunos e professores tenham acesso a matérias didáticos de qualidade. Que sejam adequados para cada série e fase do processo de ensino, facilitando o processo de aprendizagem. Cada fase do ensino possui suas características, tantos nas series iniciais como nas finais do ensino médio. As necessidades de cada umas delas devem ser atendidas igualmente, os matérias didáticos, profundidade dos conteúdos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (39.9 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com