TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATUAÇÃO DOCENTE FRENTE AOS ALUNOS

Por:   •  27/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.692 Palavras (7 Páginas)  •  727 Visualizações

Página 1 de 7

AÇÃO PEDAGÓGICA:

A ATUAÇÃO DOCENTE FRENTE AOS ALUNOS

1 INTRODUÇÃO

Para iniciar este trabalho, faremos no presente texto, em um primeiro momento, um relato referente às práticas pedagógicas que foram realizadas por professores da educação básica e que, portanto obtiveram sucesso, ou seja, resultados positivos em sua atuação junto aos alunos. No caso em questão, buscamos relatar a produção de uma rádio escolar em uma escola de Florianópolis. Pretendemos com esta produção textual trazer à tona a discussão acerca da inserção das mídias como instrumento pedagógico, uma vez que com o rápido crescimento tecnológico das últimas décadas, esse tema é tão pertinente quanto necessário, tendo como objetivo maior construir assim a criticidade do educando, a fim de que este venha a refletir sobre esta prática como forma de sua inserção na sociedade, sendo desta forma o aluno autor de sua própria aprendizagem.

Temos ainda o intuito de proporcionar a reflexão no tocante à formação docente para o uso das mídias e TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) na escola. Esta prática pedagógica visa estimular no aluno o processo de leitura e escrita, uma vez que a busca de significados a uma produção textual não é tão simples aos educando como vêm a ser aos docentes, ao menos na visão dos alunos, tendo não raras vezes questionamentos acerca da importância do que escrevem. Neste contexto, a produção de jornais e rádios na escola como forma de atuação pedagógica figura em uma das inúmeras formas de dar um novo significado à escrita na escola, buscando assim ampliar ao máximo e de forma até entusiástica, a participação do educando neste processo.

Em um segundo momento, faremos então uma análise referente aos procedimentos de ensino e os recursos que podem e/ou devem ser utilizados no processo de ensino/aprendizagem, buscando com isto pontuar seus aspectos relevantes tais como objetivos, metodologias, práticas de ensino, dentre outras características da ação pedagógica. Portanto, pretendemos com o referido texto acadêmico não só explanar acerca de tal prática docente como também, observar esta importante ferramenta e definir em uma atuação prática como melhor utilizá-la no processo de produção de conhecimento, sendo este entendido como uma ação mútua entre professor e aluno, isto é, sendo o processo de ensino-aprendizagem uma troca de informações que nada mais são do que geradores do conhecimento.

2 DESENVOLVIMENTO

O projeto foi desenvolvido para a área de conhecimento Língua Portuguesa, com o auxílio da professora da disciplina Rosinete Lopes da Silva e da professora Suleica Fernanda Biesdorf Kretzer, assessora pedagógica do NTM (Núcleo de Tecnologia Municipal), órgão vinculado a SME (Secretaria Municipal de Educação), da prefeitura de Florianópolis. Não obstante, todos os alunos são atendidos por essa experiência, uma vez que tal iniciativa tem por principal objetivo dar significado à produção textual dos alunos além de criar espaços de discussão sobre o papel das mídias entre estes e os professores. Essa experiência promove ainda a autoria dos educandos, podendo dessa forma proporcionar a valorização de suas produções.

Sendo as séries finais do ensino fundamental a etapa específica no tocante ao direcionamento do projeto, os atores envolvidos neste processo de construção também são desta etapa de ensino, porém, não são os únicos, devido justamente a importância dessa iniciativa. Temos então que, os alunos do ensino médio foram, portanto “abraçados” pela experiência de ensino supracitada, como ouvintes e colaboradores, ainda que indiretamente dos programas da rádio.

A construção da rádio na escola foi iniciada tendo como primeiras atividades a leitura de textos jornalísticos proporcionando assim aos alunos a observação de sua estrutura e sua intencionalidade. O NTM se dirigiu à escola José Amaro Cordeiro, no bairro Morro das Pedras, sendo os alunos instruídos com assuntos pertinentes a formação sobre rádio. Interessante ressaltar que se discutiu o papel da mídia na sociedade e os alunos puderam aprender a utilizar um programa específico direcionado a edição de áudio, complementando assim a sua formação.

Foram realizados encontros a fim de implantar a rádio, nos quais se propôs debates referentes às ideias do projeto, além de também serem divididas as tarefas. Nestes momentos iniciais, caracterizados ainda como formação do corpo discente quanto à atuação na rádio, o programa piloto foi planejado, para posteriormente ser implementado. Neste determinado ponto, destacamos a coletividade, com ênfase a visão democrática do grupo, uma vez que a rádio precisava de um nome aonde os alunos participantes fizeram um levantamento, selecionando assim dois nomes, os quais foram levados à votação, tendo primazia nesse momento a denominação Rádio MDP (referente ao nome do bairro da escola). O projeto obteve êxito em sua implementação, tanto que atualmente a organização e produção dos programas da Rádio MDP são realizadas por alunos e professores de 5ª à 8ª série.

Por experiência exitosa na educação básica, o grupo tem por consenso o entendimento que, este vem a ser aquele que ocasiona impacto realmente diferenciado e inovador na educação, sendo que os alunos se sintam de fato interessados a participar de tal processo, interagindo assim tanto com os professores, colegas e com a sociedade a partir da internalização da experiência.

Tal experiência se caracteriza como exitosa pelo fato de estimular a aprendizagem participativa, abrindo assim espaços práticos para a interdisciplinaridade. Tal projeto promove neste contexto práticas pedagógicas inovadoras e significativas, permitindo ainda o ensino de gêneros textuais orais e escritos, inerentes à Língua Portuguesa, sendo o procedimento de escrita e reescrita amplamente utilizado. Destacamos ainda que o trabalho com a rádio possibilite desenvolver habilidades e competências, permitindo aos educandos e educadores participação ativa no processo de ensino-aprendizagem de forma dinâmica e motivadora, desenvolvendo como já citado no início desta produção textual, a criticidade dos sujeitos envolvidos, tornando-os reflexivos, sendo desta maneira autores de sua própria aprendizagem.

No tocante à diversidade social e cultural existente em nosso País, temos que, apesar do estranhamento ao diferente ser ainda uma realidade do ser humano, entendemos também que essas diferenças podem e devem ser enriquecedoras no âmbito educacional, tanto quanto social. Temos assim que perspectivas é que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (56.5 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com