TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UNIDADE I: Como deve ser a prática docente frente aos novos desafios da educação?

Por:   •  27/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  357 Palavras (2 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 2

Para analisarmos a questão da docência e necessário ver a evolução que vem ocorrendo no mundo através das décadas, na década de 80 tínhamos uma educação voltada meramente para a transmissão de conhecimento e os alunos eram como repetidores de informação, não tinham liberdade para a criatividade e nem formavam senso critico, na realidade eram duramente reprimidos, essa é a realidade criticada em “Another Brick in the Wall” música lançada por Pink Floyd, uma educação engessada presa ao livro didático.

Mas a linha de pensamento mudou, a educação é compreendida como instrumento a serviço da democratização, ou seja, capaz de formar cidadãos que tem a capacidade de opinar e reflita questões ambientais, sociais e política, através dessa educação progressista discutida anteriormente por Paulo Freire e incorporada pelo Ministério da Educação, por exemplo, com o setor “Ciência, Tecnologia e Sociedade”. A transdisciplinaridade se tornou a linha de trabalho do docente, propor diálogos entre os campos do saber.

Portanto, o grande desafio do educador é, pela formação permanente, buscar subsídios teórico-práticos, para o exercício da docência, para a compreensão de que o conteúdo a ser trabalhado é uma síntese da humanidade, e que ao ser considerado relevante, conduz o aluno a transitar por ele, provocando inquietações que o fazem avançar ainda mais, e ainda tendo que trabalhar dentro dos parâmetros curriculares Nacionais da educação de acordo com a região em que se encontra do país e seus limites sociais.

Dentro de tudo isso o docente precisa se manter atualizado, pois o mundo esta em constante transformação e o professor não pode se omitir a fazer parte desse processo de construir uma sociedade melhor. O professor tem que se atualizar e adaptar frente às mudanças como exemplo a que ocorreu causada pela pandemia da COVID-19, em que os alunos não estavam na sala de aula comum, mas dentro de casa e o professor deveria através da internet manter a educação e formação dos alunos; fazendo que o docente tivesse que se atualizar frente às novas tecnologias e ferramentas. Recriar, reinventar, adaptando algumas de suas idéias às novas circunstâncias do país colocando suas idéias em prática é o dever do educador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (38.6 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com