TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como Deve Ser A Prática Docente Frente Aos Novos Desafios Da Educação?

Por:   •  22/11/2023  •  Resenha  •  843 Palavras (4 Páginas)  •  29 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Universidade Cruzeiro do Sul

Disciplina: Prática de Ensino em Biologia No Ensino Médio

Aluno: Nicollas Antônio Marques da Rocha

Como deve ser a prática docente frente aos novos desafios da educação?

A música “Another Brick In The Wall” (Mais um tijolo na parede) é uma faixa do álbum The Wall, lançado em 1979 pela banda de rock inglesa Pink Floyd. Estando dividida em três partes, todas compostas pelo baixista e vocalista Roger Waters, a música tornou-se um hino do rock progressivo (Camilo, 2019). O vídeo apresentado é o clipe da segunda parte da música “Another Brick In The Wall”, tratando-se de um trecho da música Money, também da banda Pink Floyd, e sendo apenas um recorte do filme The Wall, mesmo nome do álbum da banda, lançado em 1982. O clipe representa uma forte crítica ao sistema de ensino, mais particularmente ao modelo que não ensina a pensar ou questionar, mas sim a repetir e obedecer. O tipo de professor criticado é aquele que explora a fraqueza dos alunos, os humilha e até mesmo pode chegar à agressão física (Brasil Paralelo, 2023).

Desde a década de 1979, quando o álbum The Wall foi lançado, a Internet e as tecnologias digitais avançaram rapidamente e provocaram um novo paradigma social, conhecido como sociedade da informação ou sociedade do conhecimento (Coutinho; Lisbôa, 2011). O mundo hoje possui um fluxo de informações intenso e em permanente mudança, com o conhecimento sendo um recurso flexível, fluido, sempre em expansão e em mudança (Hargreaves, 2003, p. 33). Vivemos em uma nova era com múltiplas possibilidades de aprender, em que o espaço físico da escola deixa de ser o local exclusivo para a construção do conhecimento e preparação do cidadão para a vida ativa (Coutinho; Lisbôa, 2011).

Ha escola, é imposto o desafio de desenvolver nos estudantes competências para participar e interagir em um mundo globalizado e competitivo, que valoriza a flexibilidade, a criatividade e capacidade de compreender que a aprendizagem não é um processo que deve acontecer ao longo de toda a vida (Coutinho; Lisbôa, 2011). Para o professor na atualidade, os vários desafios dentro e fora da sala de aula e a constante transformação da sociedade causada pela tecnologia, tem dificultado a prática da docência, ocasionando a desvalorização do profissional da educação pela sociedade (Souza et al., 2017).

Em uma sociedade sempre mutável, o professor deve manter-se constantemente atualizado sobre aos fatos e acontecimentos de sua área do conhecimento e do mundo, promovendo uma boa contextualização (Souza et al., 2017). Frente às mudanças educacionais, o profissional do ensino, deve adotar uma postura adaptativa, flexível e centrada no aluno (Rodrigues, 2023), superando os paradigmas existentes em sua prática docente tendo em vista o melhor desenvolvimento do aluno e à construção do saber científico (Souza et al., 2017). Um professor realmente comprometido realiza suas tarefas de maneira autônoma, planejada e com responsabilidade, buscando alternativas para diferentes situações, tendo uma postura ética e reflexiva e instigando seus alunos a desenvolver plenamente suas potencialidades. (Rodrigues, 2023)

Apesar do baixo estímulo por parte do governo e das condições de trabalho muitas vezes precárias, o professor não pode permitir que isso afete sua prática docente, mas sim buscar alternativas inovadoras para os desafios que encontra em sua profissão (Souza et al., 2017). O professor precisa autorrefletir sobre seu trabalho e analisar como está sendo realizado em sala de aula, podendo perceber suas falhas e como elas ocorreram, dessa maneira poderá reestrutura sua postura profissional, tornando-a melhor e mais relevante (Souza et al., 2017). Segundo Souza et al. (2017), um professor que se compromete com seu trabalho realiza suas tarefas de maneira autônoma, planejada e com responsabilidade, sempre buscando alternativas para diversas circunstancias, mantendo em todos os momentos uma postura ética e reflexiva e auxiliando seus alunos a aprimorarem suas potencialidades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (94.9 Kb)   docx (30.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com