TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Pandemia da Doença de Coronavírus 2019 (COVID-19)

Por:   •  3/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.276 Palavras (10 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 10

FACULDADE MULTIVIX

Mariana Belz Schmidt (1-1614026)

Priscila Maria Dutra Lanes (1-1614948)

Rayanne Brito dos Anjos (1-1412155)

Samuel Emery Almança De Carvalho Araújo (1-1911311)

Thayná do Nascimento Ramos (1-1911113)

A pandemia da doença de coronavírus 2019 (COVID-19)

Vitória – ES

2021

Mariana Belz Schmidt (1-1614026)

Priscila Maria Dutra Lanes (1-1614948)

Rayanne Brito dos Anjos (1-1412155)

Samuel Emery Almança De Carvalho Araújo (1-1911311)

Thayná do Nascimento Ramos (1-1911113)

A pandemia da doença de coronavírus (COVID-19)

Trabalho apresentado ao curso de Biomedicina, da Faculdade Multivix, como requisito para obtenção de nota em Patologia Geral.

                                                                                Orientador: Prof. Pedro Sousa de Almeida Junior.    

Vitória – ES

2021

A pandemia da doença de coronavírus (COVID-19)

Mariana Belz Schmidt [1]

Priscila Maria Dutra Lanes[2] 

Rayanne Brito dos Anjos [3] 

Samuel Emery Almança De Carvalho Araújo [4]

Thayná do Nascimento Ramos [5]

RESUMO

A presente pesquisa trata-se de um estudo sobre a COVID-19, surgiu na China, em dezembro de 2019, causou um surto global e é um grande problema de saúde pública. Em 30 de janeiro de 2020, a Organização Mundial de Saúde declarou que este surto constituiu uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional. A doença causada pela nova cepa, (Sars-CoV-2) da Síndrome Respiratória Aguda Grave foi identificada como uma doença que afeta o sistema respiratório humano, contagiosa e que se espalha rapidamente por meio de partículas de gotículas, infectou milhões de indivíduos em todo o mundo com sintomas semelhantes aos da gripe, causando a pandemia. A pesquisa foi aplicada através de artigos científicos sobre COVID-19 (Sars-CoV-2) o estado atual dos conhecimentos sobre os processos da inflamação aguda na doença e após a cura, os processos para reparo tecidual ressaltando quais células e mediadores são contribuintes em cada etapa.

Palavras-chave: Covid-19; Saúde; Sars-CoV-2; Doença;

SUMÁRIO

A pandemia da doença de coronavírus (COVID-19)        3

RESUMO        3

INTRODUÇÃO        4

PATOGENIA DA COVID-19        5

1.1        Início Do Processo De Inflamação Aguda        5

1.1.1        Processo Anti-Inflamatório        5

1.1.2        Estágios da COVID-19        6

1.1.3        Mediadores Inflamatórios        7

1.2        Processo De Reparo Tecidual        8

CONSIDERAÇÕES FINAIS        9

REFERÊNCIAS        10

INTRODUÇÃO

Doenças respiratórias são uma das principais causas de morbimortalidade para os seres humanos, e a maioria dessas infecções é causada por vírus. E entre os vários vírus respiratórios, destaca-se o coronavírus (CoVs), pois é de grande importância patogênica aos humanos e a outros animais. Geralmente o coronavírus atinge o trato respiratório superior, onde está principalmente associado a sintomas de resfriados comuns. No entanto, por serem patógenos oportunistas, também podem afetar o trato respiratório inferior em populações mais vulneráveis, como recém-nascidos, lactentes, idosos e indivíduos imunocomprometidos, causando pneumonia, exacerbações da asma, síndrome do desconforto respiratório agudo (SDRA), inclusive síndrome respiratória aguda grave (SARS/SRAG) e síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS).

Embora muitos avanços científicos tenham sido alcançados nos últimos meses, o conhecimento sobre como o agente etiológico SARS-CoV-2 interage com o sistema imunológico do hospedeiro, regulando a patogênese e o resultado da doença, ainda não está totalmente esclarecido. A pandemia está crescendo rapidamente.

Pesquisamos artigos científicos, livros e outras bases associadas sobre o COVID-19 para resumir a epidemiologia, patogênese, características clínicas, diagnóstico e tratamentos por SARS-CoV-2.

PATOGENIA DA COVID-19

  1. Início Do Processo De Inflamação Aguda
  1. Processo Anti-Inflamatório

Atualmente, uma das maiores dificuldades que os cientistas estão enfrentando é, o que é exatamente um patógeno parasitário. E por serem seres acelulares, eles são considerados vivos ou não? Essa incógnita perdura na mente dos pesquisadores igual uma “pulga atrás da orelha”, e o fato dessa pergunta ser um dos mistérios da ciência, desenvolver tratamentos curativos torna-se ainda mais difícil. Um de nossos métodos de tratamento seria a vacina, que por suaves apresenta 100% de eficácia na maioria das vezes.

As células de autodefesa interagem com o vírus da COVID-19 quando nós nos infectamos com qualquer agente parasitário, e nosso corpo libera os interferons, os interferons são proteínas produzida pelo sistema imunológico. Essas proteínas também, são capazes de produzir, de recrutar células imunológica, para “lutar” contra elas e impedi-las que se multipliquem nas outras células não infectadas. A Covid-19 ganha acesso às células pois se agarra a uma proteína receptor ACE2, muito presente nos pulmões e intestino, por isso a falta de ar constante e a diarreia, em alguns casos clínicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)   pdf (122 Kb)   docx (155.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com