TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Paper Toxoplasmose

Por:   •  16/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.784 Palavras (8 Páginas)  •  117 Visualizações

Página 1 de 8

DTA: Toxoplasmose

Aline Matos de Lima¹

Haike Elisabeth Graupmann Tkatchuk

Lucas Zanette da Silva

Morgana Vichiett Pereira

Tamara Medeiros Zakaluzne

Antonio Carlos Bastos da Silva²

        

RESUMO

O presente trabalho tem por objetivo caracterizar as Doenças Transmitidas por Alimentos, com enfoque em Toxoplasmose, a qual pode ser transmitida por meio de alimentos ou água contaminada, além de contato com fezes de animais contaminados. Foram analisados dados de incidência da doença no país, bem como sua mortalidade. A toxoplasmose é uma doença assintomática, deixando o hospedeiro IGG e IGM positivos, sem qualquer demonstração e sintomas.

Palavras-chave: Contaminação. Toxoplasmose. DTA.

1. INTRODUÇÃO

No mundo, existem mais de 250 tipos de DTA's (Doenças Transmitidas por Alimentos), causadas geralmente por ingestão de alimentos ou água contaminados, sendo que a maioria delas são infecções causadas por bactérias e suas toxinas, vírus e outros parasitas. As ocorrências de DTA’s aumentou de forma significativa na população mundial devido á crescente das populações, os grupos populacionais cada vez mais vulneráveis e expostos, o processo de urbanização desordenado e a necessidade de produção de alimentos em grande escala;

A DTA ao qual explanaremos neste trabalho será a toxoplasmose  que é uma infecção causada por um parasita de fácil contágio entre animais e ser humano causando danos a saúde e até levar a óbito em alguns casos.

2.FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A toxoplasmose é uma zoonose cosmopolita, causada pelo protozoário Toxoplasma gondii, sendo esta a única espécie capaz de produzir a doença em todos os hospedeiros. É caracterizada como uma doença parasitária de mamíferos, aves e répteis que afeta principalmente o sistema nervoso central, e ocasionalmente o sistema reprodutor, músculos esqueléticos e órgãos viscerais. A toxoplasmose é uma das infecções parasitárias mais comuns em humanos, sendo amplamente distribuída em todo o mundo (CARELLOS; ANDRADE e AGUIAR, 2008).

A maioria das infecções é inaparente ou latente.

Toxoplasma gondii, que infecta quase um terço da população mundial, nos animais, a toxoplasmose adquire importância, principalmente porque quando esses são infectados servem de fonte direta ou indireta de infecção ao homem, além de causar danos diretos aos animais de interesse econômico e de estimação. O parasito se deposita na musculatura e pode infectar o homem pela ingestão de carne crua ou mal cozida (OLIVEIRA et al., 2001).

A toxoplasmose também é conhecida como a “doença do gato” por ser, habitualmente, transmitida pelas fezes deste animal, sendo ele o hospedeiro definitivo. Os roedores, os pássaros, os animais domésticos e o homem são hospedeiros intermediários.

        De acordo com GARCIA (1999, p.157), ''dos animais susceptíveis os felinos exercem um importante papel nesta zoonose, considerando que esses animais estão envolvidos com a produção de oocistos e perpetuação da doença, devido à contaminação ambiental.’'

Os oócitos são o produto da reprodução sexuada, que ocorre no intestino delgado do gato, tendo este ingerido recentemente cistos teciduais, geralmente através de carne mal passada.                   Os oócitos são expulsos com as fezes por um período de 3-18 dias, dependendo da fase em que o Toxoplasma gondii é ingerido.              

Dentro de condições ambientais amenas os oócitos podem esporular aproximadamente 3 semanas após a infecção inicial, dando origem a esporócitos.

Os oócitos podem espalhar-se pelo ambiente e contaminar a água, o solo, frutas, vegetais e  herbívoros, após o consumo de plantas infectadas.

A infecção humana ocorre através da ingestão de oócitos, esporócitos ou cistos tecidulares. Os oócitos e os esporócitos podem ser ingeridos através de água contaminada, solo contaminado ou por contato com as fezes de gatos com parasitas.

Os cistos tecidulares podem ser ingeridos através de carne infectada crua ou mal passada, sobretudo de vaca, cordeiro ou de porco.

Observe a imagem abaixo, na qual podemos observar o círculo de transmissão da toxoplasmose:

[pic 1]

Figura 1. Fonte: Atlas sobre taxoplasmose

A transmissão da toxoplasmose para humanos pode ocorrer de três formas:

  • Na primeira forma, a transmissão ao homem ocorre pela ingestão de carnes mal cozidas (boi, galinha, porco, carneiro, entre outros) ou então pelo contato direto com fezes de animais contaminados, em alimentos mal lavados.
  • A segunda possibilidade de contágio é por meio dos felinos, na qual os animais adquirem o protozoário ao comerem carne crua contaminada. Esses animais eliminam o Toxoplasma gondii pelas fezes que podem ser posteriormente ingeridos pelos humanos, quando não há uma correta higienização principalmente das mãos.
  • O terceiro modo de contaminação, esse mais raro, ocorre pela transmissão direta pela corrente sanguínea. Outras formas menos comuns são a ingestão de taquizoítos em leite, transfusão de sangue ou transplantes de órgãos (NAVARRO et al., 1997)

A toxoplasmose é prevalente em muitas áreas do mundo, sendo considerado como a mais cosmopolita de todas as zoonoses. Tem importância veterinária e médica por ser causa de abortamentos e doença congênita em várias espécies de hospedeiros intermediários (DA SILVA et al., 2006).

A infecção por Toxoplasma gondii é considerada uma das zoonoses mais difundidas em todo o

mundo, onde grande parte da população humana e animal apresentam parasitismo pelo parasita. Por este motivo suas taxas ainda hoje de mortalidade esta em crescimento como demostra gráfico.

[pic 2]

Figura 2. Crescimento de óbitos entre os anos de 2017 e 2019. Fonte: DATASUS, 2021

Dentro dos resultados fornecidos através das consultas realizadas no DATASUS (Figura 2), foi possível expressar, o crescimento dos óbitos por Toxoplasmose no intervalo de anos de 2017-2019. Neste período quatro das cinco  regiões brasileiras apresentam um acréscimo, destacando-se a região sudeste com o maior número de óbitos no intervalo do estudo apresentado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (481.8 Kb)   docx (376.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com