TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Produção de Cogulemos Comestíveis com Resíduos Agrícolas

Por:   •  13/11/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.043 Palavras (5 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 5

PRODUÇÃO DE COGUMELOS COMESTÍVEIS COM RESÍDUOS AGRÍCOLAS

Patrik Quadros¹; Bruna Marchetti²; Matheus Zanetti²; Silvana Damin3; Eli Marchesan3

¹ Acadêmico do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Paranaense – Unipar. Francisco Beltrão. e-mail: Patrik_JQ@hotmail.com

² Acadêmicos do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Paranaense – Unipar. Francisco Beltrão.

3 Orientadoras, Professoras do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Paranaense – Unipar. Francisco Beltrão.

Introdução:

A produção de cogumelos para fins culinários é considerado um processo biotecnológico, este por sua vez pode ser definido como sendo a utilização de processos biológicos incluídos em uma produção industrial, dentro de uma infraestrutura de operações técnicas (PEDROSO, 2003).

A importância dos cogumelos comestíveis vem crescendo de importância nos últimos anos quanto à possibilidade de reciclar certos resíduos agrícolas e agroindustriais (CHANG; MILES, 1984). Fungos de podridão branca, que incluem muitos fungos comestíveis e medicinais, são saprófitas e capazes de utilizar lignina, celulose e hemicelulose como fonte carbono e nutrientes, são estas características que tornam os cogumelos fantásticos para o aproveitamento de matérias ligninocelulósicas, como resíduos agroindustriais, que podem ser utilizados como substratos alternativos e de baixo custo de produção (OLIVEIRA, 2013). No Brasil o cultivo comercial de fungos comestíveis se restringe ao Agaricus bisporus, ao shiitake (Lentinula edodes) e, raramente ao Pleurotus spp. Talvez pela falta de pesquisa a produção de algumas espécies de fungos encontra-se baixa comparada com a taxa de produção da Europa (EIRA, S/D).

Dessa forma, os dados obtidos poderão ser utilizados para contribuir com mais informações a respeito da produção do cogumelo Pleurotus spp., e para tal, utiliza-se a eficiência biológica, que consiste na avaliação através da porcentagem de produção do cogumelo fresco em relação ao peso seco do substrato utilizado (OLIVEIRA et al., 2007).

Objetivos:

O presente estudo visa avaliar a produção de Pleurotus spp. através de diferentes substratos e a eficiência biológica dos mesmos.

Material e método:

Utilizou-se como base dos substratos para o cultivo dos cogumelos, os seguintes resíduos: feno, farelo de trigo e farelo de milho. Estes resíduos passaram por uma lavagem e em seguida foram deixados de molho em calcário durante 12 horas, para deixar os resíduos úmidos e com pH homogêneo. O spaw foi adquirido pronto sendo este preparado com cevada. Os resíduos foram divididos em sete tratamentos e sete repetições. No primeiro tratamento foi pesado 300g de feno, no segundo 300g de farelo de trigo, no terceiro 300g de farelo de milho, no quarto 150g de feno misturado com 150g de farelo de trigo, quinto 150g de feno misturado com farelo de milho, sexto 150g de farelo de trigo com 150g de farelo de milho e no sétimo tratamento 100g de feno, 100g de farelo de milho e 100g de farelo de trigo. Cada tratamento foi colocado em sacos de polietileno e em seguida levados para autoclave. Após a autoclavagem e resfriamento do substrato foi realizada a inoculação, em condições assépticas (câmara de fluxo laminar). A incubação foi a temperatura aproximadamente de 25° C. Após 15 dias já era possível observar a presença de micélio. A coleta de cogumelos ocorreu por nove semanas sendo feita três vezes durante a semana, os mesmos eram pesados e armazenados em refrigeração. A eficiência biológica foi avaliada através da porcentagem de produção do cogumelo fresco em relação ao peso seco do substrato utilizado: EB = ([peso fresco de cogumelos/peso seco do substrato inicial] x 100)2 (OLIVEIRA et al., 2007).

Resultados e Discussão:

Entre os resíduos avaliados para a produção de cogumelos Pleurotus spp, a mistura de feno, farelo de trigo e farelo de milho mostrou-se o mais promissor, tendo a maior taxa de eficiência biológica (9,57%). Seguido pelo substrato contendo apenas farelo de milho com 8,87% de eficiência biológica. Outro substrato que apresentou relevância foi a mistura de feno e farelo de milho (8,50%). O substrato de feno e farelo de milho teve uma produção maior relacionado ao peso com 40,2 g de cogumelos produzidos, seguido de feno e farelo de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (76.5 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com