TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Vida dos Riachos

Por:   •  22/12/2015  •  Projeto de pesquisa  •  348 Palavras (2 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]   


[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]            [pic 5]

[pic 6]

                          [pic 7]


[pic 8]

O desmatamento no riacho Angical deve estar contribuindo de alguma forma para o atual nível que atinge a área, mas não temos dados para explicar essas e outras afirmativas de precipitação tão drástica somente por essa contribuição.

Já a segunda lição está ligada aos efeitos do aquecimento global. A variabilidade climática dita ‘natural’ vem aumentando devido a esse aquecimento. Isso significa que eventos extremos do clima, como secas e inundações, serão cada vez mais severos e mais frequentes, em comparação com os padrões históricos.

Apesar da incerteza sobre as causas do desmatamento, é importante aprender as lições que essa ocorrência nos ensina. A primeira lição diz respeito ao ‘desenvolvimento’ do riacho: se este continuar a seguir o curso atual, com planos para a construção de rodovias, barragens e outras estruturas que contribuem para o desmatamento, e com subsídios para a destruição da floresta, em uma larga gama de políticas perversas, faltará água, sim, na região. Nesse caso, porém, a falta não estará associada apenas a uma variação de chuvas de um ano para outro: será permanente.

Fica evidente a necessidade não apenas de adaptação às novas condições, mas também de luta contra o chamado efeito estufa. O combate às causas das mudanças climáticas precisa ser feito de modo muito mais sério do que tudo o que se viu até agora. A posição do Brasil nessa questão continua a ser a que o país apresentou na Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, em Durban, na África do Sul, em 2011: a de que o país aceitaria uma meta de redução de emissões (de gases que contribuem para o efeito estufa), dentro da Convenção de Clima, mas somente se todos os outros países do mundo concordassem em fazer o mesmo. É uma fórmula para não assumir nenhum compromisso vinculante.

[pic 9]

È evidente o aparecimento de secas e mais secas

O mundo vem a se iludir-se

Brigando contra o homem perverso, e sem medo

Tentando saciar os seus desejos.

Te destruir é muito fácil, e sem razão

Se por ti calastes os teus anseios

Por mim, clamarei até o fim.

O sossego do teu aconchego.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (385 Kb)   docx (2.4 Mb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com